Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23326
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorEstolano, Lilian Couto Cordeiro-
dc.date.accessioned2025-09-30T17:24:27Z-
dc.date.available2025-09-30T17:24:27Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.citationESTOLANO, Lilian Couto Cordeiro. Caminhos de uma perspectiva incômoda: as possibilidades de inserção curricular da Agroecologia. 2024. 154 f. Tese. (Doutorado em Educação, Contextos contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23326-
dc.description.abstractJá é consenso que a crise ambiental profundamente marcada em nossa sociedade e a transição temporal do século XX para o século XXI constituem-se em um processo muito maior - uma crise civilizatória e da racionalidade instrumental. O grande desafio traz a necessidade de ressignificar a produção do conhecimento a partir de pressupostos pautados no diálogo de saberes. Neste contexto, a presente tese pretende trazer à reflexão qual o caminho percorrido pela Agroecologia na Universidade Brasileira tendo lócus de análise a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, destacando o Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas. Partindo da história da Agroecologia no Brasil e de seus movimentos de organização e estruturação, bem como da produção de conhecimento relacionada à construção do conhecimento agroecológico, buscamos as correlações de força internas e externas que impactam não somente a elaboração dos documentos estruturantes da UFRRJ em sua produção de pesquisa e extensão, mas especialmente os seus fazeres, as presenças e ausências de atividades didático-pedagógicas que tem como eixo estruturante a Agroecologia, constituindo-se assim, numa contribuição para pensar a dimensão ambiental da Agroecologia na formação profissional em Ciências Agrárias e a necessidade urgente de proposições que deem conta do crise climática em curso. Os pressupostos teóricos estão baseados na perspectiva histórico-crítica tendo como método analítico o materialismo histórico-dialético os resultados encontrados denotam uma instituição preocupada com a temática ambiental a partir de seus documentos mais perenes como estatuto e regimento, tanto em seu princípio como em seu objetivo, o que se reflete no Projeto Pedagógico Institucional. no âmbito da gestão, em busca da construção de sua Política de Gestão Ambiental, porém com ausência da agroecologia como pressuposto formativo e vinculação político-institucional. Já quando se observa a produção por meio das pesquisas de dissertações e teses apresentam vasta produção em agroecologia e no âmbito da extensão, se apresentam algumas atividades extensionistas como eventos, projetos, cursos e produtos na área de agroecologia, mas ainda diminuto se comparado à área ambiental. As análises documentais do Projeto pedagógico de curso e da matriz curricular do Curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas realizadas denotam um esforço institucional no sentido de ofertar um curso com perfil voltado para o enfrentamento de desafios socioambientais, partindo da interdisciplinaridade e da sustentabilidade como princípios. O incômodo está na falta de unidade frente à diversidade de experiências e de sistematização de tais experiências.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectFormação Profissional em Ciências Agráriaspt_BR
dc.subjectConstrução do Conhecimento Agroecológico;pt_BR
dc.subjectUniversidade Brasileirapt_BR
dc.subjectecossocialismopt_BR
dc.subjectcrise climáticapt_BR
dc.subjectProfessional Training in Agrarian Sciencespt_BR
dc.subjectConstruction of Agroecological Knowledge;pt_BR
dc.subjectbrazilian universitypt_BR
dc.subjectecosocialismpt_BR
dc.subjectclimate crisispt_BR
dc.titleCaminhos de uma perspectiva incômoda: as possibilidades de inserção curricular da agroecologia.pt_BR
dc.title.alternativePaths of an uncomfortable perspective: the possibilities of curricular integration of agroecology.en
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstractOtherIt is already a consensus that the deep environmental crisis in our society and the temporal transition from the 20th century to the 21st century constitute a much larger process—a civilizational and instrumental rationality crisis. The great challenge brings the need to re- signify the production of knowledge based on assumptions grounded in the dialogue of knowledge. In this context, the present thesis intends to reflect on the path taken by Agroecology at the Brazilian University, analyzing the Federal Rural University of Rio de Janeiro, highlighting the Bachelor's Degree in Agricultural Sciences. Starting from the history of Agroecology in Brazil and its movements of organization and structuring, as well as the production of knowledge related to the construction of agroecological knowledge, we seek the internal and external correlations of forces that impact not only the development of UFRRJ's structuring documents in their research and extension production but especially their practices, the presences and absences of didactic-pedagogical activities that have Agroecology as a structuring axis, thus constituting a contribution to thinking about the environmental dimension of Agroecology in professional training in Agrarian Sciences and the urgent need for propositions that address the ongoing climate crisis. The theoretical assumptions are based on the historical-critical perspective, with the analytical method being the historical-dialectical materialism. The results found denote an institution concerned with the environmental theme from its most permanent documents such as statute and regulations, both in its principle and in its objective, which is reflected in the Institutional Pedagogical Project. In management, seeking the construction of its Environmental Management Policy, however, with the absence of agroecology as a formative assumption and political-institutional linkage. When observing the production through dissertation and thesis research, a vast production in agroecology is presented and, in the scope of extension, some extension activities such as events, projects, courses, and products in the area of agroecology are presented, but still diminutive compared to the environmental area. The documentary analyses of the course Pedagogical Project and the curriculum matrix of the Bachelor's Degree in Agricultural Sciences show an institutional effort to offer a course with a profile aimed at addressing socio-environmental challenges, starting from interdisciplinarity and sustainability as principles. The discomfort lies in the lack of unity in the face of the diversity of experiences and the systematization of such experiences.en
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.referee1Guimarães, Mauro-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4158-313Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221pt_BR
dc.contributor.referee2Fernandez, Annelise Caetano Fraga-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2659-9547pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3345036512295680pt_BR
dc.contributor.referee3Willeman, Estela Martini-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3496243990342796pt_BR
dc.contributor.referee4Silva, Iranilde de Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5544165518197667pt_BR
dc.contributor.referee5Oliveira, Lia Maria Teixeira de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1917858404070055pt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9408-4310pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8241978928027519pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespt_BR
dc.relation.referencesABA. Princípios e diretrizes da educação em agroecologia. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 11, n. 1, 2016. ALIMONDA, Héctor (Org.). La naturaleza colonizada: ecología política y minería en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2011. ALTIERI, Miguel A. ¿Por qué estudiar la agricultura tradicional? In: GONZÁLEZ ALCANTUD, J. A.; GONZÁLEZ DE MOLINA, M. (eds.). La tierra: mitos, ritos y realidades. Barcelona: Anthropos, 1992. p. 332-350. ALTIERI, Miguel A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 3. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001. (Síntese Universitária, 54). ALTIERI, Miguel A. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1987. ALTIERI, Miguel A. Agroecología: principios y estrategias para diseñar sistemas agrarios sustentables. In: SARANDON, S. J. Agroecología: el camino hacia una agricultura sustentable. Buenos Aires – La Plata, 2002. ALTIERI, Miguel. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. ANDERSON, G.; HERR, K. O docente-pesquisador: a investigação-ação como uma forma válida de geração de conhecimentos. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 2, n. 1, 2016. ANGUS, Ian. Enfrentando o Antropoceno: capitalismo fóssil e a crise do sistema terrestre. São Paulo: Boitempo, 2023. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Parecer CNE/CP no 22/2019, de 7 de novembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Brasília, DF: 2019. BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno. Resolução CNE/CP no 2, de 1o de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial, em nível superior, e para a formação continuada. Brasília, DF: 2015. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução CNS no 466/2012: diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Brasília, DF: 2012. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v. 1, n. 1, p. 16-37, jan./mar. 2000a. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectivas para uma nova Extensão Rural. In: ETGES, V. E. (org.). Desenvolvimento rural: potencialidades em questão. Santa Cruz do Sul: EDUSC, 2001. p. 19-52. 114 CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e extensão rural: contribuições para a promoção do desenvolvimento rural sustentável. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004a. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia e sustentabilidade: base conceptual para uma nova Extensão Rural. In: WORLD CONGRESS OF RURAL SOCIOLOGY, 10., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IRSA, 2000b. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004b. CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: enfoque científico e estratégico para apoiar o desenvolvimento rural sustentável (texto provisório para discussão). Porto Alegre: EMATER/RS- ASCAR, 2002. (Série Programa de Formação Técnico-Social da EMATER/RS: Sustentabilidade e Cidadania, texto 5). CAPORAL, F. R.; COSTABEBER, J. A.; PAULUS, G. Agroecologia como matriz disciplinar para um novo paradigma de desenvolvimento rural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 3., Florianópolis. Anais... Florianópolis: CBA, 2005. CARNEIRO, S. M. M. A dimensão ambiental na educação escolar: contextualização teórico- metodológica e diagnóstico nas séries iniciais da rede escolar pública. In: RAYNAUT, C. et al. Desenvolvimento e meio ambiente: em busca da interdisciplinaridade. Curitiba: Ed. UFPR, 2002. COTRIM, D. S.; DAL SOGLIO, F. K. Construção do conhecimento agroecológico: problematizando o processo. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 11, n. 3, 2016. DAL SOGLIO, F. K. Editorial: E quem avalia o Qualis Periódicos? Revista Brasileira de Agroecologia, v. 18, n. 3, p. 88-93, 2023. CHESNAIS, F.; SERFATI, C. “Ecologia” e condições físicas da reprodução social: alguns fios condutores marxistas. Crítica Marxista, n. 16. São Paulo: Boitempo, 2003. DEMIER, Felipe. Bonapartismo: o fenômeno e o conceito. Revista Outubro, n. 25, mar. 2016. EHLERS, Eduardo. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. São Paulo: Brasiliense, 1995. EMBRAPA. Marco de referência em agroecologia. Brasília: Embrapa, 2006. ENGELS, Friedrich. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984. ENGELS, Friedrich. Do socialismo utópico ao socialismo científico. São Paulo: Edipro, 2022. FOSTER, John Bellamy. A ecologia de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2023. FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. FRADE, Carmen de O. A construção de um espaço para pensar e praticar agroecologia na UFRRJ e seus arredores. 2000. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – CPDA/UFRRJ, Seropédica, 2000. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. 115 GIRALDO, Omar Felipe. Ecología política de la agricultura: agroecología y posdesarrollo. San Cristóbal de Las Casas, México: El Colegio de la Frontera Sur, 2018. GLIESSMAN, Stephen. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2001. GLIESSMAN, Stephen R. (ed.). Agroecology: researching the ecological basis for sustainable agriculture. New York: Springer-Verlag, 1990. GLIESSMAN, Stephen R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000. GLIESSMAN, Stephen R. Agroecology: ecological processes in sustainable agriculture. Chelsea: Ann Arbor Press, 1997. GOMES, João Carlos C. As bases epistemológicas da agroecologia. Florianópolis: UFSC, [s.d.]. Mimeo. GONZÁLEZ DE MOLINA, Manuel. Agroecología: bases teóricas para una historia agraria alternativa. Agroecología y Desarrollo, n. 4, p. 22-31, dez. 1992. GUIMARÃES, M.; GRANIER, N. B. Educação ambiental e os processos formativos em tempos de crise. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 55, p. 1574-1597, out./dez. 2017. GUIMARÃES, M. Pesquisa e processos formativos de educadores ambientais na radicalidade de uma crise civilizatória. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 13, n. 1, p. 58-66, 2018. GUZMÁN-CASADO, G.; GONZÁLEZ DE MOLINA, M.; SEVILLA-GUZMÁN, E. (Coord.). Introducción a la agroecología como desarrollo sostenible. Madrid: Mundi-Prensa, 2000. HEYD, T. Ética, medio ambiente y trabajo. In: BLOUNT, E.; CLARIMÓN, L.; CORTÉS, A.; RIECHMANN, J.; ROMANO, D. (coords.). Industria como naturaleza: hacia la producción limpia. Madrid: Catarata, 2003. p. 239-255. IBÁÑEZ, Jesus. Perspectivas de la investigación social: el diseño en las tres perspectivas. In: FERRANDO, G.; IBÁÑEZ, J.; ALVIRA, F. El análisis de la realidad social: métodos y técnicas de investigación. Madrid: Alianza Editorial, 2002. IRINEU, Nádia Silvério Oliveira. Dimensões da agroecologia na produção e comercialização de agricultores familiares no Distrito Federal e Entorno. 2016. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016. JACOB, L. B. Agroecologia e universidade: entre vozes e silenciamentos. Piracicaba, 2011. JESUS, E. L. Da agricultura alternativa à agroecologia: para além das disputas conceituais. Agricultura Sustentável, Jaguariúna, v. 1-2, p. 27-47, dez. 1996. KAUTSKY, Karl. A questão agrária. São Paulo: Flama, 1980. LACEY, Hugh. Adoção de medidas de precaução diante dos riscos no uso das inovações tecnocientíficas. Estudos Avançados, São Paulo, v. 33, n. 95, p. 245-258, jan. 2019. 116 LACEY, Hugh; MARICONDA, Pablo Rubén. O modelo da interação entre as atividades científicas e os valores na interpretação das práticas científicas contemporâneas. Estudos Avançados, São Paulo, v. 28, n. 82, p. 181-199, 2014. LARANJEIRA, Nina; CARCELLE, S.; MIRANDA, Denise; et al. Para uma ecologia de saberes: trajetória da construção do conhecimento agroecológico na ABA. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 14, n. 2, p. 65-79, 2019. LEFF, Enrique (Coord.). A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003. LÖWY, Michael. O que é o ecossocialismo? São Paulo: Cortez, 2014. MACHADO, Luis Carlos Pinheiro; MACHADO FILHO, Luis Carlos Pinheiro. A dialética da agroecologia: contribuição para um mundo com alimentos sem veneno. São Paulo: Expressão Popular, 2014. MARTÍNEZ ALIER, Joan. De la economía ecológica al ecologismo popular. 2. ed. Barcelona: Icaria, 1994. MARTÍNEZ ALIER, Joan; SCHLÜPMANN, Klaus. La ecología y la economía. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 1992. MARX, Karl. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO. Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Brasília: MDA, 2004. MOREIRA, Rodrigo Machado. Da hegemonia do agronegócio à heterogeneidade restauradora da agroecologia: estratégias de fortalecimento da transição agroecológica na agricultura familiar camponesa do PROGERA, Botucatu e Região – São Paulo, Brasil. 2012. Tese (Doutorado em Agroecologia) – Universidad de Córdoba, Córdoba, 2012. MORIN, Edgar. Ciência com consciência. São Paulo: Bertrand Brasil, 1999. MORIN, Edgar. O método. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1998. NAVARRO, Zander. Sete teses equivocadas sobre as lutas sociais no campo: o MST e a reforma agrária. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 11/12, p. 86-93, 1997. OLIVEIRA, Ariovaldo U. Modo capitalista de produção e agricultura. São Paulo: Ática, 1987. OLIVEIRA, Olívia C. A democratização da educação superior e as ações de assistência estudantil na história da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). 2021. Tese (Doutorado em Educação) – PPGEDUC/UFRRJ, Seropédica, 2021. PESSOA, H. M.; TRISTÃO, M. Cartografia do desejo ambiental na universidade: possibilidades de atravessamentos da educação ambiental na formação acadêmica. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 36, n. 2, p. 190-206, maio/ago. 2019. PETERSEN, Paulo F. Introdução. Cadernos de Agroecologia. Articulação Nacional de Agroecologia, 2007. REIS, C. R. M. Interações entre valores e atividade científica e sua aplicação ao contexto dos campos sulinos. Revista Brasileira de Agroecologia, v. 13, n. 3, 2018. 117 RICUPERO, Bernardo. Fascismo: ontem e hoje. Lua Nova, São Paulo, p. 27-36, 2022. SAITO, Kohei. O ecossocialismo de Marx. São Paulo: Boitempo, 2021. SANTOS, A. D. Construção do conhecimento agroecológico: síntese de dez experiências desenvolvidas por organizações vinculadas à Articulação Nacional da Agroecologia. Cadernos de Agroecologia. Articulação Nacional de Agroecologia, 2007. SEVILLA GUZMÁN, E.; GONZÁLEZ DE MOLINA, M. (eds.). Ecología, campesinado e historia. Madrid: La Piqueta, 1993. SOARES, A. M. D. et al. Formação profissional e ambiente: reflexões sobre a configuração de perfis formativos de diferentes cursos de graduação da UFRRJ. In: CONGRESSO DE ECOLOGIA DO BRASIL, 7., Caxambu. Anais... Caxambu: SBE, 2005. SOARES, A. M. D. et al. Educação e desenvolvimento rural sustentável: reflexões sobre a experiência. Revista Universidade Rural – Série Ciências Humanas, v. 26, Seropédica, 2004. STAMATO, Beatriz. Pedagogía del hambre versus pedagogía del alimento: contribuiciones hacia un nuevo proyecto pedagógico para las Ciencias Agrarias en Brasil.... 2012. Tese (Doutorado em Educación) – Universidad de Córdoba, Espanha, 2012. TRISTÃO, M. A educação ambiental na formação de professores: rede de saberes. São Paulo: Annablume; Vitória: Facitec, 2004. VANDER PLOEG, Jan Douwe. O modo de produção camponês revisitado. Porto Alegre: UFRGS, 2003. VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. YOUNG, Michael. Superando a crise na teoria do currículo: uma abordagem baseada no conhecimento. Cadernos Cenpec, v. 3, n. 2, 2014. Fontes audiovisuais ÉTICA na pesquisa e os desafios da produção científica e dos periódicos em educação. ANPEd na Quarentena, 29 jul. 2020. 1 vídeo (1h32min36s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ECF0aTORCzE&t=1295s. Acesso em: 4 jan. 2022. DIÁLOGOS sobre natureza, cosmologias e território: Nêgo Bispo. Oficina Brennand, 24 nov. 2021. 1 vídeo (1h54min51s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cnhIpOwKAsA. Acesso em: 6 jan. 2022. DIÁLOGOS sobre natureza, cosmologias e território: Aílton Krenak. Oficina Brennand, 4pt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LILIAN COUTO C ESTOLANO.pdf3.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.