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dc.contributor.authorSilva, Quezia Alves da-
dc.date.accessioned2025-09-08T13:38:39Z-
dc.date.available2025-09-08T13:38:39Z-
dc.date.issued2025-02-18-
dc.identifier.citationSILVA, Quézia Alves da. Trabalhando a Interdisciplinaridade entre Química, Biologia e História no Parque do Curió em Paracambi: As TICs e os jogos digitais na construção de uma aprendizagem significativa. 2025. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional) - Instituto de Química, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23149-
dc.description.abstractNeste estudo foi desenvolvida uma sequência didática que utilizou o Parque do Curió, em Paracambi (RJ), como objeto de estudo, integrando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para enriquecer o ensino de química. A proposta foi estruturada em quatro aulas, nas quais foram abordados os 12 princípios da química verde, as mudanças climáticas e a análise da água, visando a um aprendizado mais dinâmico e envolvente. Na primeira etapa, os alunos foram apresentados aos conceitos teóricos e realizaram atividades práticas. Discutiu-se os princípios da química verde e as mudanças climáticas; posteriormente, analisaram a qualidade da água e deram início à utilização do jogo educativo Química na Selva, desenvolvido na plataforma Genially. Na terceira aula, visitaram o Parque do Curió, onde testaram o jogo, conheceram a história local e coletaram amostras de água. Por fim, na etapa final, analisaram as amostras em laboratório, relacionando os experimentos aos conceitos previamente estudados. Os resultados revelaram que muitos alunos desconheciam os princípios da química verde, mas demonstraram interesse pelo tema. A experiência prática no parque e na Fábrica Brasil Industrial reforçou a importância da preservação ambiental e do patrimônio local. Ademais, conceitos como qualidade da água, pH e turbidez foram compreendidos pelos estudantes. Concluiu-se que o uso das TICs e de jogos educativos digitais contribuiu para tornar o ensino de química mais atrativo e promoveu uma aprendizagem mais significativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectGameficaçãopt_BR
dc.subjectAula de Químicapt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectParque do Curiópt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectChemistry Classpt_BR
dc.subjectMeaningful Learningpt_BR
dc.titleda. Trabalhando a Interdisciplinaridade entre Química, Biologia e História no Parque do Curió em Paracambi: As TICs e os jogos digitais na construção de uma aprendizagem significativapt_BR
dc.title.alternativeWorking on Interdisciplinarity between Chemistry, Biology and History in the Curió Park in Paracambi: ICTs and digital games in the construction of meaningful learning. 2025. 61 p. Dissertação (Programa de Mestrado Profissionalen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis study developed a didactic sequence using Curió Park in Paracambi (Rio de Janeiro, Brazil) as a case study, integrating Information and Communication Technologies (ICTs) to enhance chemistry education. The proposal was structured into four classes, covering the 12 principles of green chemistry, climate change, and water analysis, aiming to promote dynamic and engaging learning. In the first stage, students were introduced to theoretical concepts and performed practical activities. The principles of green chemistry and climate change were discussed, followed by water quality analysis and the implementation of the educational game Química na Selva, developed on the Genially platform. During the third session, students visited Curió Park, where they tested the game, learned about local history, and collected water samples. In the final stage, the samples were analyzed in the laboratory, linking the experiments to previously studied concepts. The results revealed that many students were unfamiliar with green chemistry principles but showed strong interest in the topic. The hands-on experience at the park and the Fábrica Brasil Industrial reinforced the importance of environmental preservation and local heritage. Furthermore, concepts such as water quality, pH, and turbidity were effectively understood by the students. It was concluded that the use of ICTs and digital educational games made chemistry teaching more engaging and fostered meaningful learning.en
dc.contributor.advisor1Santos, André Marques dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406pt_BR
dc.contributor.advisor2Rogerio, Kamilla Rodrigues-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4006496836987363pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, André Marques dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3428935182333406pt_BR
dc.contributor.referee2Corradini, Patricia Gon-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4645339113191646pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Andressa Esteves de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7841-484Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1512588830326615pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3228720530258508pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Química em Química em Rede Nacionalpt_BR
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dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqQuímicapt_BR
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