Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23123
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBernhard, Carla Condé Marques e Oliveira.-
dc.date.accessioned2025-09-04T13:42:28Z-
dc.date.available2025-09-04T13:42:28Z-
dc.date.issued2023-09-21-
dc.identifier.citationBERNHARD, Carla Condé Marques e Oliveira. Capacitação e desenvolvimento gerencial: Uma Proposta para servidores da Alta Gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM. 2023. 181 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23123-
dc.description.abstractO Instituto Federal do Amazonas (IFAM) criado pela Lei no 11.892/2008, é formado pela reitoria, definida como órgão executivo, composto por um Reitor e por cinco Pró-Reitores, e pelos campi e campi avançados, que são dirigidos por Diretores Gerais constituindo esta, a sua alta gestão. Por meio de uma estrutura organizacional multicampi e descentralizada, com proposta orçamentária anual identificada para cada campus e reitoria, exceto pessoal, encargos sociais e benefícios a servidores (MEC, 2018). Os gestores da alta gestão do IFAM são ordenadores de despesa, responsáveis, em 2022, pela execução de um orçamento de R$ 410.893.259,00; pela gestão de 1.844 servidores e 11.997 matrículas ativas segundo dados do Relatório de Gestão de 2021 e 2022. Sem contar com oferta prévia de capacitação específica para o exercício dos cargos da alta gestão, estes gestores iniciam o exercício de suas atividades sendo demandados sobre questões gerenciais alheias a sua formação de origem. E a gerenciar desafiados pela logística amazônica que impõe mais obstáculos tais como: (i) dificuldade em reter servidores, que tomam posse e entram em exercício com a intenção de solicitar serem removidos ou, por não se adaptarem à realidade dos locais onde os campi se situam, o que gera uma rotatividade que desestabiliza o quadro de servidores; (ii) dificuldade para a aquisição de produtos e serviços, realização de obras e manutenções, que têm embutido em seu valor o custo amazônico; (iii) dificuldade orçamentária, porque o custo amazônico não é considerado na definição e distribuição do orçamento pelo MEC; (iv) dificuldade de execução do planejamento mesmo diante das adversidades da região amazônica, entre outras. Neste contexto organizacional, esta pesquisa visou a formular um programa de capacitação de gestores do IFAM específico aos cargos da alta gestão. Para tanto foi feito levantamento das competências gerenciais desenvolvidas e requeridas destes gestores, e a identificação das formas de capacitação, de aprendizagem e de desenvolvimento de competências condizentes com a realidade laboral destes gestores. Para alcançá-lo, foram entrevistados 10 gestores e ex-gestores da alta gestão do IFAM e 3 servidores diretamente subordinados a estes entrevistados, para validação das competências gerenciais identificadas. Assim, esta pesquisa, qualitativa aplicada, descritiva e propositiva orientada por epistemologia interpretativista, configura-se como um estudo de caso pois o fenômeno da aprendizagem e desenvolvimento de competência gerencial foi pesquisado em detalhe no seu contexto natural. Da análise qualitativa indutiva dos dados empíricos, nos termos de Thomas, cinco categorias descritivas de 1a ordem emergiram: i) o contexto da alta gestão; ii) dificuldades enfrentadas; iii) aprendizagem gerencial; iv) competências gerenciais e; v) sugestão de capacitação. Considerando os processos de aprendizagem identificados, um produto tecnológico foi formulado, denominado Proposta de formação gerencial, composta de trilhas de aprendizagem e aprendizagem em ação, considerando a realidade organizacional gerencial especifica para que gestores iniciantes e em exercício desenvolvam suas competências articulando teoria e prática, refletindo sobre suas ações, assumindo responsabilidades no seu processo de formação, reconhecendo as necessidades e interesses de cada gestor, em alinhamento dos objetivos institucionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectCompetências gerenciaispt_BR
dc.subjectaprendizagem gerencialpt_BR
dc.subjectInstitutos Federais de Educaçãopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento de competências gerenciaispt_BR
dc.subjectalta gestãopt_BR
dc.subjectManagerial Competenciespt_BR
dc.subjectmanagerial learningpt_BR
dc.subjectcompetency developmentpt_BR
dc.subjectupper-level managerspt_BR
dc.titleCapacitação e desenvolvimento gerencial: uma proposta para servidores da alta gestão do instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Amazonas – IFAMpt_BR
dc.title.alternativeTraining and managerial development: a proposal for the federal institute of education, Science and Technology of Amazonas – IFAM upper-level managers.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe Federal Institute of Amazonas (IFAM), established by Law No. 11,892/2008, is composed of a rectorate, defined as the executive body, consisting of a Rector and five Vice-Rectors, as well as the campuses and advanced campuses led by General Directors, constituting its upper- level managers. IFAM functions through a multi-campus decentralized organizational structure, an annual budget proposal for each campus and rectorate, except for personnel, social charges, and benefits for employees (MEC, 2018). IFAM’s upper-level managers are budget executors, responsible for managing a budget of BRL 410,893,259.00 in year 2022; overseeing 1,844 public servers, and 11,997 active student enrollments according to the 2021 and 2022 Management Reports. Without a prior specialized training program for upper-level management roles, these managers begin their duties accomplishing managerial action different from their original scholar and professional training. They manage amid challenges posed by the Amazonian logistics additional obstacles such as: (i) difficulty in retaining staff who assume their roles but intending to request reassignment or do not adapt to the local realities, causing destabilizing turnover; (ii) challenges in goods and services public procurement, carrying out construction and maintenance, considering the “Amazon cost” in their pricing; (iii) budgetary difficulties as the "Amazon cost" is not considered in the budget definition and distribution by the Ministry of Education (MEC); (iv) challenges in executing plans despite the adversities of the Amazon region, among others. Within this organizational context the research aimed at formulating a training program specific to the upper management roles and IFAM organizational and social context. To achieve this, the developed and required managerial competencies, forms of training, learning processes, and competency development were identified and aligned with these managers' work reality. Field data was collected through, interviews with ten current and former IFAM’s upper-level managers and 3 employees directly subordinated to these interviewees for validating the developed managerial competencies. This interpretivist descriptive, and propositional applied qualitative research is configured as a case study since the phenomenon of learning and competency development was researched in detail in its natural context. Empirical data was analyzed, following Thomas inductive qualitative analysis resulting in five first-order descriptive categories: i) the context of upper-level management; ii) faced challenges; iii) managerial learning; iv) managerial competencies; and v) training & development suggestions. Considering the learning processes identified, a technological product was formulated, called Managerial training proposal, composed of learning pathways and action learning taking into account the specific managerial organizational reality so that new and current managers develop competencies by articulating theory and practice, reflecting on their actions, taking responsibility in their training process, and recognizing each managers needs and interests to be aligned with institutional objectives.en
dc.contributor.advisor1Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917pt_BR
dc.contributor.referee1Villardi, Beatriz Quiroz-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9541-1694pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3613664703389917pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Hudson Santos da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2750-8504pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5431878507016746pt_BR
dc.contributor.referee3Bispo, Ana Carolina Kruta de Araújo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0664-8575pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0359890997459713pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7534508103657271pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Estratégiapt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, M. O. Gestão por competências nos Institutos Federais de Educação do Nordeste brasileiro. 2018. 90 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2018. ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637–651, dez., 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n129/a0736129.pdf. Acesso em: maio de 2022. ANTONACOPOULOU, E. The relationship between individual and organizational learning: new evidence from managerial learning practices. Management Learning, v. 37, n.4, p. 455- 473, 2006. ANTONACOPOULOU, E. Desenvolvendo Gerentes Aprendizes Dentro de Organizações de Aprendizagem: o caso de três grandes bancos varejistas. In: EASTERBY-SMITH, M.; BURGOYNE, J.; ARAUJO, L. Aprendizagem organizacional e organização de aprendizagem: desenvolvimento na teoria e na prática. São Paulo: Atlas, 2001. P. 263-288 AYRES, S. M. P. M. Sistema de Capacitação Baseado em Competências – SCBC. In. Gestão de pessoas por competências nas instituições públicas brasileiras [recurso eletrônico] / Anielson Barbosa da Silva (Org.) - Cap 7 pp. 196-225. BALBINO, J. N.; SILVA, H. F. N.; QUEIROZ, F. C. B. P. O estágio de desenvolvimento da gestão do conhecimento nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 6, n. 2, p. 80-98, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/53390. Acesso em: junho de 2022. BARBOSA, M. A. C.; MENDONÇA, J. R. C.; CASSUNDÉ, F. R. S. A. Competências Gerenciais (Esperadas versus Percebidas) de Professores-Gestores de Instituições Federais de Ensino Superior: Percepções dos Professores de uma Universidade. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 17, n. 3, p. 439-473, 2016. BERGUE, S.T. Gestão estratégica de pessoas no Setor Público. Belo Horizonte: Fórum 2020. BERGUE, S. T. Gestão de pessoas: liderança e competências para o setor público. Brasília: Enap, 2019. BISPO, M. S. Um Diálogo entre os Paradigmas da Teoria Crítica e Interpretativista no Contexto das Organizações: Uma Proposta Baseada no Conceito de Prática. XXXIV Encontro do ANPAD. Rio de Janeiro - RJ, set., 2010. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/epq2531.pdf. Acesso em: junho de 2022. BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005 https://doi.org/10.21874/rsp.v56i2.224. Acesso em: agosto de 2022 139 BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017 BRASIL. Lei no 12.863, de 24 de dezembro de 2013. Altera a Lei no 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; altera as Leis nos 11.526, de 4 de outubro de 2007, 8.958, de 20 de dezembro de 1994, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 12.513, de 26 de outubro de 2011, 9.532, de 10 de dezembro de 1997, 91, de 28 de agosto de 1935, e 12.101, de 27 de novembro de 2009; revoga dispositivo da Lei no 12.550, de 15 de dezembro de 2011; e dá outras providências. Diário Oficial. Brasília: 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2013/lei/l12863.htm. Acesso em: agosto de 2022 BRASIL. MEC, Lei n° 11.892 de 29 de dezembro, de 2008 que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: maio de 2021. BRASIL. MEC, Lei n° 13.328, de 29 de julho de 2016. Cria, transforma e extingue cargos e funções; reestrutura cargos e carreiras; altera a remuneração de servidores; altera a remuneração de militares de ex-Territórios Federais; altera disposições sobre gratificações de desempenho; dispõe sobre a incidência de contribuição previdenciária facultativa sobre parcelas remuneratórias; e modifica regras sobre requisição e cessão de servidores. ANEXO XVIII: c) Cargos De Direção Das Instituições Federais De Ensino – CD. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13328.htm Acessado em: maio de 2021. BRASIL. MEC, Lei n° 12.772, de 28 de dezembro, de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei no 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei no 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos e outras providencias. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm Acessado em: maio de 2021. BRASIL. Lei n.o 8.745, de 9 de dezembro de 1993. Dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8745cons.htm. Acesso em: 03 maio 2020 BRASIL. Lei n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8112cons.htm Acesso em 15 set. 2021. BRASIL. Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: 140 http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm Acesso em 10 de agosto de 2021. BRASIL, Lei No 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação – PCCTAE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11091.htm Acesso: maio 2021 BRASIL, Decreto no 6.986/2009 de 20 de outubro de 2009, Regulamenta os arts. 11, 12 e 13 da Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, para disciplinar o processo de escolha de dirigentes no âmbito destes Institutos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007- 2010/2009/Decreto/D6986.htm Acessado em maio de 2021. BRASIL. Decreto n 6.944, de 21 de agosto de 2009. Estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, dispõe sobre normas gerais relativas a concursos públicos, organiza sob a forma de sistema as atividades de organização e inovação institucional do Governo Federal, e dá outras providências. Brasília, DF, 2009. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=6944&ano=2009&ato=3f0ET W61UeVpWT930 Acessado em maio de 2021. BRASIL. Decreto no 9.739, de 28 de março de 2019 (2019). Estabelece medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, estabelece normas sobre concursos públicos e dispõe sobre o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal - SIORG. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/d9739.htm Acessado em: maio de 2021. BRASIL. Decreto-Lei no 200, de 25 de fevereiro de 1967. Dispões sobre a organização da Administração Federal, estabelece diretrizes para a Reforma Administrativa e da outras providências. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del0200.htm Acessado em maio de 2021. BRITO-DE-JESUS, K. C., DOS-SANTOS, M. G., SOUZA-SILVA, J. C. de, RIVERA- CASTRO, M. A. Desenvolvimento de Competências Gerenciais de Gestores Públicos em Instituições Federais de Educação. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, v. 5, n. 1, p. 37- 60, 2016. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/45296/desenvolvimento-de- competencias-gerenciais-de-g---. Acesso em: maio de 2022. CAVALCANTE, K. de O.; AYRES, S.M.P.M. Capacitação e Desenvolvimento de Competências. In. Anielson Barbosa da Silva (Organizador). Gestão de pessoas por competências nas instituições públicas brasileiras. Cap 10, pp. 277-305. CHANLAT, J-F. O gerencialismo e a ética do bem comum: a questão da motivação para o trabalho nos serviços públicos. VII Congreso Internacional del CLAD sobre la Reforma del Estado y de la Administración Pública, Lisboa, Portugal, 8-11 Oct. 2002 141 CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=37416210 Acesso em: junho de 2021. COELHO, F. de S.; MENON, I. de O. A quantas anda a gestão de recursos humanos no setor público brasileiro? Um ensaio a partir das (dis)funções do processo de recrutamento e seleção – os concursos públicos. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 69, p. 151 - 180, 2018. DOI: 10.21874/rsp.v69i0.3497. Disponível em: https://revista.enap.gov.br/index.php/RSP/article/view/3497. Acesso em: 02 set. 2023. CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 2011. ÉSTHER, A. B. As competências gerenciais dos reitores de universidades federais em Minas Gerais: a visão da alta administração. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. Ed. Especial, art. 10, p. 648-667, 2011. FERNANDES, F. das C. M. As débeis articulações como referência de gestão dos Institutos Federais. HOLOS, [S. l.], v. 1, p. 342–360, 2017. DOI: 10.15628/holos.2017.5093. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5093 Acessado: junho 2022. FLACH, L.; ANTONELLO, C. S. A teoria sobre Aprendizagem Informal e suas implicações nas organizações. Revista eletrônica de Gestão Organizacional, PROPAD/UFPE, v. 08, n. 2, p. 193-208, mai/ago. 2010. FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. Revista de Administração Contemporânea, v.5, n.spe, p.183-196, 2001. Disponível em: http://www.spell.org.br/documentos/ver/17230/construindo-o-conceito-de-competencia/i/pt- br. Acesso em: novembro 2021. FREITAS, P.F.P. de; ODELIUS C.C. Managerial Competencies: An Analysis of Classifications in Empirical Studies. Cadernos EBAPE.BR [online]. 2018, v. 16, n. 1, pp. 35- 49. https://doi.org/10.1590/1679-395159497 Epub Jan-Mar 2018. Acesso em: maio de 2022. GUIMARÃES, J. C. Gestão em IFES: As Razões que Determinam o Doutor como Gestor: Uma Abordagem sob a Perspectiva das Competências Individuais. In: V Encontro de Administração Pública e Governo – EnAPG. Anais. Salvador: 2012. p. 1-16. IFAM, Consulta a relatórios de gestão. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/pro- reitorias/desenvolvimento-institucional/institucional/arquivos-1/relatorio-de-gestao-ifam- 2011.pdf. Acesso em: novembro de 2021 IFAM, Regimento Interno do Instituto Federal do Amazonas. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/arquivos/regimento-ifam. Acesso em: novembro de 2021. IFAM, Consulta a relatórios de gestão. Disponível em: http://www2.ifam.edu.br/transparencia- e-prestacao-de-contas/3relatoriogestao2019v006.pdf Acesso em: novembro de 2021 142 IFAM, Consulta a relatórios de gestão. Disponível em http://www2.ifam.edu.br/transparencia- e-prestacao-de- contas/RG2022RELATORIODEGESTO2022versaoSUBMISSOCONSUPposconsup.pdf Acesso em agosto de 2023 JACOBSEN, A.D.; CERQUEIRA, R.L.B. de; LIOTTO, M.; ALMEIDA, S.M.; PEREIRA, M.; SILVA, J.M. da. Gestão de Pessoas em um Instituto Federal de Educação e Tecnologia. Revista Gestão Universitária na América Latina – GUAL, v.5, no2, agosto de 2012. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2012v5n2p129. Acesso em: junho de 2022. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. de. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. LIMA, S.M.P; VILLARDI, B.Q. Como Gestores Públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior Brasileira aprendem na prática a desenvolver suas Competências Gerenciais. XXXV EnANPAD, Anais..., Rio de Janeiro, set/2011. Recuperado de http://www.anpad.org.br/admin/pdf/APB2613.pdf Acesso em: novembro de 2021. LIMA, S.M.P.; VILLARDI, B.Q.; RODRIGUES, A.C.A.L. Aprendizagem e desenvolvimento de competências gerenciais. In. Anielson B. da Silva (Organizador). Gestão de pessoas por competências nas instituições públicas. Cap 13, pp. 361-396. LIRA. J. de O.L. Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências Coletivas. In. Anielson Barbosa da Silva (Organizador). Gestão de pessoas por competências nas instituições públicas brasileiras. Cap 12, pp. 337-360. MARCONDES, R. C.; MIGUEL, L. A. P., FRANKLIN, M. A.; PEREZ, G. Metodologia para trabalhos práticos e aplicados. Administração e Contabilidade. São Paulo: Mackenzie, 2017. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Instituições da Rede Federal. Conheça as características das instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a lista de suas unidades. Brasília: MEC, 2018. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes Acessado em: maio de 2021. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Expansão da Rede Federal. Ampliar a presença da rede federal de educação profissional em todo o Brasil é o objetivo do Plano de Expansão da Rede Federal. Brasília: MEC, 2018. Disponível em : http://portal.mec.gov.br/setec-programas-e- acoes/expansao-da-rede-federal. Acessado em 5 de maio de 2021. PEREIRA, A.L.C.; SILVA, A.B. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE.BR, v.9, n. Ed. Especial, art. 9, p. 627-647, 2011. Acessado em Julho 2021. RAELIN, Joseph A.; COGHLAN, David. Developing Managers as Learners and Researchers: Using Action Learning and Action Research. Journal of Management Education, v. 30, nr. 5, p. 670 - 689, 2006. RODRIGUES, A. C. de A. L.; VILLARDI, B. Q. Formação do Docente para a Gestão Universitária: uma análise indutiva dos professores gestores da pós-graduação stricto sensu da UFRRJ. Revista Foco, v. 10, n. 2, p. 208-231, 2017. DOI: 10.21902/jbslawrev.foc.v10i2.193. 143 Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/193. Acesso em 10 sep. 2023. SALLES, M.A.S.D.; VILLARDI, B.Q. O Desenvolvimento de Competências Gerenciais na Prática dos Gestores no Contexto de uma IFES Centenária. Revista do Serviço Público, v. 68, n. 2, p. 467-492, 2017. SHRIVASTAVA, P. A typology of organizational learning systems. Journal of Management Studies, Oxford, v. 20, n.1, p.7-28, jan. 1983. https://doi.org/10.1111/j.1467- 6486.1983.tb00195 SILVA, A.B.S.; BISPO, A.C.K. de A.; PEREIRA, A.L.C. Competências Gerenciais na Gestão Pública. In. Anielson Barbosa da Silva (Organizador). Gestão de pessoas por competências nas instituições públicas brasileiras. Cap 11, pp. 306-336. SILVA, A.B.S.; HONÓRIO, J.B. Plano de Desenvolvimento por Competências: desafios e perspectivas. In. Anielson Barbosa da Silva (Organizador). Gestão de pessoas por competências nas instituições públicas brasileiras. Cap 6, pp. 172-195. SILVA, A.B.S; BISPO, A.C.K. de A.; AYRES, S.M.P.M. Desenvolvimento de carreiras por competências. Brasília: Enap, 2019. PEREIRA, A. L. C.; SILVA, A. B. As competências gerenciais nas instituições federais de educação superior. Cadernos EBAPE.BR, v. 9, n. Ed. Especial, art. 9, p. 627-647, 2011. SILVA, F.M.V; CUNHA, C.J.C.A. A transição de contribuidor individual para líder: a experiência vivida pelo professor universitário. Revista GUAL, Florianópolis, v. 5, n. 1, pp. 145-171, jan./fev./mar./abr. 2012. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/1983-4535.2012v5n1p145 TORRACO, R.J. Writing Integrative Literature Reviews: Using the Past and Present to Explore the Future. Human Resource Development Review, v. 15, n. 4, p. 404– 428, 2016. THOMAS, D.R. A General Inductive Approach for Analyzing Qualitative Evaluation Data. American Journal of Evaluation, v.27, n.2, p.237-246. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/224029397_A_General_Inductive_Approach_for_A nalyzing_Qualitative_Evaluation_Data/citations Acesso em fevereiro de 2022. VERGARA, S. C. Métodos de pesquisa em administração – São Paulo: Atlas, 2005. VERGARA, S. C. Métodos de Coleta de Dados no Campo. São Paulo: Atlas, 2012. VERGARA, S. C..; CALDAS, M. P. Paradigma interpretacionista: a busca da superação do objetivismo funcionalista nos anos 1980 e 1990. Rev. Adm. Empres. [online], v. 45, n. 4, p. 66-72, 2005. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75902005000400006. Acesso em: novembro de 2021. VILLARDI, B. Q.; LEITÃO, S. P. Organizações de aprendizagem e mudança organizacional*. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, RJ, v. 34, n. 3, p. 53 - 70, 2000. YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARLA CONDÉ MARQUES E OLIVEIRA BERNHARD.pdf7.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.