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dc.contributor.authorRosa, Joaquim Martins da-
dc.date.accessioned2025-08-15T17:25:35Z-
dc.date.available2025-08-15T17:25:35Z-
dc.date.issued2024-08-16-
dc.identifier.citationROSA, Joaquim Martins da. Compostagem de Resíduos Vegetais como Prática Agroecológica e de Educação Ambiental: estudo de caso na Escola Estadual Dom José Baréa em Três Cachoeiras – RS. 2024. 63 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23005-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo avaliar como a prática da compostagem de resíduos vegetais possibilita ampliar a percepção sobre a importância da agroecologia e da educação ambiental na formação cidadã. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa no município de Três Cachoeiras, na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul com alunos(as) do 4° ano do ensino fundamental. A dissertação foi organizada e estruturada nas seguintes etapas: sensibilização; atividades práticas; coleta de dados; e sistematização e a análise das informações, utilizando-se a metodologia da pesquisa- ação participativa. Abordagem está que possibilita promover uma mudança social por meio da pesquisa e da ação prática e, para tanto, envolve a colaboração entre pesquisadores e participantes da comunidade para identificar e resolver problemas práticos, constitui-se de uma pesquisa de caráter social conduzida em estreita colaboração com uma comunidade ou uma organização. A sensibilização consistiu na realização de reuniões com a direção da escola supracitada para a construção de um diálogo sobre a implantação das atividades, de reuniões com educadoras, por meio de apresentações de imagens e vídeos de experiências relacionadas ao tema proposto, no caso a compostagem. As atividades práticas foram realizadas com o envolvimento dos alunos(as) que integravam o grupo de trabalho sobre compostagem. A terceira etapa da pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com questionários semiestruturados, foi conduzida diretamente com os alunos(as), e as educadoras envolvidas. Foram entrevistados dez alunos(as) e três educadoras. O tempo de realização de cada entrevista foi de dez minutos e foi gravada com autorização dos entrevistados(as). A etapa final da pesquisa foi a organização, sistematização e análise dos dados coletados. Durante as atividades da pesquisa foram realizados na escola 15 encontros entre os meses de fevereiro e julho de 2024. Foram conduzidas 11 oficinas sobre compostagem, utilizando cerca de 368 kg de resíduos orgânicos gerados na escola, que foram reciclados e destinados à compostagem. Os resultados das entrevistas corroboram com a hipótese de que as práticas utilizadas, relativas à compostagem, são instrumentos pedagógicos adequados à educação ambiental para a formação cidadã dos jovens do ensino fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação em Agroecologiapt_BR
dc.subjectReciclagempt_BR
dc.subjectComposto Orgânicopt_BR
dc.subjectEducation in Agroecologypt_BR
dc.subjectRecyclingpt_BR
dc.subjectOrganic Compostpt_BR
dc.titleCompostagem de Resíduos Vegetais como Prática Agroecológica e de Educação Ambiental: estudo de caso na Escola Estadual Dom José Baréa em Três Cachoeiras – RSpt_BR
dc.title.alternativeComposting Vegetable Waste as an Agroecological and Environmental Education Practice: case study at the Dom José Baréa State School in Três Cachoeiras – RSen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present study aims to evaluate how the practice of composting vegetable waste can enhance the perception of the importance of agroecology and environmental education in civic education. The study was carried out at Dom José Baréa State Elementary School in the municipality of Três Cachoeiras, in the Northern Coastal region of Rio Grande do Sul, with 4th-grade elementary school students. The dissertation was organized and structured into the following stages: awareness-raising, practical activities, data collection, and systematization and analysis of information, using a participatory action research methodology. This approach promotes social change through research and practical action, involving collaboration between researchers and community participants to identify and solve practical issues, constituting social research conducted in close collaboration with a community or organization. Awareness- raising included meetings with the school administration to establish a dialogue on implementing activities, as well as meetings with teachers, featuring presentations of images and videos of experiences related to the proposed topic—composting. Practical activities were conducted with the involvement of students who participated in the composting working group. The third stage of the research involved semi-structured interviews conducted directly with the students and the teachers involved. Ten students and three teachers were interviewed, with each interview lasting ten minutes and recorded with the interviewees' consent. The final stage of the research involved organizing, systematizing, and analyzing the collected data. During the research activities, 15 meetings were held at the school from February to July 2024. Eleven composting workshops were conducted, using approximately 368 kg of organic waste generated at the school, which was recycled and composted. The interview results support the hypothesis that composting practices are suitable pedagogical tools for environmental education in the civic formation of young elementary school students.en
dc.contributor.advisor1Guerra, José Guilherme Marinho-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3532-9661pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705777988640459pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Araújo, Fabiana de Carvalho Dias-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4223-6030pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3819666975989064pt_BR
dc.contributor.referee1Guerra, José Guilherme Marinho-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3532-9661pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6705777988640459pt_BR
dc.contributor.referee2Assis, Renato Linhares de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4228-5166pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0166932409679530pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, André Luiz Rodrigues-
dc.contributor.referee3Lattesttp://lattes.cnpq.br/4401047254803295pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9134-7760pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3359623825989080pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Agricultura Orgânicapt_BR
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dc.subject.cnpqAgronomiapt_BR
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