Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22995
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Valter Barbosa de-
dc.date.accessioned2025-08-15T14:09:10Z-
dc.date.available2025-08-15T14:09:10Z-
dc.date.issued2004-12-20-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Valter Barbosa. Uma visão técnica e pedagógica sobre os muares. 2004. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do rio de Janeiro, Seropédica, 2004.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22995-
dc.description.abstractO estudo foi conduzido na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em fazendas de criação de muares e asininos e em algumas cidades da região Sudeste e Nordeste no Brasil e, teve como objetivo a elaboração de um material técnico educacional sobre os muares considerando a escassez de literatura técnica especializada sobre o assunto direcionada para o ensino médio profissionalizante em agropecuária, e também o conhecimento restrito dos estudantes sobre os eqüídeos. Foi elaborado e produzido um CD-ROM educacional multimídia com a integração de sons, imagens e textos intitulado “Uma visão técnico-pedagógica sobre os muares”, pretendendo contribuir com um material didático para as Escolas Agrícolas, colaborando em projetos interdisciplinares e transdisciplinares, tendo os muares como tema transversal, sendo portanto, uma possibilidade de desenvolver uma educação com valor cultural regional. O tema muar pode ser debatido em diferentes espaços sociais, envolvendo a aprendizagem sobre a realidade, na realidade e da realidade e, destina-se também a intervir na realidade para transformá-la, abrindo, assim, espaço para saberes extra-escolares, fazendo uso de conteúdos de outras disciplinas de formação geral e profissional, de maneira que a interdisciplinaridade possa ocorrer de uma forma contextualizada, na qual os alunos irão compreender que as disciplinas de Português, Literatura, Geografia, História, Física, Química, Biologia, Matemática, Irrigação e Drenagem, Desenho e Topografia, Mecanização Agrícola, Economia e Administração Rural, Culturas Regionais, dentre outras, podem fazer parte do estudo e da compreensão da importância sócio-econômica dos muares desde a colonização do Brasil e o início do desenvolvimento cultural brasileiro até os dias atuais. Nos criatórios visitados pode-se observar que a criação dos muares é direcionada para a produção de animais com andamento marchado, que oferece um maior conforto aos cavaleiros. São animais criados em sistema de pastejo rotacionado em pastagens de gramíneas, recebendo uma suplementação volumosa com silagem de milho ou capim elefante e ração concentrada no período de estiagem. O adestramento dos animais é feito no sistema de doma racional desde os primeiros dias de vida do potro. Tais fatos observados, foram documentados, fotografados e inseridos no CD-ROM educacional, o que possibilitará aos usuários, uma visão interdisciplinar dos muares com os conteúdos programáticos ministrados no ensino agrícola, bem como um melhor entendimento sobre a produção dos muares no Brasil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectburrospt_BR
dc.subjectjumentospt_BR
dc.subjectmulaspt_BR
dc.subjectmultimídiapt_BR
dc.subjectprodução animalpt_BR
dc.subjectanimal productionpt_BR
dc.subjectdonkeyspt_BR
dc.subjectmulespt_BR
dc.subjectmultimedia.pt_BR
dc.titleUma visão técnica e pedagógica sobre os muarespt_BR
dc.title.alternativeA technical and pedagogic vision on the mulesen
dc.title.alternativeUne perspective technique et pédagogique sur les mulesfr
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study was carried out at Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, of mules breed farms and at some cities from Southeast and Northeast of Brazil, with the objective to elaborate an technical educational material about mules considering the shortage of specialized technical references to Agricultural Schools, and also by student’s restricted knowledge about mules. As result of this work an educational multimedia CD-ROM was elaborated and produced with integration of sounds, images and texts named "An technical-pedagogic vision on the mules", that intends to contribute as a didactic material to interdisciplinary and transdisciplinary projects in Agricultural Schools, with mules as a tranverse theme, developing an education with regional cultural values. The theme mule can be debated at different social sites, learning about the reality, in the reality and with the reality and also to intervene in the reality to transform it, acquirining knowledge extra-class, to contents of other disciplines of general and professional formation interdisciplinary will happen as an context form and students can understand that class of Portuguese, Literature, Geography, History, Physics, Chemistry, Biology, Mathematics, Irrigation and Drainage, Design and Topography, Agricultural Mechanization, Economy and Rural Administration, Regional Agriculturac among others, were part of the study and comprehention of social and economic importance of mules since colonization of Brazil and the beginning of Brazilian cultural development to the current days. At farms was observed that breeding mules aims to produce animals with march gait, that offers comfort to horsemen. The mules are raised in rotacional grazing system receiving a bulky suplemention with corn or elephant grass silage and concentrated in dry season. Training of animals are made in rational system since they were born. The educational CD-ROM will give users an interdisciplinarity vision of the mules with the contents supplied the agricultural teaching, as well as a better understanding about the production of mules in Brazil.en
dc.description.abstractOtherIl s’agit d’une étude sur les mules, menée à Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, dont l’objectif était la production d’un matériel technique éducationnel sous la forme d’un CD ROM. L’étude s’est déroulée dans des fermes d’élevage de mules, d’asiniens et dans quelques villes du sud-est et du nord-est du Brésil. Le choix de tel projet s’explique, étant donné le manque d’une littérature spécialisée sur le sujet et adaptée aux lycées agricoles, sans parler du fait que les élèves ont une connaissance très limitée du thème. Le CD ROM multimédia conçu avec son image et texte, dont le titre “ Une perspective technique et pédagogique sur les mules”, c’est un matériel didactique pour les écoles agricoles. Cet outil pédagogique veut stimuler une conception de projets interdisciplinaires et transdisciplinaires, où les mules s’inscrivent d’une manière transversale. Cela pourrait inciter les él\éves ‘a redécouvrir ‘a travers l’éducation, les cultures régionales. La thématique “mules” peut être discutée dans plusieurs lieux sociaux. Il s’agit d’un apprentissage se déroulant sur une réalité donnée, d’après une réalité passée, mais à travers une réalité vécue par les apprenants. Cette démarche qui incite les élèves à intervenir sur la réalité dans le but de la transformer, les amenerait à integrer des savoirs hors classe , aux contenus des matières de formation générale et professionnelle tels que portugais, littérature végetales,géographie,histoire, physique, chimie, biologie, mathématiques, irrigation drainage, dessin, topographie, mécanisation agricole administration rurale et toutes les cultures régionales. Telle conduite, permettant aux élèves la compréhension de l’importance socio-économique des mules, depuis la colonisation du Brésil, favoriserait la connaissance des racines même de leur identité culturelle et son évolution jusqu’à l’heure actuelle. Dans les établissements d’élevage visités, on a pu observer que l’élevage des mules est orienté vers la production d’animaux à l’allure marchée. Ce type de pas offre aux cavaliers une plus grande aisance. Ses animaux sont élevés sous le système de rotation de champ à pâture et reçoivent un complément d’aliments volumineux sous la forme d’ensilage de maïs. Pendant les saisons sèches, on leur offre une ration plus concentrée. Le dressage des bêtes débute très tôt, par le travail à la longe et en liberté. Tout ce travail observé, documenté et enregistré au CD ROM, non seulement propose aux usagers de cet outil pédagogique une vision interdisciplinaire fondée sur le contenu des cours d’agriculture, mais encore leur offre une meilleure connaissance de la production des mules au Brésil.fr
dc.contributor.advisor1Almeida, Fernando Queiroz de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0418-2775pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2139243762106923pt_BR
dc.contributor.advisor-co2Sanchez, Sandra Barros-
dc.contributor.advisor-co2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Fernando Queiroz de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0418-2775pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2139243762106923pt_BR
dc.contributor.referee2França, Aldi Fernandes de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0724478254270327pt_BR
dc.contributor.referee3Almeida, Maria Izabel Vieira de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9292-8310pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7675390262436660pt_BR
dc.contributor.referee4Sanchez, Sandra Barros-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5592332884126912pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2584052982034468pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapt_BR
dc.relation.referencesASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE JUMENTOS PÊGA-ABCJP. Site da ABCJP. Disponível em < http: //www.abcjpega.com.br> Acesso em 10 de maio de 2004. ANDRADE, J. B. Produção de Feno. Instituto de Zootecnia. Nova Odessa, SP, Boletim técnico, 44. 1999. 34 p. ANDRADE, L. S. Jumentos e Muares de sela. Info Graphic, Aracaju,SE, 1999. 112 p. ANDRIGUETTO, J. M; PERLY, L., MINARD, I.; GEMAEL. A. et al. As bases e os fundamentos da nutrição animal. São Paulo,SP. Ed. Nobel. Paraná, 1982. 395 p. AZEVEDO, C. F.; NOBRE., LIMA. Criação de jumento Nordestino. Natal, RN. 1a ed. Boletim técnico. 1981. 47 p. BASARAB, N. O Manifesto da Transdisciplinaridade . São Paulo, SP. Ed. Trion. 1999. 165 p. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, BRASIL. Educação Profissional: Legislação Básica. Brasília, DF. Janeiro, 2001. 188 p. CAPPELLE, E. R. Desempenho de Eqüinos Mestiços e Muares no Trabalho Agrícola. Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Universidade Federal de Viçosa, 1995. 86 p. CHAGAS, F. A. Manual prático de doma. Rio Grande Sul, RS: Ed. Livraria e Editora Agropecuária. 1997. 87 p. DOMINGUES, O. Introdução à Zootecnia. Rio de Janeiro, RJ. Edições SIA. 3 ed. 1968. 392 p. DOLABELA, F. O Segredo de Luíza. São Paulo, SP: Ed. Cultura Editores Associados, 14 ed. 1999. 312 p. Site da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação-FAO, 2003 Disponível em < http: //www.apps.fao.org> Acesso em 11 de maio de 2004. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 2 Ed., São Paulo, SP: Ed. Loyola, Coleção Educar, no 13, 1993. 120 p. FERREIRA, A B. H. F. Novo dicionário Aurélio. Ed. Nova Fronteira, 1a edição Rio de Janeiro, RJ. 1975. 1.498 p. FERREIRA, O. M. C.; SILVA JUNIOR, P. D. Recursos audiovisuais e aprendizagem no processo ensino aprendizagem. São Paulo, SP: Ed. E.P.U. 1986. 144 p. FIGUEIREDO, P. A. O Brado do Ypiranga. Florença-Espanha. Typographia da Arte Della Stampa. 1888. 2 p. 119 GARCIA, L. A. M. Educação e Ciência On-line. Transversalidade e Interdisciplinaridade . Disponível em: <www.unbvirtual.unb.br/ciencias>. Acesso em 8 de maio de 2004. HENRY, M. Comportamento Sexual dos Asininos. Cadernos Técnicos de Veterinária da UFMG. v. 6. p. 5-19. 1981. HERMSDORFF, G. E. Zootecnia Especial. Rio de Janeiro, RJ: Imprensa Nacional. 1933. 544 p. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICAS-IBGE. Disponível em < http: //www.ibje.gov.br.com.br> Acesso em 10 de dezembro, 2004. JORDAN, R. M. Effect of corn silage and turkey litter on the performance of gestating pony mares and wealings. Jounal of animal science, v. 49, n. 3, 651– 653 p. 1979. LEAL, T. C. Doma racional. Rio Grande Sul, RS: Ed. Livraria e Editora Agropecuária. 1996. 86 p. LIMA, C. P. Jumento, Jegue ou Jerico. Literatura de Cordel, Natal, RN. 1994. 8 p. NOBRE, F. V. O abate indiscriminado de Eqüinos no Brasil. Natal, RN. 1991. 8 p. ____________ Preservação e Melhoramento do Jumento Nordestino. Natal, RN. 1993. 7 p. NOGUEIRA, A. C. Hipermídia na Construção do Conhecimento: Seres vivos e Meio Ambiente. Tese (Doutorado em Multimídia). Universidade Estadual de São Paulo. São Paulo, 1992. 196 p. PEREIRA, R. A.; REIS, R. A. Produção de silagem pré-secada com forrageiras temperadas e tropicais. In: SIMPÓSIO SOBRE PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE FORRAGENS CONSERVADAS. Anais... Maringá, PR: UEM, 2001. 319 p. RAMAL, A. C. Educação na Cibercultura: hipercultura, leitura, escrita e aprendizagem. Rio Grande do Sul, RS: Ed. Artmed. 2002. 268 p. RESENDE, A. S. C.; COSTA, M. D. Pelagem dos Eqüinos: Nomenclatura e Genética. Ed. FEP-MVZ: Belo Horizonte, MG. 2001. 106 p. SANCHEZ, S. B. Conceituação, Concepção e Organização de um Programa de Pós-graduação para Docentes da Educação Profissional Agrícola. Tese (Doutorado em Agronomia). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, 2002.143 p. SANTOS, C. P. Silagem de grãos úmidos de milho na alimentação de eqüinos. Dissertação (Mestrado em Zootecnia). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2000. 41 p. SANTOS, F. P. Volumosos para Bovinos. Piracicaba, SP: FEALQ. 1993. 177 P. 120 SAVIANE, D. O trabalho como princípio educativo frente às novas tecnologias. Rio de Janeiro, RJ: Artigo do livro: “Novas tecnologias, trabalho e educação: um debate multidisciplinar”: Ed. Vozes, p. 151 – 168. 1996. SILVA FILHO, J.M. Fisiologia reprodutiva e Manejo de Cobrições nos Asininos. Informe Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Jumento Pêga. Belo Horizonte, MG. 1984. 5 p. SMITH, B.P. Tratado de Medicina Interna de grandes Animais. Vol. 2. Trad. NASCIMENTO, F.G. São Paulo: Ed. Manole Ltda. 1993. 1738 p. TOSI, H.; SILVEIRA, A. C., SALMON, P.; DIAS FILHO, M.G., LORENZO, C. L. F. Silagem de milho para potras em crescimento. Revista da Sociedade Brasileira de Zootecnia. v. 8, 3 : p. 364 – 75, 1979. TORRES, A.P.; JARDIM W. R. Criação do cavalo e de outros eqüídeos. São Paulo, SP: Ed. Nobel, 3 ed. 1992. 654 p. VALVERDE, C.E.T.C. 250 Rações Balanceadas para Bovinos de Corte. Guaíba, RS: Ed. Livraria e Editora Agropecuária Ltda. 1997. 180 p. VIEIRA, A.P. O Jumento, nosso irmão. Ed. Gráfica BNB. 3 Ed. Vol. 3. Fortaleza, CE, 1992. 290 p. WERNECK, F. P. L. Criação de Muares. Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Agricultura. Serviço de Informação Agrícola, 1948. 115 p.pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2004 - Valter Barbosa de Oliveira.pdf6.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.