Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23151Full metadata record
| DC Field | Value | Language |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Oliveira, Samara Teixeira de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-09-08T14:07:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-09-08T14:07:14Z | - |
| dc.date.issued | 2025-06-16 | - |
| dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Samara Teixeira de. Os usos da deusa Maat - a proposta de uma identidade cultural no Egito Antigo: uma análise dos textos literários do reino médio (2055-1650 a.C.). 2025. 216 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23151 | - |
| dc.description.abstract | O Egito Antigo era essencialmente ritualístico, isto quer dizer que, em todos os seus aspectos,quer sejam sociais ou políticos, a sua cultura estava presente. Essa, por sua vez, pautava-se em um passado cosmogônico o qual reiterava o tempo dos deuses inspirado pelos ideais de ordem, verdade, justiça, retidão, harmonia e equilíbrio como premissas para o existir divino, da natureza e a posteriori dos humanos. Além de serem considerados como uma espécie de sabedoria para soluções às demandas surgentes, tal qual eram requeridos pelo poder central como mecanismo para lidar com as imprevisibilidades do cotidiano egípcio. Essa ideologia foi canalizada para uma divindade intitulada Maat, que ditava não somente regras e comportamentos por uma via moral divinizada, mas também justificava as ações da ordem vigente e do sujeito social. Logo, o sagrado, longe de ser apenas um mito do passado, permeava as esferas sacerdotais, dos reis e da população que atribuía usos diversos a depender da prerrogativa enfrentada como arranjo para a sua sobrevivência. A presente dissertação propõe demonstrar como a deusa Maat fora introduzida no contexto social egípcio, a fim de amalgamar uma identidade cultural própria ao Egito Faraônico durante o período conhecido como Reino Médio (2055-650 a.C). | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | pt_BR |
| dc.subject | Maat | pt_BR |
| dc.subject | identidade cultural | pt_BR |
| dc.subject | Egito Antigo | pt_BR |
| dc.subject | História Antiga | pt_BR |
| dc.subject | cultural identity | pt_BR |
| dc.subject | Ancient Egypt | pt_BR |
| dc.subject | Ancient History | pt_BR |
| dc.title | Os usos da deusa Maat - a proposta de uma identidade cultural no Egito Antigo: uma análise dos textos literários do reino médio (2055-1650 a.C.) | pt_BR |
| dc.title.alternative | The uses of the goddess Maat – the proposal of a cultural identity in Ancient Egypt: an analysis of literary texts from the middle kingdom (2055-1650 a.C.) | en |
| dc.type | Tese | pt_BR |
| dc.description.abstractOther | Ancient Egypt was essentially ritualistic, meaning that its culture was present in all its aspects, whether social or political. This, in turn, was based on a cosmogonic past that reiterated the time of the gods inspired by the ideals of order, truth, justice, righteousness, harmony and balance as premises for the divine existence, of nature and a posteriori of humans. In addition to being considered as a kind of wisdom for solutions to emerging demands, such as were required by the central power as a mechanism to deal with the unpredictability of everyday Egyptian life, this ideology was channeled to a deity called Maat, who dictated not only rules and behaviors through a deified moral path, but also justified the actions of the current order and of the social subject. Therefore, the sacred, far from being just a myth of the past, permeated the spheres of priests, kings and the population who attributed different uses to it depending on the prerogative faced as an arrangement for their survival. This dissertation aims to demonstrate how the goddess Maat was introduced into the Egyptian social context, in order to amalgamate a cultural identity specific to Pharaonic Egypt during the period known as the Middle Kingdom (2055-650 a. C.). | en |
| dc.contributor.advisor1 | Caldas, Marcos José de Araújo | - |
| dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-3530-4405 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0462102982176400 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Arrais, Nely Feitoza | - |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4975201079635879 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Caldas, Marcos José de Araújo | - |
| dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-3530-4405 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0462102982176400 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Arrais, Nely Feitoza | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4975201079635879 | pt_BR |
| dc.contributor.referee3 | Rolland, Cintia Alfieri Gama | - |
| dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2837896631311697 | pt_BR |
| dc.contributor.referee4 | Lima, Fábio Afonso Frizzo de Moraes | - |
| dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/5328872418997269 | pt_BR |
| dc.contributor.referee5 | João, Maria Thereza David | - |
| dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/5531403602945012 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4093072824483299 | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFRRJ | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
| dc.relation.references | AGUIAR, A. Roberto. Direito, poder e opressão. São Paulo: Alfa - Omega, 1990. ARAÚJO, Emanuel. Mitos e lendas do Antigo Egito. Lisboa: Livros e Livros, 2005. ASSMANN, Jan. Collective Memory and Cultural Identity. Tradução de John Czaplicka. New German Critique, n. 65, p. 125–133, 1995. ASSMANN, Jan. Cultural Memoryand Early Civilization: Writing, Remembrance and Political Imagination. Cambridge, Cambridge University Press, 2011. ASSMANN, Jan. Memória comunicativa e memória cultural.História Oral, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 115–128, 2016. ASSMANN, Jan.The search for God in ancient Egypt. Tradução de David Lorton. Ithaca; London: Cornell University Press, 2001. ASSMANN, Jan. When justice fails: jurisdiction and imprecation in Ancient Egypt and the Near East. The Journal of Egyptian Archaeology, Londres, v. 78, out. 1992. BARROS, Diana Luz Pessoa de. Teoria semiótica do texto. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. BARROS, José D' Assunção. Os conceitos: seus usos nas ciências humanas. Petrópolis, RJ. Editora: Vozes, 2016. BARROS, José D' Assunção. O uso dos conceitos: uma abordagem interdisciplinar. Petrópolis, RJ. Editora: Vozes, 2021. BRANCAGLION JUNIOR, Antônio. Manual de arte e arqueologia do Egito antigo I. Rio de Janeiro: Sociedade dos Amigos do Museu Nacional, 2003. BERNÁRDEZ, Enrique. Introducción a La lingüística del texto. Madrid: Espasa- Calpe,1982. BORGHOUTS, Joris F. Ancient Egyptian Magical Texts. Leiden: E.J. Brill, 1979. CANHÃO,Telo Ferreira. O Conto do Camponês Eloquente, in Cadmo 16 (2006).Revista de História Antiga do Centro de História da Universidade de Lisboa, Lisboa, p. 11-54. CARDOSO, Ciro Flamarion. A literatura funerária como fonte para a História Agrária do Egito Antigo.Revista de História, São Paulo, n. 117, p. 99–119, 1984. CARDOSO, Ciro Flamarion. Deuses, Múmias e Ziggurats: uma comparação das religiões antigas do Egito e da Mesopotâmia. Porto Alegre: Edipucrs, 1999. CARDOSO, Ciro Flamarion. Narrativa, sentido, história. Campinas: Papirus, 1997. CARDOSO, Ciro Flamarion. O Egito Antigo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982. 209 CARDOSO, Ciro Flamarion. Os festivais como encenação da sociedade.PHOÎNIX, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 12–26, 2020. CARDOSO, Ciro Flamarion. Tinham os antigos uma literatura?PHOÎNIX, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 99–120, 2020. CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia: ensaios. Bauru, SP: Edusc, 2005. CLARK, Robert Thomas Rundle. Myth and Symbol in Ancient Egypt. New Impression Edition. London: Thames & Hudson, 1991. DONADONI, Sergio. O Homem Egípcio. 1. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1994. DURKHEIM, Émile.A educação moral. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. DURKHEIM, Émile.As regras do método sociológico. 9. ed. Lisboa: Editorial Presença, 2001. DURKHEIM, Émile.Da Divisão do Trabalho Social. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FAULKNER, Raymond O. The Ancient Egyptian Book of the Dead. Londres: The British Museum Press, 2010. GARCÍA, Moreno; CARLOS, Juan; PINES, Yuri. Maat and Tianxia: Building World Orders in Ancient Egypt and China.Journal of Egyptian History, 13, 1-2, 227-270, 2021. GLANVILLE, Stephen Ranulph Kingdon (Ed.). The legacy of Egypt. Oxford: University Press, 1943. Reimpresso em 1942, 1943, 1947, 1953, 1957. GUNDLACH, Rolf - Vergangenheit, Verhältniszur. (verbete) In: HELCK, Wolfgang; OTTO, Eberhard (fundadores). HELCK, Wolfgang; WESTENDORF, Wolfhart (org). Lexikon der Ägyptologie. Volume VI. Stele-Zypresse. Wiesbaden: Otto Harrassowitz, 1986. HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter, ed. Revista dos tribunais: São Paulo, 1990. HARRIS, James R. (Org.) O Legado do Egito. Rio de Janeiro: Imago, 1993. KAWAMINAMI, André Shinity. O papel das oferendas de alimentos na manutenção do status das Esposas Divinas de Âmon(séculos VIII - VI a.C.). Revista Ingesta, 2020. LEVI, Giovanni. Herança Imaterial:Trajetória de um exorcista no Piemonte do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. LICHTHEIM, Miriam. Ancient Egyptian Literature. Vol. I: The Oldand Middle Kingdoms. Berkeley: Universityof California Press, 1975. LICHTHEIM, Miriam. Maat in Egyptian Autobiographies and Related Studies. Freiburg: Universitätsverlag; Göttingen: Vandenhoeck & Ruprecht, 1992. LICHTHEIM, Miriam. Moral Values in Ancient Egypt. Fribourg: Univ. Press; Göttingen: 210 Vandenhoeck und Ruprecht, 1997. LOPRIENO, Antonio. Ancient Egyptian Literature: History and Forms.Probleme der Agyptologie, vol. 10. Leiden, Nova York, Köln: E. J. BRILL,1996. MAUSS, Marcel. “Ensaio sobre a Dádiva”. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, 2003. MATIAS, K. N. C. Contra a morte definitiva: o Livro dos Mortos como um guia de memória no além. HÉLADE (RIO DE JANEIRO), v. 3, p. 228-241, 2017. OLIVEIRA, Samara Teixeira de. Rituais e regras para a morte no Antigo Egito: Maat como djed da sociedade dos vivos e dos mortos. Seropédica: UFRRJ/ICHS, 2019. ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita. Campinas: Papirus, 1998. POLLAK, Michael.“Memória e identidade social”. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, no 10, 1992. POLLAK, Michael. “Memória, esquecimento, silêncio.” In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro: vol. 2, no 3, 1989. REDE, Marcelo. O “rei de justiça”: soberania e ordenamento na antiga mesopotâmia.Phoînix, Rio de Janeiro, 15 - 1: 135 - 146, 2009. SANTOS, Moacir Elias. Jornada para a eternidade: as concepções de vida post-mortem real e privada nas tumbas tebanas do Reino Novo - 1550 - 1070. 2012. 467 f. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal Fluminense, Programa de Pós-Graduação em História, Niterói, 2012. Orientador: Prof. Dr. Ciro Flamarion Cardoso. SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Editora UFPR, 2010. SCHNEIDER, Thomas. History as Festival? A Reassessment of the Use of the Past and the Place of Historiography in Ancient Egyptian Thought, in: K. Raaflaub (ed.), Thinking, Recording, and Writing History in the Ancient World, 2014. SOUSA, Rogério Ferreira de. A noção de coração no Egipto faraónico: uma síntese evolutiva, In: Percursos do Oriente Antigo. Homenagem a José Nunes Carreira, Lisboa: Instituto Oriental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 2004. TRAUNECKER, Claude. Os deuses do Egito. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1995. VAN BLERK, Nicolaas Johannes. The emergence of law in ancient Egypt: The role of Maat. Fundamina, Pretoria, v. 24, n. 1, p. 1-20, 2018. WILKINSON, Toby. The Rise and Fall of Ancient Egypt. Random House, Trade Paperbacks, 2013. | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
| Appears in Collections: | Mestrado em História | |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| SAMARA TEIXEIRA DE OLIVEIRA.pdf | 3.37 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
