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dc.contributor.authorLima, Milena da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-09T16:02:01Z-
dc.date.available2025-09-09T16:02:01Z-
dc.date.issued2025-05-05-
dc.identifier.citationLIMA, Milena da Silva. A Educação para as Relações Étnico-raciais e o Ensino das Danças Afro-brasileiras na Educação Física Escolar. 2025. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23161-
dc.description.abstractA presente dissertação investiga as interfaces entre a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e o ensino das Danças Afro-brasileiras no componente curricular da Educação Física Escolar (EFE), com foco nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa parte da constatação de que, apesar dos avanços legais e curriculares promovidos pelas Leis no 10.639/2003 e no 11.645/2008, e da ampliação de possibilidades formativas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as práticas corporais de matriz africana e afro- brasileira ainda são abordadas de forma pontual, frequentemente reduzidas a datas comemorativas e representações estereotipadas. Com isso, buscou-se analisar como professores(as) da rede pública do município de Mangaratiba/RJ têm incorporado a ERER e as Danças Afro-brasileiras em suas práticas pedagógicas, bem como identificar os documentos acessados, os desafios enfrentados e as experiências exitosas desenvolvidas. A metodologia adotada foi qualitativa, com aplicação de um questionário estruturado contendo questões abertas e fechadas, respondido por 32 professores(as) de Educação Física atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O tratamento dos dados combinou análise estatística descritiva para as questões fechadas e análise de conteúdo (Bardin, 2011) para as respostas abertas. Os resultados evidenciam, por um lado, o reconhecimento da importância das Danças Afro-brasileiras para a valorização da identidade negra e o enfrentamento ao racismo; por outro, revelam lacunas na formação inicial e continuada dos(as) docentes, bem como dificuldades institucionais e pedagógicas que limitam a implementação plena da ERER. Como desdobramento da pesquisa, foi elaborado um recurso educacional intitulado “Ferramenta de Axé”, um curso teórico-prático voltado à formação continuada de professores(as) de EFE, com foco no ensino das Danças Afro-brasileiras. O curso foi concebido a partir das demandas identificadas na investigação empírica, articulando fundamentos históricos, culturais e pedagógicos, com o propósito de apoiar práticas comprometidas com uma educação descolonizadora, plural e antirracista. Dessa forma, este estudo contribui para preencher uma lacuna na literatura e na prática pedagógica ao integrar a temática étnico-racial ao ensino da dança na Educação Física, reafirmando a urgência de ações formativas que potencializem o trabalho docente e a construção de identidades positivas no espaço escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectDanças Afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEducação para as Relações Étnico-Raciaispt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Dancespt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Relations Educationpt_BR
dc.subjectTeacher Trainingpt_BR
dc.subjectAnti-racismpt_BR
dc.titleA Educação para as Relações Étnico-raciais e o Ensino das Danças Afro-brasileiras na Educação Física Escolarpt_BR
dc.title.alternativeA Educação para as Relações Étnico-raciais e o Ensino das Danças Afro-brasileiras na Educação Física Escolaren
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThis dissertation investigates the intersections between Ethnic-Racial Relations Education (ERER) and the teaching of Afro-Brazilian Dances within the School Physical Education (SPE) curriculum, focusing on the Early Years of Elementary Education. The study arises from the recognition that, despite legal and curricular advances promoted by Laws No. 10.639/2003 and No. 11.645/2008, as well as the expansion of formative possibilities by the National Common Curricular Base (BNCC), body practices of African and Afro-Brazilian origin are still approached sporadically, often reduced to commemorative dates and stereotypical representations. The objective was to analyze how public school Physical Education teachers in the municipality of Mangaratiba/RJ have incorporated ERER and Afro-Brazilian Dances into their pedagogical practices, identifying accessed documents, challenges encountered, and successful experiences developed. The research followed a qualitative methodology, applying a structured questionnaire with open and closed questions, answered by 32 Physical Education teachers working in the Early Years of Elementary Education. Data analysis combined descriptive statistical treatment for closed questions and thematic content analysis (Bardin, 2011) for open-ended responses. The results reveal, on the one hand, the recognition of Afro-Brazilian Dances as important tools for valuing Black identity and combating racism; on the other hand, they highlight gaps in initial and continuing teacher education, as well as institutional and pedagogical barriers that hinder the full implementation of ERER. As an outcome of the research, an educational resource titled “Ferramenta de Axé” (“Tool of Axé”) was developed—a theoretical and practical training course for SPE teachers focusing on the teaching of Afro-Brazilian Dances. Designed based on the needs identified through the empirical investigation, the course articulates historical, cultural, and pedagogical foundations with the aim of supporting teaching practices committed to a decolonial, plural, and anti-racist education. Thus, this study contributes to filling a gap in both literature and pedagogical practice by integrating ethnic-racial themes into dance education within Physical Education, reaffirming the urgency of training actions that enhance teaching and the construction of positive identities within the school environment.en
dc.contributor.advisor1Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9354-2543pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935439503269817pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9354-2543pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935439503269817pt_BR
dc.contributor.referee2Ruffoni, Ricardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193088509334234pt_BR
dc.contributor.referee3Coube, Roberta Jardim-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063999649415453pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2240598531732663pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, D. I. P.; DEL-MASSO, M. C. S; LORENZINI, A. R.; ALMEIDA JÚNIOR, A. S.; MIRANDA, A. C. M.; MOREIRA, E. C; RAMOS, G. N. S. (Org.). Projeto político-pedagógico: Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional – ProEF. São Paulo: 2022. ALMEIDA, S. L. Racismo Estrutural. São Paulo: Pólen, 2019. ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2005. ARAÚJO, A. A. Projeto político pedagógico na perspectiva da educação antirracista. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas) - Centro de Artes Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, BA, 2023. ARAUJO, J. A. A. Educação, Desigualdade e Diversidade: grupos menos favorecidos frente ao sistema escolar brasileiro. 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dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
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