Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23224
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Tainá Moreira da-
dc.date.accessioned2025-09-16T16:43:26Z-
dc.date.available2025-09-16T16:43:26Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationSILVA. Tainá Moreira da. Geotecnologias e cartografia tátil: avaliação e desenvolvimento de mapas táteis ao jardim botânico da UFRRJ. 2024. 87 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23224-
dc.description.abstractO uso das Geotecnologias tem se tornado comum no cotidiano, seja para localização, retratação de algum fenômeno ou simplesmente para conhecer mais sobre o espaço que vivemos. Entretanto, no Brasil, ainda há poucas representações cartográficas, que possam abranger menores escalas, e que sejam acessíveis para pessoas com deficiência visual. O Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (JB-UFRRJ), é um espaço em que alunos, funcionários e moradores de Seropédica usam para passear, relaxar e conhecer um pouco mais da flora presente no campus, além de ser um espaço de lazer, é também destinado à Educação Ambiental. Esta pesquisa construiu um mapa tátil do Jardim Botânico da UFRRJ, além de representações táteis dos pontos mais importantes deste local, a fim de retratar a sua paisagem. Ao realizar a produção desses materiais aumenta-se o número de representações táteis e a possibilidade de alcançar cada vez mais espaços para inclusão de pessoas com deficiência visual. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática, que é uma abordagem qualitativa, através da pesquisa dos possíveis materiais que podem ser utilizados na construção de materiais táteis. Com a pesquisa realizada, foram construídos os materiais propostos por meio da utilização do papel microcapsulado (swellpaper), que quando aquecido por uma máquina fusora, tem suas micropartículas de álcool, no contato com tinta preta, expandidas ficando em alto relevo. Este presente trabalho se justifica pela necessidade de mais representações táteis dos espaços em que vivemos, e da inclusão de pessoas com deficiência visual, além de trazer acessibilidade para um espaço utilizado por variados públicos na UFRRJ, na qual tem como objetivo principal a Educação Ambiental. Por fim, foram elaborados dois mapas táteis dos pontos que mais se destacam no local e também uma representação tátil da paisagem, esses materiais foram avaliados por 3 pessoas voluntárias e vão permanecer disponibilizados na Sede do Jardim Botânico da UFRRJ.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectcartografia tátilpt_BR
dc.subjectjardim botânicopt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectdeficiência visualpt_BR
dc.subjectacessibilidadept_BR
dc.subjectTactile Cartographypt_BR
dc.subjectBotanical Gardenpt_BR
dc.subjectTeaching Resourcept_BR
dc.subjectvisually Impairedpt_BR
dc.subjectaccessibilitypt_BR
dc.titleGeotecnologias e cartografia tátil: avaliação e desenvolvimento de mapas táteis ao jardim botânico da UFRRJpt_BR
dc.title.alternativeGeotechnologies and tactile cartography: evaluation and development of tactile maps for the UFRRJ botanical gardenen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe use of Geotechnologies has become common in everyday life, whether for location, portrayal of a phenomenon or simply to learn more about the space we live in.However, in Brazil, there are still few cartographic representations that can cover smaller scales and are accessible to people with visual impairments.The Botanical Garden of the Federal Rural University of Rio de Janeiro (JB-UFRRJ), is a space where students, employees and residents of Seropédica use to stroll, relax and learn a little more about the flora present on the campus, in addition to being a space leisure, is also intended for Environmental Education.This research constructed a tactile map of the UFRRJ Botanical Garden, in addition to tactile representations of the most important points of this place, in order to portray its landscape.By producing these materials, the number of tactile representations increases and the possibility of reaching more and more spaces for the inclusion of people with visual impairments.The methodology used was Didactic Engineering, which is a qualitative approach, through research into possible materials that can be used in the construction of tactile materials.With the research carried out, the proposed materials were constructed through the use of microcapsulated paper (swell paper), which, when heated by a fusing machine, has its alcohol microparticles, in contact with black ink, expanded, becoming in high relief. This present work is justified by the need for more tactile representations of the spaces in which we live, and the inclusion of people with visual impairments, in addition to bringing accessibility to a space used by various audiences at UFRRJ, whose main objective is Environmental Education.. Finally, two tactile maps of the most prominent points of the site were created and also a tactile representation of the landscape. These materials were evaluated by 3 volunteers and will remain available at the UFRRJ Botanical Garden Headquarters.en
dc.contributor.advisor1Sousa, Gustavo Mota de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5932-8153pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3554715201484937pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Gustavo Mota de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5932-8153pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3554715201484937pt_BR
dc.contributor.referee2Sena, Carla Cristina Reinaldo Gimenes de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6605255765203000pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas Júnior, Robson Lopes de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1738-5173pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6830872380515826pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4185401859535206pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, R. A. de, SENA, C. C. R. G. de, & CARMO, W. R. do. (2018). Cartografia inclusiva: reflexões e propostas. Boletim Paulista De Geografia, (100), 224–246. ALMOULOUD, Saddo Ag; SILVA, Maria José Ferreira da. Engenharia didática: evolução e diversidade. Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianópolis, v. 07, n. 2, p. 22-52, 2012. ARRUDA, Luciana Maria Santos de. O ensino de geografia para alunos com deficiência visual: novas metodologias para abordar o conceito de paisagem. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. CAMPOS, M.C. O Ensino de Cartografia para alunos com deficiência visual. Geografia, Ensino & Pesquisa, Vol. 20, n.1, p. 95-102, 2016. CELESTINO, M. C. ; SILVA, T. M. ; SOUZA, T. R. R. S. ; VARGAS, K. B. Produção De Cartilha Ambiental da Bacia Hidrográfica do Guandu: Experiências com Estágio Supervisionado em Pesquisa Geográfica. In: Karine Bueno Vargas. (Org.). Caderno de resumos [recurso eletrônico] / I Encontro de Pesquisa e Educação Ambiental do Comitê Guandu; I Encontro de Pesquisadores da Flora Mário Xavier. 1° ed. Seropédica: ASAMIH, 2021, v. 1, p. 105-111. Claval, Paul. De Haussmannau Musée social. In: V. Berdoulay; P. Claval (dir.), Lesdébuts de l’urbanismefrançais, op. cit, 2001, p. 11-23. CONDE, A.J.M. Definindo a Cegueira e a Visão Subnormal. In: IBC [online]. Disponível: <http://www.ibc.gov.br/?itemid=94#more >[capturado em setembro de 2023]. FERREIRA, M.E.S.; SILVA, L.F.C.F. A Aplicação das Tecnologias de Prototipagem Rápida na Confecção de Matrizes Táteis. Boletim de Ciências Geodésica, sec. Artigos, Curitiba, v. 20, n° 2, p.411-426, abr-jun, 2014. IBC - INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT. Site oficial. Disponível na URL: <http://www.ibc.gov.br/>. [capturado em setembro de 2023]. 64 IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Site oficial. Disponível em <www.ibge.gov.br> [capturado em outubro de 2023]. JARDIM BOTÂNICO DA UFRRJ. Site oficial. Disponível em <https://institucional.ufrrj.br/jardimbotanico/historico/> [capturado em Setembro de 2023]. KOLACNY, A. Informação cartográfica: conceitos e termos fundamentais na Cartografia moderna. Geocartografia, Geografia - USP, São Paulo, n. 2, p. 3-11, 1994. LABTATE - LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA TÁTIL E ESCOLAR. Florianópolis. Departamento de Geociências. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: <http://www.labtate.com.br> [capturado em set de 2023]. LEMADI - LABORATÓRIO DE ENSINO E MATERIAL DIDÁTICO. São Paulo Departamento de Geociências. Universidade de São Paulo. Disponível em <www. geografia.fflch.usp.br/inferior/.../lemadi/index.h> [capturado em setembro de 2023]. LOCH, R.E.N. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2006. MACHADO, B.; DA SILVA, P.; SILVA, T.; LEAL, S.; VARGAS, K.; SOUSA, G. Geopasseios virtuais como alternativa de imersão no campus da UFRRJ e FLONA Mário Xavier durante a pandemia. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 3, p. 291-301, 4 dez. 2022. MEDEIROS, A. B.; MENDONÇA,M. J. S. L.; SOUSA, G. L.; OLIVEIRA, I. P. A importância da educação ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, v.4, n.1, set. 2011. MENEZES, P. M. L. e FERNANDES, M.C. Roteiro de Cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 1a Ed., 2013. NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. ONU, 1948. 65 OLIVEIRA, L. Estudo Metodológico e Cognitivo de um Mapa. In: ALMEIDA, R. D. (Org.) Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. RAMOS, C. S. Visualização cartográfica e cartografia multimídia: Conceitos e tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 2005. RODRIGUEZ, J. M. M.; SILVA, E. V.; CAVALCANTI, A. P. B. Geoecologia das paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. 4. ed. Fortaleza-CE: Ed. UFC, 2017. RICHTER, M.; SOUSA, G. M.; SEABRA, V. S. O Desafio do Ensino das Geotecnologias. In: Aprendendo Geografia: reflexões teóricas e experiências de ensino na UFRRJ. 1 ed. Seropédica: EDUR, 2012, v.1, p. 64-75 SANTOS, Milton. Metamorfoses do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Hucitec, 1988. SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, mar./abr. 2009, p. 10-16. SASSAKI, Romeu Kazumi. Terminologia sobre deficiência na era da inclusão. Revista Nacional de Reabilitação. São Paulo: ano 5 no. 24, jan./fev. 2002, p. 6-9. SENA, C.C.R.G.; CARMO, W.R. Cartografia Tátil: o papel das tecnologias na Educação Inclusiva. Boletim Paulista de Geografia, v. 99, p. 102-123, 2018. SILVA, E.M. A Utilização do Material Concreto na Alfabetização Matemática como Abordagem Conceitual do Sistema de Numeração Decimal. Dissertação, PPGEC-UNIGRANRIO, 2019. SILVA, L.A.; VARGAS, K.B. Caminhos Biogeográficos no Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. In: PINHEIRO, L. S.; GORAYEB, A. Geografia Física e as Mudanças Globais. Fortaleza: UFC, 2019a. ISBN 978-85- 7282-778-2. 66 SILVA, R.R. Mapa tátil: metodologia para construção de mapas por videntes e cegos / Renan Ramos da Silva, orientado por Luiz Felipe Coutinho Ferreira da Silva – Rio de Janeiro: Instituto Militar de Engenharia, 2013. SILVA, T. M.; SOUSA, G. M. Elaboração do Mapa Tátil dos Caminhos Biogeográficos Jardim Botânico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). In: Anais da V JGEOTEC 2020. Niterói, UFF, 2020. Disponível em: <http://jgeotec.uff.br/wp- content/uploads/sites/74/2021/03/Anais_JGEOTEC_2020_UFF_v004.pdf>. TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: A perspectiva da experiência. SciELO-EDUEL, 2013. UNESP – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Materiais Didáticos - Mapas Táteis. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/ceapla/cartografiatatil/material/mapas_tateis.doc>. [capturado em setembro de 2023]. VASCONCELLOS, R.A.A. Cartografia Tátil e o Deficiente Visual: uma avaliação das etapas de produção e o uso do mapa. Tese de Doutorado. São Paulo, 1993.pt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tainá Moreira da Silva.pdf7.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.