Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23116
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorDemosthenes, Leandro Alberto da Cruz-
dc.date.accessioned2025-09-03T17:04:48Z-
dc.date.available2025-09-03T17:04:48Z-
dc.date.issued2024-12-11-
dc.identifier.citationDEMOSTHENES, Leandro Alberto da Cruz. Avaliação do Retorno Social do Investimento: Um Estudo de Caso do CTSA do IFAM/Campus Tefé. 2024. 155 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23116-
dc.description.abstractO presente estudo tem por finalidade avaliar o retorno social do investimento aplicado ao curso técnico subsequente promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Tefé, conforme metodologia de análise Social Return On Investment (SROI). O objetivo desta pesquisa é compreender o retorno social do investimento no curso técnico na forma subsequente em agroecologia desenvolvido no IFAM/Campus Tefé. Quanto aos aspectos metodológicos, caracteriza-se como uma pesquisa aplicada a um estudo de caso, de abordagem quantitativa ao mensurar o SROI do projeto e qualitativa na descrição de impactos pelos stakeholders. O levantamento de dados foi constituído de pesquisa bibliográfica, documental, entrevistas semiestruturadas e questionários a fim de avaliar os impactos sociais nos stakeholders do curso. Para tratamento e análise dos dados, foi adotado ferramenta do pacote gratuito de editores de documentos baseado na Web oferecido nas redes de computadores, também aplicando a formatação do mapa de valor do SROI para organização das informações das fórmulas de retorno de investimento para definição da razão SROI. Apesar de a metodologia SROI possuir algumas limitações quanto a sua aplicabilidade no que tange à quantificação e monetização de benefícios sociais por ainda encontrar-se em processo de expansão e aprimoramento, a metodologia possui aplicabilidade adequada a instituição analisada, por introduzir metodologias de análise de retorno social ao escopo estratégico da instituição, fornecendo amparo para suas ações e objetivos de forma quantitativa, além de crescente aplicação no campo da área de serviços assistenciais do terceiro setor. As contribuições práticas desta pesquisa estão na ampliação de mecanismos de transparência e prestação de contas de recursos públicos, justificação de investimento na área do ensino público e expansão da Rede Federal de educação profissional e tecnológica. Quanto as contribuições teóricas estão no desenvolvimento de estudos sobre SROI e de metodologias capazes de avaliar o impacto social de programas, projetos e intervenções, públicas e privadas, contribuindo com mais uma aplicação fortalecendo seus conceitos, e apresentando conhecimentos explícitos oriundos de sua aplicação. A originalidade da pesquisa está alinhada ao contexto geográfico e cultural da região em que o curso é desenvolvido, bem como o impacto da agroecologia em comunidades remotas, no que tange à manutenção da vida através de práticas agro sustentável, preservação do bioma amazônico e na aplicação de ferramentas de avaliação e mensuração de retorno social no contexto Amazônico. Ao final, esta pesquisa apresentou uma análise da relação entre os impactos sociais sobre o retorno do investimento social promovido pelo curso, apurando-se um valor sobre o retorno social do investimento de 0,51. Embora o resultado encontrado para o SROI não é acima de 1,0, considera-se que mesmo diante da pandemia da COVID que avassalou o país e o mundo, os resultados observados por meio das entrevistas entre os poucos estudantes formados apresentaram resultados significativos e impactantes para a sociedade, o que justifica a sua continuidade e crescimento para o desenvolvimento regional da cidade de Tefé.pt_BR
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectRetorno Social do Investimento (SROI)pt_BR
dc.subjectTeoria da mudançapt_BR
dc.subjectAvaliação de impacto socialpt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológica.pt_BR
dc.subjectSocial Return On Investment (SROI)pt_BR
dc.subjectTheory of Changept_BR
dc.subjectSocial impact evaluationpt_BR
dc.subjectProfessional and technological educationpt_BR
dc.titleAvaliação do Retorno Social do Investimento: Um Estudo de Caso do CTSA do IFAM/Campus Tefépt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe present study aims to evaluate the social return on investment applied to the subsequent technical course offered by the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Amazonas (IFAM), Campus Tefé, following the Social Return On Investment (SROI) analysis methodology. The objective of this research is to understand the social return on investment in the subsequent technical course in agroecology developed at IFAM/Campus Tefé. Regarding the methodological aspects, this research is characterized as an applied case study, with a quantitative approach in measuring the project's SROI and a qualitative approach in describing impacts from stakeholders. Data collection consisted of bibliographic and documentary research, semi-structured interviews, and questionnaires to assess the social impacts on the course's stakeholders. For data processing and analysis, a tool from the free web-based document editing package was adopted, along with the formatting of the SROI value map for organizing information related to investment return formulas to define the SROI ratio. Although the SROI methodology has some limitations regarding its applicability— particularly in the quantification and monetization of social benefits, as it is still in a process of expansion and improvement—the methodology proves to be adequately applicable to the analyzed institution. It introduces social return analysis methodologies into the institution's strategic scope, providing quantitative support for its actions and objectives, in addition to its growing application in the field of third-sector social service programs. The practical contributions of this research lie in expanding transparency mechanisms and accountability for public resources, justifying investment in public education, and supporting the expansion of the Federal Network of Professional and Technological Education. The theoretical contributions involve the development of studies on SROI and methodologies capable of evaluating the social impact of programs, projects, and interventions, both public and private. This study further strengthens SROI concepts and presents explicit knowledge derived from its application. The originality of this research is aligned with the geographical and cultural context of the region where the course is developed, as well as the impact of agroecology on remote communities, particularly regarding the maintenance of life through sustainable agricultural practices, the preservation of the Amazon biome, and the application of social return assessment and measurement tools in the Amazonian context. Ultimately, this study analyzed the relationship between social impacts and the social return on investment promoted by the course, finding an SROI value of 0.51. Although the SROI result did not exceed 1.0, it is considered that, despite the devastating impact of the COVID-19 pandemic on the country and the world, the results observed through interviews with the few graduates showed significant and impactful effects on society. This justifies the course's continuity and expansion as a means of fostering the regional development of the city of Tefé.en
dc.contributor.advisor1Toda, Favio Akiyoshi-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9027-5109pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064135511749727pt_BR
dc.contributor.referee1Toda, Favio Akiyoshi-
dc.contributor.referee1IDttps://orcid.org/0000-0002-9027-5109pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2064135511749727pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Saulo Barroso-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010030008316258pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Daniella Munhoz da Costa-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3204-2489pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6436898427721027pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2792-3919pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2409856121930884pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.relation.references<http://www2.ifam.edu.br/campus/manacapuru/arquivos/curso_adm_subsequente_m anacapuru_-_revisado_juliano.pdf.> Acesso em: 30 mar. 2023. <https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/21938>. Acesso em: 30 mar. 2023. ALEMAN-CASTILLA, B. et al. Benefit-cost analysis of nonprofit cataract surgery services: A social return on investment approach at the mexican institute of ophthalmology. Voluntas, fev. 2024. ALVARENGA, R.; CRUZ FILHO, P.; ESTIARTE, A. Análise, avaliação, monitoramento e mensuração de impacto. Disciplina da pós-graduação em Empreendedorismo e Negócios Sociais. FAE Business School. abr./maio, 2016. AMARAL, N. C. Autonomia e financiamento das IFES: desafios e ações. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 13, n. 3, p. 647–680, nov. 2008. AMARAL, Nelson C. Evolução do custo do aluno das IFES: eficiência. Avaliação, v. 9, n. 2, p. 115-26, 2004 ANASTACIO, M. R.; CRUZ FILHO, P. R. A.; MARINS, J. Empreendedorismo social e inovação no contexto brasileiro / Mari Regina Anastacio...[et al..] ; prefácio de: Mirella Domenich. — Curitiba : PUCPRESS, 2018. ARVIDSON, M. et al.. Valuing the social? The nature and controversies of measuring social return on investment (SROI). Voluntary Sector Review, v. 4, n. 1, p. 3–18, 22 mar. 2013. BARBOSA, F. H. D. et al.. A teoria da mudança e o Cálculo de Retorno. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 70. ed. [s.l.] Lisboa: edições, 1977. BELLUCCI, M. et al.. Accounting for social return on investment (SROI). Social Enterprise Journal, v. 15, n. 1, p. 46–75, 1 jan. 2019. BLAMEY, A.; MACKENZIE, M. Theories of Change and Realistic Evaluation. Evaluation, v. 13, n. 4, p. 439–455, out. 2007. BOSCO, A.; SCHNEIDER, J.; BROOME, E. The social value of the arts for care home residents in England: A Social Return on Investment (SROI) analysis of the Imagine Arts programme. Maturitas, v. 124, p. 15–24, jun. 2019. BRANDÃO, D.; CRUZ, C.; ARIDA, A. Métricas em negócios de impacto social: fundamentos. Move: São Paulo, p. 15. 2015. 134 BRASIL, M. D. E. Plataforma Nilo Peçanha: guia de referência metodológica. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://dadosabertos.mec.gov.br/images/pdf/grm-2020-isbn- revisado.pdf>. BRASIL. Decreto no 7.566. Créa nas capitaes dos Estados da Escolas de Aprendizes Artífices, para o ensino profissional primario e gratuito. Rio de Janeiro, RJ: Presidência da República, 23 set. 1909. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/decreto_7566_1909.pdf. Acesso em: 27 março 2023. BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 29 de Dez. 2008.Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 30 mar. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secretaria-de-regulacao-e-supervisao-da- educacao-superior-seres/30000-uncategorised/52031-catalogo-nacional-de-cursos- tecnicos> Acesso em: 30 mar. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 23 set. 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/centenario/historico_educacao_profissional.pdf Acesso em: 30 mar. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio em debate. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6695- dcnparaeducacao-profissional-debate&Itemid=30192 > Acesso em: 30 mar. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Expansão da Rede Federal. 2016. Disponível em:<http://redefederal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal>. Acesso em: 28 mar. 2023. BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. [Brasília]: Ministério da Educação, [2023?]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial. Acesso em: 30 mar. 2023. BREUER, E. et alet al.. Using theory of change to design and evaluate public health interventions: a systematic review. Implementation Science, v. 11, n. 1, dez. 2015. CAIRES, V. G.; OLIVEIRA, M. A. M. Educação profissional brasileira: da Colônia ao PNE 2014-2024. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2016. 135 CESAR. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. . [s.l.] Editora Feevale, 2013. CLARK, H.; ANDERSON, A. Theories of change and logic models: telling them apart. Georgia: Actknowledge, 2004. CONNELL, J. P. Applying a Theory of Change Approach to the Evaluation of Comprehensive Community Initiatives: Progress, Prospects, and Problems. New Approaches to Evaluating Community Initiatives, v. 2, n. Washington, DC: Aspen Institute, 1998. COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003. COTTA, T. C. Metodologias de avaliação de programas e projetos sociais: análise de resultados e de impacto. Revista do Serviço Público, v. 49, n. 2, p. 103–124, 24 fev. 2014. CRESWELL, J. W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: Escolhendo entre Cinco Abordagens. [s.l.] Penso, 2014. CRUZ FILHO, P. R. A. Avaliação e mensuração de impacto socioambiental. In: ANAS-TACIO, M. R. et alet al.. Empreendedorismo social e inovação no contexto brasileiro. Curitiba: PUCPRESS, 2018. DAVIES, L. E. et al. .Social return on investment (SROI) in sport: a model for measuring the value of participation in England. International Journal of Sport Policy and Politics, v. 11, n. 4, p. 585–605, 24 abr. 2019. DELOITTE. Pesquisa de Intermediários do Ecossistema de Finanças Sociais e Negócios de impacto. Força Tarefa de Finanças Sociais. [S.1.], p. 52. 2015. Disponível em: <https://www.idis.org.br/conhecimento-avaliacao-de-impacto-e- SROI/>. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, v. 24, n. 24, p. 213–225, 2004. EBRAHIM, A.; RANGAN, V. K. What impact? Aframework for measuring the scale and scope of social performance. California Management Review, v. 56, n. 3, p. 118– 141, 2014. EPVA (EUROPEAN VENTURE PHILANTROPY ASSOCIATION). A practical guide to measuring and managing impact. Brussels: EPVA, 2013. Disponível em: <https://evpa.eu.com/download/IM-Guide-English.pdf>. Acesso em: 23 ago. 2023. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio. [s.l.: s.n.], 2010 FRASER, M. T. D.; GONDIM, S. M. G. Da fala do outro ao texto negociado: discussões sobre a entrevista na pesquisa qualitativa. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 14, n. 28, p. 139–152, ago. 2004. 136 FREGONES, M. S. F. DO A. et al.. Metodologia SROI: Uma Proposta para Cálculo do Valor Sócio-Econômico das Organizações do Terceiro Setor. Contabilidade Gestão e Governança, v. 8, n. 2, 2005. GARGANI, J. The leap from ROI to SROI: Farther than expected? Evaluation and Program Planning, v. 64, p. 116–126, out. 2017. GERTLER, P. J. et al.. Avaliação de Impacto na Prática, Segunda edição. [s.l.] World Bank Publications, 2018. GIIN. Welcome to IRIS+ System | the generally accepted system for impact investors to measure, manage, and optimize their impact. 2016. Disponível em: <https://iris.thegiin.org/>. GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. Grupo GEN: [s.n.]. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 7. ed. [s.l.] Grupo GEN, 2019. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020991/. Acesso em: 06 out. 2023. GONÇALVES, Rafaela. Ecoturismo transforma e ajuda na preservação de regiões ribeirinhas do país. Correio Braziliense: Sustentabilidade. 2023. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/economia/2023/04/5084636-ecoturismo- transforma-e-ajuda-na-preservacao-de-regioes-ribeirinhas-do-pais.html. Acesso em: 12 Out 2023. HALL, M.; MILLO, Y.; BARMAN, E. Who and What Really Counts? Stakeholder Prioritization and Accounting for Social Value. Journal of Management Studies, v. 52, n. 7, p. 907–934, 2015. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agro. 2017. disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/tefe/pesquisa/24/76693. Acesso em: 30 mar. 2023. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produto Interno Bruto dos Municípios - 2016. Disponível em: <ibge.gov.br.> Acesso em: 20 mar. 2020. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades: Manacapuru. Disponível em: cidades.ibge.gov.br. Acesso em: 30 mar. 2023. IBGE. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Plano de ação estratégico de acesso, permanência e êxito dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. 2016. Disponível em: <http://www2.ifam.edu.br/campus/cprf/noticias/plano-de-acao-estrategico-de- acessopermanencia-e-exito-dos-discentes- doifam/planodeaoestratgicodeacessopermannciaexitodoifam-2016.pdf.> Acesso em: 30 mar. 2023. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Escolar (sinope). 2021. disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/am/tefe/pesquisa/13/78117. Acesso em: 30 mar. 2023. 137 IDIS, I. Avaliação de Retorno Social do Investimento para o Programa Guri da Santa Marcelina Cultura. Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social., v. 1, abr. 2019. IDIS, I. Avaliação de Retorno Social do Investimento para os Cursos Técnicos do CEAP – Centro Educacional Assistencial Profissionalizante. Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, v. 1, out. 2018. IDIS, I. Mensurando o valor criado pelo Projeto Primeira Infância Ribeirinha: Uma Análise de Retorno Social do Investimento. Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, v. 1, ago. 2016. IDIS. A guide to Social Return on Investment (tradução). Jeremy Nicholls, Eilis Lawlor, E. N. and T. G. 2012. Disponível em: https://idis.org.br/wp- content/uploads/2016/09/GUIA_SROI_PT_2.pdf. Acesso em: 15 de março de 2023. IDIS. Conhecimento: Avaliação de Impacto e SROI. IDIS, São Paulo, 25 ago. 2021. IFAM. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Projeto Pedagógico do Curso Técnico de Nível Médio em Agroecologia na Forma Subsequente. 2020. IFAM. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Técnico de nível médio em administração na forma subsequente (2015). Disponível em: INSPER. Guia de Avaliação de Impacto Socioambiental para utilização em Projetos e Investimentos de Impacto. Núcleo de Medição para Investimentos de Impacto Socioambiental. São Paulo, p. 24. 2020. IRIS. Impact Report and Standards. Disponível and Investment Standards. https://iris.thegiin.org/. Acesso em: 30 mar. 2023. JOÃO AMATO NETO et al.. ESG Investing. [s.l.] Editora Blucher, 2022. JPMORGAN. Impact Assessment in Practice. J.P. Morgan Social Finance. [s.1.], p. 52. 2015. KRAEMER, M. E. P. A eficiência do custeio baseado em atividades em instituições de ensino superior • gestiopolis. Disponível em: <https://www.gestiopolis.com/eficiencia-custeio-baseado-atividades-instituicoes- ensino-superior/>. Acesso em: 16 abr. 2024. LAWLOR, E.; NEITZERT, E.; NICHOLLS, J. Disponível em: <https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0- 80051685734&partnerID=40&md5=894517780fea6c4b2f091ddece2d3d26>. 138 LAZARINNI, S. G. et al.. Reconciling financial and social performance through heterogeneous business models: an empirical study of impact-oriented investors. [S. l.: s. n.], LAZZARINI, S. et al.. Guia para a Avaliação de Impacto Socioambiental para Utilização em Investimento de Impacto. TAC – Tecnologias de Administração e Contabilidade, v. 5, n. 2, p. 106–118, 29 out. 2015. LAZZARINI, S. G. The measurement of social impact and opportunities for research in business administrativo. RAUSP Management Journal, São Paulo, v. 53, n. 1, p. 134-137, 2018. MAIER, F. et al.. SROI as a Method for Evaluation Research: Understanding Merits and Limitations. VOLUNTAS: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations, v. 26, n. 5, p. 1805–1830, 9 set. 2014. MAYNE, J. Useful Theory of Change Models. The Canadian Journal of Program Evaluation, v. 30, n. 2, 2015. MILLAR, R.; HALL, K. Social Return on Investment (SROI) and Performance Measurement. Public Management Review, v. 15, n. 6, p. 923–941, set. 2013. NETO, João A.; ANJOS, Lucas Cardoso dos; JUKEMURA, Pedro K.; et al.. ESG Investing: um novo paradigma de investimentos?. [s.l.] Blucher, 2022. E-book. ISBN 9786555065619. Disponível em: https://app.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786555065619/. Acesso em: 26 mar. 2023. NICHOLLS, J. et al.. A guide to social return on investment. London: Society Media, 2009. OECD. Social Impact Investment 2019: The Impact Imperative for Sustainable Development | en | OECD. 2019.Disponível em: <https://www.oecd.org/development/social-impact-investment-2019-9789264311299- en.htm>. PACHECO, E. SETEC/MEC: Bases para uma Política Nacional de EPT. Portal do MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/artigos_bases.pdf. Acesso em: 30 mar. 2023. PAGNUSSATT, D. et al.. What do local stakeholders think about the impacts of small hydroelectric plants? Using Q methodology to understand different perspectives. Energy Policy, v. 112, p. 372–380, jan. 2018. REISMAN, J.; OLAZABAL, V. Situating the Next Generation of Impact Measurement and Evaluation for Impact Investing. [s.l: s.n.]. (ano?) Disponível em: <https://www.orsimpact.com/DirectoryAttachments/132018_114022_353_Impact- Measurement-Landscape-Paper-Dec-2016.pdf>. 139 RICCIUTI, Elisa; BUFALI, Maria Vittoria. The health and social impact of Blood Donors Associations: A Social Return on Investment (SROI) analysis. Evaluation and Program Planning, v. 73, p. 204–213, 2019. RICHARDSON, B. Sparking Impact Investing through GIIRS (SSIR) (ano?). Disponível em: <https://ssir.org/articles/entry/sparking_impact_investing_through_giirs>. RODRIGUES, A. Negócios com propósito: impacto e lucro lado a lado. [s.l.] Editora Gente, 2024. ROLIN, E. C. Desenvolvimento de Metodologia para o Cálculo do Custo-Aluno da Educação Profissional e Tecnológica no Campus Curitiba do Instituto Federal do Paraná. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, v. 11, 2 set. 2021. ROSS, M.; KELLY, H. Social Return on Investment (SROI) and Performance Measurement. Public Management Review, v. 15, n. 6, p. 923–941, 2013. ROTHEROE, N.; RICHARDS, A. Social return on investment and social enterprise: transparent accountability for sustainable development. Social Enterprise Journal, v. 3, n. 1, p. 31–48, 1 jan. 2007. RUIZLOZANO, M. et al.. SROI Methodology for Public Administration Decisions about Financing with Social Criteria. A Case Study. Sustainability, v. 12, n. 3, 2020. SCHIFF, H.; BASS, R.; COHEN, A. The business value of impact measurement. Global Impact Investing Network. New York, p. 52. 2016. SILVA, R. R. et al.. Sete passos para avaliar o impacto social do seu negócio. 2021. Disponível em: <https://artemisia.org.br/sete-passos-para-avaliar-o-impacto-social-que- sua-empresa-pode-ter/>. Acesso em: 9 mar. 2024. SOUSA, J. R. DE; SANTOS, S. C. M. DOS. Análise de conteúdo em pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 10, n. 2, p. 1396–1416, 31 dez. 2020. SROI Network. 2011. The Guide in French Available at http://www.theSROInetwork.org/publications/cat_view/29-the-SROI-guide-2009/192- the-guide-in-french (accessed 4 May 2012) STRAUSS, A.; CORBIN, J. Basics of qualitative research: Grounded theory procedures and techniques. Contemporary Sociology, v. 21, n. 1, p. 138, jan. 1998. SULLIVAN, G. M.; ARTINO, A. R. Analyzing and Interpreting Data from Likert-Type Scales. Journal of Graduate Medical Education, v. 5, n. 4, p. 541–542, 5 dez. 2013. TAPLIN, D.; CLARK, H. Theory of change basics: a primer on theory of change. New York: Actknowledge, 2012. Disponível em: https://www.theoryofchange.org/wp- content/uploads/toco_library/pdf/ToCBasics.pdf. Acesso em: 28 Mar 2024 140 TAYLOR, E.; JONES, L.; HENERT, E. Welcome to Enhancing Program Performance with Logic Models. [s.l.] University of Wisconsin, 2003. Disponível em: <https://fyi.extension.wisc.edu/programdevelopment/files/2016/03/lmcourseall.pdf>. Acesso em: 1 mar. 2024. THEN, V. et al.. Social return on investment analysis: measuring the impact of social investment. Cham, Switzerland: Palgrave Macmillan, 2017. TURMEN, L.; AZEVEDO, M. L. N.. A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: os Institutos Federais em questão. Rev. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 54, p.1067-1084, 2017. VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013 WEISS, C. H. Nothing as practical as good theory: exploring theory-based evaluation for comprehensive community initiatives for children and families. In: CONNELL, J.; KUBISCH, A.; SCHORR, L.; WEISS, C. (Ed.). New approaches to evaluating comprehensive community initiatives. New York: The Aspen Roundtable Institute, 1995. p. 65-92. WEISS, C. H. Nothing as practical as good theory: Exploring theory-based evaluation for comprehensive community initiatives for children and families. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookrnan, 2015.pt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEANDRO ALBERTO DA CRUZ DEMOSTHENES.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.