Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23173
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Edneusa Lima-
dc.date.accessioned2025-09-12T12:06:22Z-
dc.date.available2025-09-12T12:06:22Z-
dc.date.issued2023-08-22-
dc.identifier.citationSILVA, Edneusa Lima. Construção e validação de uma escala psicopedagógica para identificação de tipos de ansiedade na aprendizagem de universitários. 2023. 161 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23173-
dc.description.abstractA ansiedade é algo inerente ao processo de aprendizagem, todos podem vivenciá-la em alguma ocasião. Obstáculo epistemofílico é quando este fenômeno interfere negativamente na interação entre sujeito e objeto do conhecimento, e, em vez da ansiedade sinalizadora, são ativadas a confusional, paranoide ou depressiva. Situações acadêmicas novas podem funcionar como gatilho para o universitário e provocar alterações emocionais que comprometam o processo de aprendizagem. O objetivo deste estudo é construir e validar uma escala para identificação dos tipos de ansiedade na aprendizagem de universitários, sob a perspectiva da psicopedagogia. Diferenciar esta tipologia colabora para o planejamento de ações de promoção de saúde e educação, assim como fundamenta intervenções especializadas para o manejo das ansiedades. A revisão de literatura apontou a predominância de instrumentos que avaliam os níveis de ansiedade e a inexistência dos que identificam os seus tipos na aprendizagem. Organização do estudo: 1) Esquematização dos postulados teóricos relacionados às ansiedades desadaptativas, descritos por J. Visca e M. Klein, para estruturação conceitual do construto com a definição constitutiva e operacional dos fatores para elaboração dos itens da escala tipológica de ansiedade; 2) Descrição dos procedimentos para a construção dos itens da escala e o tratamento psicométrico para a validação do instrumento. Ações: Construiu-se uma escala com quatro fatores: sinalizadora, confusional, paranoide e depressiva e seis facetas: modalidade de aprendizagem, valência do objeto, comportamento interacional, medo, reação manifesta e mecanismos de defesa. Validação de Conteúdo dos itens: cinco juízes especialistas avaliaram a clareza da linguagem, a pertinência e a relevância e 58 acadêmicos/população-alvo avaliaram a clareza, a adequação e a compreensão. Análise: Clareza de linguagem – o coeficiente de validade geral = 0,89, pertinência = 0,96 e relevância = 0,92; CVC global da escala = 0,92; Coeficiente de validade total para os critérios de clareza = 0,87, adequação = 0,84 e compreensão = 0,87. Desvio padrão: clareza = 0,021, adequação e compreensão = 0,025. Aplicação da escala on-line: 127 universitários, independentemente de gênero, idade, curso, IES pública/privada, em 10 estados, 38 IES. Análise: Na modelagem da escala de escolha forçada os itens do ranking foram recodificados em comparações binárias com uso da Teoria de Resposta ao Item Thurstoniana. Análise dos dados usando Mplus 7.11, os parâmetros dos itens foram estimados usando ULSMV, parametrização Theta, 10.000 iterações e critério de convergência igual a 0,001. Considerações: Pode-se afirmar que a versão inicial da escala apresentou boas evidências de validade de conteúdo com escores acima =/> 0,80 atendendo à nota de corte descrita na literatura. A fidedignidade da escala foi avaliada por meio das análises de validade de estrutura interna para o modelo obliquo em que: χ2 (131) = 179,059, p = 0,0034; CFI = 0.949 TLI = 0.940; RMSEA = 0.040 (CI 90% 0.024 - 0.054) e ortogonal em: χ2 (132) = 205,068, p < .001; CFI = 0.922; TLI = 0.910; RMSEA = 0.049 (CI 90% 0.036 - 0.062), ambos considerados satisfatórios, sendo a correlação entre os fatores de 0,913 (p < 0,001). A estrutura fatorial do instrumento foi confirmada, de acordo com a expectativa teórica, e os índices de ajuste e precisão dos escores merecem destaque, dado os bons resultados encontrados. A ampliação da aplicação do instrumento poderá fornecer dados mais robustos para novas análises, para o aprofundamento do tema e avanço da área.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectObstáculo epistemofílicopt_BR
dc.subjectTipos de ansiedadept_BR
dc.subjectEscala tipológicapt_BR
dc.subjectEscolha Forçadapt_BR
dc.subjectEpistemophilic obstaclept_BR
dc.subjectTypes anxietypt_BR
dc.subjectTypologicalpt_BR
dc.subjectForced choicept_BR
dc.titleConstrução e validação de uma escala psicopedagógica para identificação de tipos de ansiedade na aprendizagem de universitáriospt_BR
dc.title.alternativeConstruction and validation of a psychopedagogical scale to identify types of anxiety in university students' learningen
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherAnxiety is something inherent to the learning process, everyone can experience it at some point. Epistemophilic obstacle is when this phenomenon interferes negatively in the interaction between subject and object of knowledge, and instead of signaling anxiety, confusional, paranoid or depressive anxiety is activated. New academic situations can act as a trigger for the university student and cause emotional changes that compromise the learning process. The objective of this study is to build and validate a scale to identify the types of anxiety in university students' learning, from the perspective of psychopedagogy. Differentiating this typology contributes to the planning of health promotion and education actions, as well as the basis for specialized interventions for the management of anxieties. The literature review pointed to the predominance of instruments that assess anxiety levels and the lack of instruments that identify their types in learning. Study organization: 1) Schematization of the theoretical postulates related to maladaptive anxieties, described by J. Visca and M. Klein, for the conceptual structuring of the construct with the constitutive and operational definition of the factors for the elaboration of the items of the typological scale of anxiety; 2) Description of the procedures for constructing the scale items and the psychometric treatment for validation of the instrument. Actions: A scale was built with four factors: signaling, confusional, paranoid and depressive and six facets: learning modality, object valence, interactional behavior, fear, overt reaction and defense mechanisms. Item Content Validation: five expert judges assessed language clarity, pertinence and relevance, and fifty-eight academics/target population assessed clarity, adequacy and understanding. Analysis: Clarity of language - the overall validity coefficient =0.89, pertinence =0.96 and relevance =0.92; Global CVC of the scale =0.92; Total validity coefficient for the criteria of clarity =0.87, adequacy =0.84 and comprehension =0.87. Standard deviation: clarity =0.021, adequacy and understanding =0.025. Application of the online scale: 127 university students, regardless of gender, age, course, public/private HEI, in 10 states, 38 HEIs. Analysis: In modeling the forced choice scale, the ranking items were recoded in binary comparisons using Thurstonian Item Response Theory. Data analysis using Mplus 7.11, item parameters were estimated using ULSMV, Theta parameterization, 10,000 iterations and convergence criterion equal to 0.001. Considerations: It can be said that the initial version of the scale presented good evidence of content validity with scores above =/> 0.80, meeting the cutoff point described in the literature. The reliability of the scale was assessed using internal structure validity analyzes for the oblique model in which: χ2 (131) = 179.059, p = 0.0034; CFI = 0.949 TLI = 0.940; RMSEA = 0.040 (CI 90% 0.024 - 0.054) and orthogonal at: χ2 (132) = 205.068, p < .001; CFI = 0.922; TLI = 0.910; RMSEA = 0.049 (CI 90% 0.036 - 0.062), both considered satisfactory, with a correlation between the factors of 0.913 (p < 0.001). The instrument's factorial structure was confirmed, in accordance with theoretical expectations, and the scores' adjustment and precision indices deserve to be highlighted, given the good results found. The expansion of the instrument's application may provide more robust data for new analyses, for deepening the theme and advancing the area.en
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Valéria Marques de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4821-123Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5123633584695574pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Priscila Pires-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1937124857662760pt_BR
dc.contributor.referee3Veloso, Helena Cosma da Graça Fonseca-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1042-163Xpt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2687032314827230pt_BR
dc.contributor.referee4Souza, Marcos Aguiar de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8330562093476420pt_BR
dc.contributor.referee5Mietto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-9868-4353pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3849155640006881pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6673-7684pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2389494467342861pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.relation.referencesACCIOLY, I. B; MACEDO, D. O “Novo Normal” Pandêmico e os Desafios para a Educação Crítica. Ensino, saúde e ambiente, [s.l.], 14 (esp.), p. 189-200, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp.a51579. Acesso em: ago. 2021. ALEXANDRE, N. M. C; COLUCI, M. Z. O. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n 16, p. 3061-3068, 2011. ALMEIDA, N. J. R. Dificuldades de aprendizagem: uma reflexão sobre o sujeito complexo e a formação profissional. Revista EDUC-Faculdade de Duque de Caxias, Caxias, v. 01, n. 01, jan./jun 2014. ALMEIDA, S. F. C. O lugar da afetividade e do desejo na relação ensinar-aprender. Temas em psicologia, Ribeirão Preto, v. 1, n. 1, p. 31-44, abr. 1993. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413389X1993000100006&lng=pt& nrm=iso. Acesso em: jun. 2020. AMADO, G. Os processos psíquicos no interior dos grupos de trabalho: para além de Bion e Pichon- Rivière. Cadernos de Psicologia Social e do Trabalho, São Paulo, v. 17, n. esp. 1, p. 97-110, 2014. DOI: 10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p97-110. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cpst/ v17nspe/a11v17nspe.pdf. Acesso em: maio 2020. AMARINS M. B. A relação do saber com o desejo de aprender: Uma visão psicopedagógica. Revista Construção Psicopedagógica, [s.l.], v. 25, n. 26, p. 46-56, 2017. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cp/v25n26/06.pdf. Acesso em: mar. 2020. AMBIEL, R. A. M.; CARVALHO, L. F. Validade e precisão de instrumentos de avaliação psicológica. In: LINS M. R. C.; BORSA, J. C. (org.). Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Editora Vozes, 2017. p. 115- 125. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-V). NASCIMENTO, M. I. C. (ed.). Porto Alegre: Artmed, 2014. ANASTASI, A.; URBINI, S. Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artes médicas, 2000. ANDRADE, A.S.; ANTUNES, N. A.; ZANOTO, P.A.; TIRABOSHI, G.A.; VIANA, P. V.B. A.; CURILLA, R. T. Vivências Acadêmicas e Sofrimento Psíquico de Estudantes de Psicologia. Psicologia: Ciência e Profissão, [s.l.], v. 36, n. 4, p. 831-846, out./dez. 2016. DOI: 10.1590/1982- 3703004142015. Disponível em: www.scielo.br/pcp. Acesso em: 22 nov. 2020. ANDRADE, J. M.; VALENTINI, F. Diretrizes para a Construção de Testes Psicológicos: a Resolução CFP n. 009/2018 em Destaque. Psicologia: Ciência e Profissão, [s.l.], v. 38, n. esp., p. 28-39, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-3703000208890. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pcp/v38nspe/1982-3703-pcp-38-nspe1-0028.pdf. Acesso em: nov. 2020. ANDRADE, M. S. Ensinante e aprendente: a construção da autoria de pensamento. Construção psicopedagógica, [s.l.], v. 14, n. 1, dez. 2006. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-69542006000100005. Acesso em: abr. 2020. 115 ANDREOZZI, M. L. A inteligência ancorada no movimento do desejo. [S.l.: s.n.], 1995. Disponível em: http://www.educacaoesubjetividade.com.br/. Acesso em: 10 ago. 2020. ANDREOZZI, M. L. Piaget e a Intervenção Psicopedagógica. São Paulo: Ed. Olho D’agua, 2008. BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. BARBOSA, L. M. S. Dificuldades de aprendizagem: dislexia e disgrafia na era da informação. Revista Brasileira de Psicopedagogia, [s.l.], v. 22, ed. 69, p. 230-242, 2005. Disponível em https://cdn.publisher.gn1.link/revistapsicopedagogia.com.br/pdf/v22n69a07.pdf. Acesso em: fev. 2020. BARLOW, D. H. Unraveling the mysteries of anxiety and its disorders from the perspective of emotion theory. American Psychologist, [s.l.], v. 55, n. 11, p. 1247–1263, 2000. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.55.11.1247. BARONE, L. M. C. Algumas contribuições da psicanálise ao estudo da aprendizagem e seus distúrbios. In: BARONE, L. M. C.; MARTINS, L. C. B.; CASTANHO, M. I. S. (org.). Psicopedagogia: teorias da aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. p. 37-79. BATISTA, M. A; SISTO, F. F. Estudo para a construção de uma escala de ansiedade para adolescentes. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 22, n. 4, p. 347-354, 2005. BEATON, D.E; BOMBARDIER, C.; GUILLEMIN, F.; FERRAZ, M. B. Guidelines for the process of cross-cultural adaptation of self-report measures. Spine, [s.l.], v. 25, n. 26, p. 3186-3191, 2000. BENNETTI, R.E. How the internet will help large-scale assessment reinvente itself. Educacion Policy Analysis Archives, [s.l.], v. 9, n. 5, p. 1-23, 2001. BENUTE, G. R. G.; NOMURA, R. M. Y.; PEREIRA, P. P.; LUCIA, M. C. S. D.; ZUGAIB, M. Abortamento espontâneo e provocado: ansiedade, depressão e culpa. Revista da Associação Médica Brasileira, [s.l.], v. 55, n. 3, p. 322-327, 2009. BIAGGIO, A. M. B; NATALÍCIO, L; SPIELBERGER, C. D. Desenvolvimento da forma experimental em português do Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). Arq. bras. Psic. apl., Rio de Janeiro, v. 29, n. 3, p. 3144, jul./set. 1977. BION, W. R. Os elementos da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1966. BLEGER, J. Simbiose e ambiguidade. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. BLEGER, J. Psicologia da conduta. Tradução de Emília de Oliveira Diehl. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. BLEGER, J. Entrevista e Grupos. Temas de Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2001. BÖCK, V. R.; SARRIERA, J. C. O Grupo Operativo intervindo na Síndrome de Burnout. Psicologia Escolar e Educacional (Revista da Associação - ABRAPEE), [s.l.], v. 10, n. 1, p. 31-39, jan./jun. 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 85572006000100004. Acesso em: jan. 2020. BORSA, J. C; DAMASIO, B. F; BANDEIRA, D. R. Adaptação e Validação de Instrumentos Psicológicos entre Culturas: Algumas Considerações. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 53, p. 423- 116 432, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/cbRxjMqmbZddK pwywVM8mJv/?lang=pt. Acesso em: 10 jan. 2021. BORSA, J. C; SEIZE, M. M. Construção e adaptação de instrumentos psicológicos: dois caminhos possíveis. In: DAMASIO, B. F; BORSA, J. C. (org.). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos. São Paulo: Vetor, 2017. BOSSA, N. A. A psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da prática. 5. ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2019. BROWN, A. Item response models for forced-choice questionnaires: A common framework. Psychometrika, [s.l.], v. 81, p. 135-160, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/s11336-0149434-9. BROWN, A; MAYDEU-OLIVARES, A. Item response modeling of forced-choice questionnaires. Educational and Psychological Measurement, [s.l.], v. 71, n. 3, p. 460-502, 2011. DOI: https://doi.org/10.1177/0013164410375112. BROWN, A; MAYDEU-OLIVARES, A. Fitting a thurstonian IRT model to forced-choice data using Mplus. Behavior Research Methods, [s.l.], v. 44, n. 4, p. 1135-1147, 2012. DOI: https://doi.org/10.3758/s13428-012-0217-x. BROWN, A; MAYDEU-OLIVARES, A. How IRT can solve problems of ipsative data in forced- choice questionnaires. Psychological Methods, [s.l.], v. 18, p. 36-52, 2013. DOI: https://doi.org/10.1037/a0030641. BROWN, A; MAYDEU-OLIVARES, A. Modeling forced-choice response formats. In: IRWING, P.; BOOTH, T.; HUGHES, D. (ed.). The Wiley Handbook of Psychometric Testing. London: John Wiley & Sons, Inc, 2016. p. 1-64. BURATO, K. R. S. S.; CRIPPA, J. A. S.; LOUREIRO, S. R. Validade e fidedignidade da escala de comportamento de segurança na ansiedade social. Arch. Clin. Psychiatry, [s.l.], v. 36, n. 5, p. 175- 181, 2009. BURLAMAQUI, A. K. P; AGUIAR, J. V. S; BATISTA, L. N. O “erro” na aprendizagem: um indicador de obstáculo na cognição. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019. Anais [...]. [S.l.: s.n], 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/ trabalhos/TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9055_27072019142415.pdf. Acesso em: 02 jun. 2020. CABALLO, V. E.; SALAZAR, I. C.; IRURTIA, M. J.; ARIAS, B.; HOFMANN, S. G. Measuring social anxiety in 11 countries: development and validation of the Social Anxiety Questionnaire for Adults. European Journal of Psychological Assessment, [s.l.], v. 26, n. 2, p. 95-107, 2010. CABALLO, V. E.; SALAZAR, I. C.; IRURTIA, M. J.; ARIAS, B.; HOFMANN, S. G.; CISO-A Research Team. The multidimensional nature and multicultural validity of a new measure of social anxiety: The Social Anxiety Questionnaire for Adults. Behavior Therapy, [s.l.], v. 43, n. 2, p. 313- 328, 2012. DOI: 10.1016/j.beth.2011.07.00. CABALLO, V. E.; ARIAS, B.; SALAZAR, I. C.; IRURTIA, M. J.; HOFMANN, S. G. Psychometric properties of an innovative self-report measure: The Social Anxiety Questionnaire for adults. Psychological Assessment, [s.l.], v. 27, p. 997, 2015. DOI: 10.1037/a0038828. CABRAL, A.; NICK, E. Dicionário técnico de Psicologia. São Paulo: Cultrix, 2006. 117 CAMARGO, V. S. O “concern” para Winnicott em diálogo com Melanie Klein. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação da PUC/Campinas, Campinas, 2015. CAMPOS, R. C. O Conceito de Mecanismos de Defesa e a sua Avaliação: Alguns Contributos. Revista Iberoamericana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica, [s.l.], n. 50, v. 1, p. 149-161, 2019. CAO, M; DRASGOW, F. Does forcing reduce faking? A meta-analytic review of forced-choice personality measures in high-stakes situations. Journal of Applied Psychology, [s.l.], v. 104, n. 11, p. 1347-1368, 2019. DOI: https://doi.org/10.1037/apl0000414. CARVALHO, A. F. T; SCATOLINI, H. M. N. Terapia ocupacional na complexidade do sujeito. Rio de Janeiro: Rubio, 2013. CARVALHO, E. A.; BERTOLINI, S. M. M. G.; MILANI, R. G.; MARTINS, M. C. Índice de ansiedade em universitários ingressantes e concluintes de uma instituição de ensino superior. Ciência, Cuidado e Saúde, [s.l.], v. 14, n. 3, p. 1290-1298, 2015. CASSEPP-BORGES, V.; BALBINOTTI, M. A. A.; TEODORO, M. L. M. Tradução e validação de conteúdo: Uma proposta para a adaptação de instrumentos. In: PASQUALI, L. Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010. CASTANHO, M. I. S. Sobre o sujeito que aprende. (cap. 1:14-35). In: BARONE, L. M. C; MARTINS, L.C. B; CASTANHO, M. I. S. (org.). Psicopedagogia: teorias da aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2013. CASTRO, A. C.; CASTRO, A. G.; JOSEPHSON, S. C.; JACÓ-VILELA, A. M. Medir, classificar e diferenciar. In: JACÓ-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. (org.). História da psicologia: rumos e percursos Rio de Janeiro: Nau Ed., 2006. (Ensino da psicologia; 3). p. 265- 290. CHATELARD, D. S.; CERQUEIRA, A. C. O conceito de simbiose em psicanálise: uma revisão de literatura. Ágora, Rio de Janeiro, v. XVIII, n. 2, p. 257-271, jul./dez. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-14982015000200007. COHEN, R. J.; SWERDLICK, M. E.; STURMAN, E. D. Testagem e avaliação psicológica: introdução a testes e medidas. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2014. CONSTANTINO, E. P. et al. Um olhar da psicologia sobre a educação: diagnóstico e intervenção na infância e na adolescência. São Paulo: Arte e Ciência, 2003. COSTA, E. R. As estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental: implicações para a prática educacional. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000. COSTA, A. R. L. O controle de desejabilidade social via diferentes formatos de resposta: avaliação da tríade sombria. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco, 2020. D’EL REY, G. J. F. Escala D’El Rey de medo de falar em público: elaboração de um instrumento de autoavaliação. Psicologia Argumento, [s.l.], v. 26, n. 52, p. 67-72, 2008. DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos Transtornos mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019. 118 DAMASIO, B. F; BORSA, J. C. (org.). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos. São Paulo: Vetor, 2017. DANCEY, C. P.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. 5. ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2013. FABRIS, F. A noção de tarefa, pré-tarefa e trabalho na teoria de E. Pichon-Rivière. Cad. Psicol. Soc. Trab., São Paulo, v. 17, n. esp. 1, p. 111-117, 2014. DOI: 10.11606/issn.1981-0490.v17ispe1p111- 117. FAVA, D. C.; KRISTENSEN, C. H.; MELO, W. V.; ARAUJO, L. B. Construção e validação de tarefa de Stroop Emocional para avaliação de viés de atenção em mulheres com Transtorno de Ansiedade Generalizada. Paidéia, [s.l.], v. 9, n. 43, p. 159-165, 2009. FERNANDES, A. M. B. Anete define Sara Paín. In: SCOZ, B. J. L. et al. Psicopedagogia: contribuições para a educação pós-moderna. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2004. p. 133-145. FERNANDES, E. Psicopedagogia e Psicanálise da Educação: para uma Pedagogia Humanista. Editora: Tecnilivros Ltda, 1983. FERNANDES, M. A.; VIEIRA F. E. R.; SILVA, J. S.; AVELINO, F. V. S. D.; SANTOS, J. D. M. Prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários de uma instituição pública. Rev Bras Enferm, [on-line], v. 71, n. 5, p. 2298-2304, 2018. Disponível emhttp://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S003471672018001102169&lng=pt &nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 out. 2020. FERNÁNDEZ, A. A inteligência aprisionada: Abordagem psicopedagógica clínica da criança e de sua família. Porto Alegre: Artmed, 1991. FERNÁNDEZ, A. A mulher escondida na professora. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. FERNÁNDEZ, A. O saber em jogo: a psicopedagogia propiciando autorias de pensamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001a. FERNÁNDEZ, A. Os idiomas do aprendente: análise das modalidades ensinantes com famílias, escolas e meios de comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2001b. FERREIRA, J. C. Ação psicopedagógica no processo ensino-aprendizagem. Monografia – Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2009. FILGUEIRAS, A; GALVÃO, B. O; FIORAVANTI_BASTOS, A. C. M; HORA, G. P. R; SANTANA, C. M. T; LANDEIRA-FERNANDES, J. Tradução e adaptação semântica do Questionário de Controle Atencional para o Contexto Brasileiro. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, n. 2, p. 173-185, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2015000200003. FIORAVANTI-BASTOS, A. C. M.; CHENIAUX, E.; LANDEIRA-FERNANDEZ, J. Development and validation of a short-form version of the Brazilian State-Trait Anxiety Inventory. Psicologia: Reflexão e Crítica, [s.l.], v. 24, n. 3, p. 485-494, 2011. FONSECA, V. Educação especial. In: Programa de Estimulação precoce: uma introdução as ideias de Feuerstein. Porto Alegre: Artmed, 1995. FORTUNA, T. R. Entrevista. Revista aprendizagem, Pinhais, PR, v. 19, p. 13-22, 2010. 119 FREUD, S. Conferência XXV: A Ansiedade. Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. Volume XVI. Parte III. Teoria Geral das Neuroses. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1976 [1916]. FREUD, S. Inibições, sintomas e ansiedade. Um Estudo Autobiográfico. Inibições, sintomas e ansiedade. A questão da análise leiga. Vol. XX. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1987 [1926]. GATTI, B. A. Possível reconfiguração dos modelos educacionais pós-pandemia. Estudos Avançados, [s.l.], v. 34, n. 100, p. 29-41, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103 4014.2020.34100.003. Acesso em: ago. 2021. GAUER, G. C.; PICON, P.; DAVOGLIO, T. R.; SILVA, L. M.; BEIDEL, D. C. Psychometric characteristics of the Brazilian Portuguese version of Social Phobia and Anxiety Inventory for Children (SPAI-C). PSICO, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 354-358, 2009. GOMES, M. B. S. H; VALE-DIAS, M. L. A família e as construções das modalidades de aprendizagem. Revista de Estudios e Investigación en Psicologia y Educación, [s.l.], extr. 5, A5- 311, 2017. GORAYEB, M. A. M., GORAYEB, R. “O Que Penso e Sinto” – Adaptação da Revised Children’s Manifest Anxiety Scale (RCMAS) para o português. Temas em Psicologia, [s.l.], v. 16, n. 1, p. 35- 45, 2008. HALL, C. S.; LINDZEY, G.; CAMPBEL, J. B. Teorias da Personalidade. Porto Alegre: Artmed, 2000. HERNANDEZ-NIETO, R. Contributions to statistical analysis. Mérida: Universidade de Los Andes, 2002. HINSHELWOOD, R. D. Dicionário do Pensamento Kleiniano. Tradução de José Octávio de Aguiar Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991/1992. HUTZ, C. S. (org.). Avaliação em Psicologia Positiva. Porto Alegre: Artmed, 2014. HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. M. Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015. ISOLAN, L.; SALUM, G. A.; OSOWSKI, A. T.; AMARO, E.; MANFRO, G. G. Psychometric properties of the Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) in Brazilian children and adolescents. Journal of Anxiety Disorders, [s.l.], v. 25, n. 5, p. 741-748, 2011. JACOB, A. V.; LOUREIRO, S. R. Desenvolvimento afetivo - o processo de aprendizagem e o atraso escolar. Paidéia – FFCLRP-USP, [s.l.], jan./fev. 1996. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ paideia/n10-11/11.pdf. Acesso em: jan. 2020. JACÓ-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. (org.). História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Ed., 2006. (Ensino da psicologia; 3). JESÚS S. F; MIRANDA, M. I. A mediação docente: o vínculo necessário para aprendizagens e superação de dificuldades. Revista Mundi Sociais e Humanidades, Curitiba, PR, v. 2, n. 1, p. 24, jan./jun. 2017. Disponível em: http://periodicos.ifpr.edu.br/index.php?journal=MundiSH&page =article&op=view&path%5B%5D=261&path%5B%5D=106. Acesso em: maio 2020. 120 KUMMER, A.; CARDOSO, F.; TEIXEIRA, A. L. Frequency of social phobia and psychometric properties of the Liebowitz Social Anxiety Scale in Parkinson’s disease. Mov Disorder, [s.l.], v. 23, n. 12, p. 1739-1743, 2008. KUMMER, A.; CARDOSO, F.; TEIXEIRA, A. L. Generalized anxiety disorder and the Hamilton Anxiety Rating Scale in Parkinson’s disease. Arquivos de Neuropsiquiatria, [s.l.], v. 68, n. 4, p. 495-501, 2010. LABATI-TERRA, L. Identificação de obstáculos epistemológicos em um artigo de divulgação científica - entraves na formação de professores de ciências? Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, [s.l.], v. 13, n. 3, p. 318-333, 2014. LAJONQUIÈRE, L. De Piaget a Freud: A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992. LEÃO A. M.; GOMES, I. P.; FERREIRA, M. J. M.; CAVALCANTI, L. P. G. Prevalência e fatores associados à depressão e ansiedade entre estudantes universitários da área da saúde de um grande centro urbano do nordeste do Brasil. Revista Brasileira de Educação Médica, [on-line], v. 42, n. 4, p. 55-65, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci. Acesso em: 17 nov. 2020. LIMA, E. G. A constituição dos sujeitos e a produção de conhecimentos: pontuações acerca da pesquisa sobre o livro didático de história. Revista Brasileira de Estudos pedagógicos, Brasília, v. 94, n. 236, p. 232-248, jan./abr. 2013. LINS, M. R. C.; BORSA, J. C. (org.). Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2017. LUCCHESE, R. BARROS, S. A utilização do grupo operativo como método de coleta de dados em pesquisa qualitativa. Rev. Eletr. Enf., [on-line], v. 9, n. 3, p. 796-805, 2007. Disponível em http://www.fen.ufg.br/revista/v9/n3/v9n3a18.htm. Acesso em: jan. 2020. MARKS, I. M. Fears, phobias and rituals. New York, NY: Oxford University Press, 1987. MARQUES, V. Peripécias: o desconhecido no conhecido. RJ: Booklink, 2003. In: MALUF, U. (org.). Epistemologias não-ordinárias. Paradigmas Alternativos nas Ciências Sociais e Humanas. Rio de Janeiro: Booklink, 2003. p. 62-70. MARTINY, C.; SILVA, A. C. O.; NARDI, A. E.; PACHANA, N. A. Tradução e adaptação transcultural da versão brasileira do Inventário de Ansiedade Geriátrica (GAI). Revista de Psiquiatria Clínica, [s.l.], v. 38, n. 1, p. 08-12, 2011. MIGUEL, F. K. Instrumentos informatizados e testagem adaptativa computadorizada. In: DAMASIO, B. F.; BORSA, J. C. (org.). Manual de desenvolvimento de instrumentos psicológicos. São Paulo, Vetor, 2017. p. 195-214. MIGUEL, F. K.; PRIMI, R. Teste Informatizado de Percepção de Emoções Primárias para avaliação de adultos. In: JOLY M. C. R. A.; REPPOLD, C. T. Estudos dos testes informatizados para avaliação psicológica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. p. 231-245. MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 121 MOKREJS, E. De Piaget a Freud: A (psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 149-150, 1995. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/33572/36310. Acesso em: 14 ago. 2020. MONTIEL, J. M.; BARTHOLOMEU, D.; MACHADO, A. A.; PESSOTTO, F. Caracterização dos sintomas de ansiedade em pacientes com transtorno de pânico Boletim Academia Paulista de Psicologia, [s.l.], v. 34, n. 86, p. 171-185, jan./jun. 2014. MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2005. MÜLLER, M. Psicopedagogía entre la clínica, la prevención y la transversalidad cultural. Aprendizaje Hoy. Temas de Psicopedagogía, [s.l.], ano XVII, v. 37, 1997. Disponível em: http://www.aprendizajehoy.com/AH/sumarah.htm. Acesso em: 15 jul. 2020. MUNARI, A. Jean Piaget. Tradução e organização de Daniele Saheb. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. Psicopedagogia clínica: caminhos teóricos e práticos. Curitiba: Ibpex, 2011. OLIVEIRA, A. P. Percepção de profissionais de enfermagem de um Hospital Universitário sobre a integração de estagiários na equipe. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014. OLIVEIRA, B. B.; CABRAL, R. P. Psicopedagogia: Um olhar para a maternagem no desenvolvimento da aprendizagem do sujeito. Rev. Psicopedagogia, [s.l.], v. 36, n. 109, p. 34-46, 2019. OLIVEIRA, C. T.; SANTOS, A. S.; DIAS, A. C. G. Expectativas de universitários sobre a universidade: sugestões para facilitar a adaptação acadêmica. Revista Brasileira de Orientação Profissional, [s.l.], v. 17, n. 1, p. 43-53, jan./jun. 2016. OLIVEIRA, J. C. S.; SISTO, F. F. Construção de uma escala de ansiedade para pacientes de ambulatório: Um estudo exploratório. Psicologia: Teoria e Prática, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 45-57, 2004. OLIVEIRA, M. A. C. Intervenção psicopedagógica na escola. 2. ed. Curitiba: Iesde do Brasil S/A, 2009. OLIVEIRA, S. M. S. S. O modelo de RASCH para avaliar o inventário de ansiedade na escola. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia, Universidade São Francisco, Itatiba, 2012. OLIVEIRA, S. M. S. S.; SISTO, F. F. Estudo para uma escala de ansiedade escolar para crianças. Psicologia Escolar e Educacional, [s.l.], v. 6, n. 1, p. 57-66, 2002. OLIVEIRA, V. M. Ruptura epistemológica e psicologia: a importância do olhar fluido. Rio de Janeiro, 2005. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia, Rio de Janeiro, 2005. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Novo coronavírus (2019-nCoV): relatório de situação [Internet]. Genebra: Saúde Mundial Organização; 2020. Disponível em: https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/relatórios de situação/20200211-sitrep-22- ncov.pdf?sfvrsn=fb6d49b1_2. Acesso em: 30 mar. 2020. 122 OSÓRIO, F. L.; CRIPPA, J. A.; LOUREIRO, S. R. Cross-cultural validation of the Brazilian Portuguese version of the Social Phobia Inventory (SPIN): Study of the items and internal consistency. Revista Brasileira de Psiquiatria, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 25-29, 2009. OSÓRIO, F. L.; CRIPPA, J. A.; LOUREIRO, S. R. Estudos de validação de instrumentos no transtorno de ansiedade social para o contexto brasileiro. Salud(i)ciencia, [s.l.], v. 17, n. 6, p. 533- 536, 2010. OSÓRIO, F. L.; CRIPPA, J. A.; LOUREIRO, S. R. Further psychometric study of the Beck Anxiety Inventory including factorial analysis and social anxiety disorder screening. International. Journal of Psychiatry in Clinical Practice, [s.l.], v. 15, n. 4, p. 255-262, 2011. PACICO, J. C. Como é feito um teste? Produção de itens. In: HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. M. Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 55-70. PACICO, J. C; HUTZ, C. S; SCHNEIDER, A. M. de A; BANDEIRA, D. R. Validade. In: HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R.; TRENTINI, C. M. Psicometria. Porto Alegre: Artmed, 2015. p. 71-84. PAÍN, S. A função da ignorância. V.1 Estruturas inconscientes do pensamento. Porto Alegre: Artmed, 1987. PAÍN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989. PAGE, M.J.; MCKENZIE, J. E.; BOSSUYT, P.M.; BOUTRON, I.; HOFFMANN, T.C.; MULROW, C.D. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, [s.l.], v. 372, n. 71, 2021. Traduzido por Verónica Abreu, Sónia Gonçalves-Lopes, José Luís Sousa e Verónica Oliveira. DOI: 10.1136/bmj.n71. Disponível em: https://www.bmj.com/ content/372/bmj.n71. Acesso em: 10 jan. 2022. PASQUALI, L. Teoria e métodos de medida em ciências do comportamento. Brasília: Laboratório de Pesquisa em Avaliação e Medida; Instituto de Psicologia – UnB: INEP, 1996. PASQUALI, L. Testes referentes a construto: teoria e modelo de construção. In: PASQUALI e cols. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010a. PASQUALI, L. Taxonomia dos instrumentos psicológicos. In: PASQUALI e cols. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed, 2010b. PASQUALI, L. Psicometria: teoria dos testes na psicologia e na educação. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. PASSOS, S. N. Formação de psicopedagogos: o trabalho metacognitivo nos especialistas. Monografia (Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia) – Universidade São Marcos, São Paulo, 2006. PEREIRA, L. A. P. Aprendizagem, modalidades e dificuldades de aprendizagem: o trabalho de prevenção do psicopedagogo na instituição. Revista Acadêmica Educação e Cultura em Debate, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 169-189, jan./dez. 2021. PEREIRA, S. O sujeito em busca do aprender: esboçando um diálogo entre referenciais sistêmicos e psicanalíticos. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012. Anais [...]. [S.l.: s.n.], 2012. 123 PEREIRA, T. T. S. O. Pichon-Rivière, a Dialética e os Grupos Operativos. Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo. Revista da SPAGESP, [s.l.], v. 14, n. 1, p. 21-29, 2013. PESSOTTI, I. Os nomes da loucura. São Paulo: Editora 34, 1999. PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. Tradução de Álvaro Cabral. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008. PIAGET, J. Seis Estudos de Psicologia. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária, 2009. PICHON-RIVIÈRE, Enrique. Teoria do Vínculo. 7. ed. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2007. PICON, P.; GAUER, G. J. C.; HIRAKATA, V. N.; HAGGSTRÄM, L. M.; BEIDEL, D. C.; TURNER, S. M.; MANFRO, G. G. Reliability of the Social Phobia and Anxiety Inventory (SPAI) Portuguese version in a heterogeneous sample of Brazilian university students. Revista Brasileira de Psiquiatria, [s.l.], v. 27, n. 2, p. 124-130, 2005. POLIT, D.F.; BECK, C.T. Delineamento de Pesquisa em Enfermagem. In: POLIT, D.F.; BECK, C.T. (ed.). Fundamentos de pesquisa em enfermagem: Avaliação de evidências para prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 247-368. PORTILHO, E. M. L; BLANCHET, A. C; SILVA, C. R. S; CORRÊA, F. Vínculos de aprendizagem na relação professor e aluno. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 6., 2017. Anais [...]. [S.l.: s.n.], 2017. ISSN 2176- 1396. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25489_12334.pdf. Acesso em: jan. 2020. PRADO, A. D.; PEIXOTO, B. C.; SILVA, A. M. B.; SCALIA, L. A. M. A saúde mental dos profissionais de saúde frente à pandemia da covid-19: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, [s.l.], n. 46, p. e4128, 26 jun. 2020. RAPOSO, D. M. S. P; GÜNTHER, I. A. O ingresso na universidade após os 45 anos: um evento não-normativo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 13, n. 1, p. 123-131, jan./mar. 2008. REIS, A. C; SILVA, E. P; MEIRELLES, C. M. O “novo normal” no campo da educação: da aparência à essência. Revista Princípios, [s.l.], n. 160 nov. 2020/fev. 2021. DOI: https://doi.org/10.4322/principios.2675-6609.2020.160.010. REPPOLD, C. T.; GURGEL, L. G.; HUTZ, C.S. O processo de construção de escalas psicométricas. Nota Técnica. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v. 13, n. 2, p. 307-310, 2014. SADOCK, B. J.; SADOCK, V. A.; RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciência do comportamento e psiquiatria clínica. 11. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. SAMPAIO, S. Dificuldades de aprendizagem: a psicopedagogia na relação sujeito, família e escola. 5. ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2019. SANCHES, C.; MEIRELES, M.; SORDI, J. O. Análise qualitativa por meio da: método de interpretação e síntese de informação obtida por escalas Likert. In: ENCONTRO DE ENSINO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE, 3., 2011. Anais [...]. João Pessoa, PB, Brasil, 2011. SÁNCHEZ-CANO, M.; BONALS, J. Avaliação Psicopedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2010. 124 SANCHIS, I. P., MAHFOUD, M. Interação e construção: o sujeito e o conhecimento no construtivismo de Piaget. Ciências & Cognição, [s.l.], v. 12, p. 165-177, 2007. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org. SEGAL, H. As ideias de Melanie Klein. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, 1983. SEIXAS, Y. K. M.; SANTOS, L. C. Depressão em acadêmicos de enfermagem. Artigo (Bacharelado em Enfermagem) – Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos, Uniceplac, 2019. SERAFINI, A. J.; BUDZYN, C. S.; FONSECA, T. L. R. Tipos de testes: características e aplicabilidade. Cap. 4, p. 56-75. In: LINS, M. R. C.; BORSA, J. C. (org.). Avaliação psicológica: aspectos teóricos e práticos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2017. SERRA, D. C. Teorias e práticas da psicopedagogia institucional. Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2012. SHARMA, R.; ANDRIUKAITIS, S.; DAVIS, J. M. Estados ansiosos. In: FLAHERTY, J. A.; DAVIS, J. M.; JANICAK, P. G. (org.). Psiquiatria: diagnóstico e tratamento. 2. ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1995. p. 148-153. SILVA, A. C. E. S; SILVA, J. R. S; PINHEIRO, F. G. M. S; OLIVEIRA, J. C; DANTAS, A. Q. SOUSA, P. H. S. F. Ansiedade e depressão em estudantes de nível superior de um centro universitário do nordeste brasileiro. Research, Society and Development, [s.l.], v. 11, n. 4, e45111427603, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27603. SILVA, A. F. M; CRUZ, Y. L. K. F; BRITO, L. F; BRAGA, K. R. Ansiedade em tempos de Coronavírus: uma análise no contexto escolar. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 6, p. 60855-60873, jun. 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n6-454. SILVA, E. L; OLIVEIRA, V. M. Ansiedade na aprendizagem de adultos uma visão psicopedagógica: como identificar e intervir. In: PEIXOTO, A. C. A; NAIFF, D. G. M; SILVA, N. S. (org.). Saberes em psicologia. Curitiba: Editorial Casa, 2023. ISBN: 978-65-5399-235-1. SILVA, J. V. V.; ROSA, J. T.; PAEGLE, I. C.; BRAUNHOLZ, M. A. S.; BOLGAR, M. F. Contribuições do Teste de Relações Objetais de Phillipson para o diagnóstico do funcionamento mental de pacientes com transtorno de pânico. PSIC: Revista de Psicologia da Vetor Editora, [s.l.], v. 5, n. 1, p. 48-65, 2004. SILVA, S. M; ROSA, A. R. Impacto da covid-19 na saúde mental dos estudantes e o papel das instituições de ensino como fator de promoção e proteção. Revista Prâksis, Novo Hamburgo, ano 18, n. 2, maio/ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.25112/rpr.v2i0.2446. SILVEIRA, M. B.; SALDANHA, R. P.; LEITE, J. C.; SILVA, T. O.; SILVA, T.; FILLIPIN, L. I. Construção e validade de conteúdo de um instrumento para avaliação de quedas em idosos. Einstein, São Paulo, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eins/v16n2/pt_1679-4508-eins-16-02- eAO4154.pdf. SOARES, A. B. et al. O impacto das expectativas na adaptação acadêmica dos estudantes no Ensino Superior. Psico-USF, Itatiba, v. 19, n. 1, p. 49-60, abr. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ pusf/a/n5TL8KyLXXvzvZSjpHPQTmd. Acesso em: jan. 2020. 125 SOARES-FILHO, G. L. F.; FREIRE, R. C.; BIANCHA, K.; PACHECO, T.; VOLSCHAN, A.; VALENÇA, A. M.; NARDI, A. E. Use of the hospital anxiety and depression scale (HADS) in a cardiac emergency room – Chest Pain unit. Clinics, [s.l.], v. 64, n. 3, p. 209-214, 2009. SORDI, R. Modalidade de aprendizagem: uma contribuição para a ampliação do conceito. Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia, [s.l.], v. 26, ed. 80, 2009. SOUZA, A. C.; ALEXANDRE, N. M. C.; GUIRARDELLO, E. B. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 26, n. 3, p. 649-659, jul./set. 2017. SOUZA, L.S. Uma avaliação psicopedagógica de cunho monográfico. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia) – Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), Curso de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Bahia, 2017. TAFNER, P.; CARVALHO, M. M. Impactos da educação na fecundidade, na educação dos filhos e retorno da educação superior segundo o curso de formação. In: TAFNER, Paulo et al. (org.). Caminhos trilhados e desafios da educação superior no Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2016. p. 353-402. TOMÁS, C. C. Adaptação da “Escala de Ansiedade para Crianças e Adolescentes: O que eu penso e o que eu sinto” numa amostra de crianças e adolescentes angolanos da província de Benguela. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde) – Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte, Gandra, 2012. TRINDADE, D. J.; NAGASHIMA, L. A.; ANDRADE, C.C. Obstáculos epistemológicos sob a perspectiva de Bachelard. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÃO SOCIAL, SUBJETIVIDADES E EDUCAÇÃO, 4., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, 6., 2017. Anais [...]. [S.l.: s.n.], 2017. TROITINHO, M. C. R; SILVA, I. B; SOUSA, M. M; SANTOS, A. D. S; MAXIMINO, C. Ansiedade, afeto negativo e estresse de docentes em atividade remota durante a pandemia da Covid- 19. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, e00331162, 2021. DOI: 10.1590/1981- 7746-sol00331. THURSTONE, L. L. Rank order as a psychophysical method. Journal of Experimental Psychology, [s.l.], v. 14, n. 3, p. 187-201, 1931. DOI:10.1037/h0070025. THURSTONE, L. L. A law of comparative judgment. Psychological Review, [s.l.], v. 101, n. 2, p. 266-270, 1994. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.101.2.266. URBINA, S. Fundamentos da testagem psicológica. Tradução de Cláudia Dornelles. Rev. Técnica de Maria Lucia Tiellet Nunes. Porto Alegre: Artmed, 2007. 320p. VALENTIN, E. C.; ALMEIDA, R. M. Pulsões de vida, pulsões de morte e compulsão à repetição. Helleniká. Revista Cultural, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 55-68, jan./dez. 2019. VALENTINI, F. Modelo latente para itens de escolha forçada. Avaliação Psicológica, [s.l.], v. 17, n. 1, p. 1-2, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15689/ap.2017.1701.ed. Acesso em: maio 2022. VASCONCELOS, A. S.; COSTA, C.; BARBOSA, L. N. F. Do transtorno de ansiedade ao Câncer. Revista SBPH, [s.l.], v. 11, n. 2, 2008. 126 VASCONCELOS, C. Os obstáculos epistemológicos na formação do espírito científico de Gaston Bachelard. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais) – Faculdade UnB Planaltina, 2013. VEIGA, E. C. Psicopedagogia: da epistemologia convergente à Psicopedagogia modular. Curitiba: Universidade Positivo, 2014. [Recurso eletrônico]. VIANNA, R. R. A. B. Avaliação dos níveis de ansiedade de uma amostra de escolares no Rio de Janeiro através da Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças (MASC-VB). Psicologia Clínica, [s.l.], v. 21, n. 2, p. 500, 2009. VICTORIA, M. S., SOARES, A. B. Avaliação do Teste de Associação Implícita numa amostra de estudantes de Psicologia. PSIC: Revista de Psicologia da Vetor Editora, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 211- 218, 2008. VILELA, R. Entre o mostrar e o dizer: considerações sobre a tarefa no diagnóstico clínico infantil. Colégio de Aplicação – UFRJ. Revista Construção Psicopedagógica, [s.l.], v. 27, n. 28, p. 26-36, 2019. VILLEMOR-AMARAL, A. E.; FARAH, F. H. Z.; PRIMI, R. O teste das pirâmides coloridas e o transtorno do pânico. Psicologia em Estudo, [s.l.], v. 9, n. 2, p. 301-307, 2004. VISCA, J. Psicopedagogia: Novas Contribuições. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991. VISCA, J. Clínica psicopedagógica: Epistemologia Convergente. 2. ed. rev. e ampl. Tradução de Laura Monte Serrat Barbosa. São José dos Campos: Pulso Editorial, 2010. WADSWORTH, B. J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5. ed. São Paulo: Pioneira, 1997. WEISS, M. L. Psicopedagogia Clínica: uma visão diagnóstica dos problemas de aprendizagem escolar. Rio de Janeiro: Lamparina; 2012 [1994].pt_BR
dc.subject.cnpqPsicologiapt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Edneusa Lima Silva.pdf3.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.