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dc.contributor.authorBraz, Mariana Antunes-
dc.date.accessioned2025-09-25T17:24:19Z-
dc.date.available2025-09-25T17:24:19Z-
dc.date.issued2024-08-30-
dc.identifier.citationBRAZ, Mariana Antunes. Saberes Experienciais e Curriculares de Professores Supervisores de Estágio de Educação Física na Educação Infantil. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23284-
dc.description.abstractAtuar como professor de Educação Física na Educação Infantil pode se mostrar uma tarefa bastante desafiadora, tendo em vista que, por muitas vezes a formação inicial não contempla de maneira satisfatória saberes específicos acerca desta etapa de ensino. Por ser uma etapa da Educação Básica repleta de particularidades, entendemos o Estágio Curricular Supervisionado com um grande potencial formativo para os licenciandos. Partindo do princípio de que o professor que atua na Educação Infantil e recebe estagiários em sua unidade escolar pode mobilizar diferentes saberes docentes em suas práticas cotidianas, esta investigação teve como objetivo analisar os saberes experienciais e curriculares mobilizados pelos docentes no desenvolvimento do ensino na Educação Infantil e identificar aqueles que consideram prioritários na supervisão do estágio de professorandos de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva exploratória tendo professores do sistema de ensino do município de Seropédica, RJ como participantes. Como estratégia para a coleta de dados foi utilizada uma entrevista estruturada. Para analisarmos os dados obtidos nas entrevistas, foi realizada análise de conteúdo. Observou-se que os professores mobilizam com mais frequência os saberes experienciais em detrimento aos saberes curriculares. Em relação aos saberes relacionados a prática do estágio supervisionado, os professores sinalizaram que a rotina e a gestão de classe devem ser experienciadas ao longo da atividade prioritariamente, além de chamarem atenção para atividades que oportunizem ao licenciando o entendimento de quentões ligadas ao planejamento. Aliando os resultados da pesquisa com as leituras realizadas, foi produzido um planner interativo como recurso educacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjecteducação físicapt_BR
dc.subjecteducação infantilpt_BR
dc.subjectEstágio Supervisionadopt_BR
dc.subjectsaberes docentespt_BR
dc.titleSaberes experienciais e curriculares de professores supervisores de estágio de educação física na educação infantil.pt_BR
dc.title.alternativeExperiential and curricular knowledge of teachers physical education internship supervisors in early childhood education.en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherActing as a Physical Education teacher in Early Childhood Education can prove to be a quite challenging task, as initial training often does not satisfactorily encompass the specific knowledge related to this segment. Given that this stage of Basic Education is filled with particularities, we recognize the Supervised Curricular Internship as having significant formative potential for pre-service teachers. Assuming that a teacher working in Early Childhood Education and hosting interns in their educational institution can mobilize various teaching knowledge in their daily practices, this investigation aimed to analyze the experiential and curricular knowledge utilized by educators in the development of teaching in Early Childhood Education and to identify those they consider to be priorities in supervising the internships of Physical Education pre-service teachers. This research is qualitative, descriptive, and exploratory, involving from the teachers from Seropedica county as participants. A structured interview was employed as the data collection strategy. To analyze the data obtained from the interviews, content analysis was conducted. It was observed that teachers more frequently mobilize experiential knowledge over curricular knowledge. Regarding the knowledge related to the practice of supervised internships, teachers indicated that routine and classroom management should be experienced primarily throughout the activity, while also emphasizing activities that provide pre-service teachers with an understanding of aspects related to planning. By combining the research findings with the literature reviewed, an interactive planner was created as an educational resource.en
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2159-6611pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique dos-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2159-6611pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Camila Borges-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6811303809599004pt_BR
dc.contributor.referee3Nascimento, Anelise Monteiro do-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4911-8301pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128109907868856pt_BR
dc.contributor.referee4Ferreira, Janaina da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5089569392136404pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0273736444047786pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
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dc.subject.cnpqEducação Físicapt_BR
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