Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/234
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Caldas, Marcos José de Araújo | - |
dc.contributor.author | Estrella, Amanda Conegundes | - |
dc.date.accessioned | 2017-04-12T17:19:50Z | - |
dc.date.available | 2017-04-12T17:19:50Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | ESTRELLA, Amanda Conegundes. A ciberhistória: as possibilidades para historiador na era digital, a importância do saber pesquisar. 2013. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/234 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é analisar a pesquisa histórica, as praticas de ensino e aprendizagem, após a disseminação da base tecnológica formada pelo computador, internet e as novas tecnologias comunicacionais. Inicialmente a análise se detém no contato entre o historiador e as tecnologias, os primeiros usos do computador até as formas atuais de uso. Percebe-se que a utilização da Internet no campo Histórico, conduz a necessidade de se pensar talvez em uma nova metodologia aplicada especificamente para o uso de Informações divulgadas no meio digital, além de produzir novos campos carentes de análise. Ao analisarmos o historiador na Era Digital, tentamos entender como o campo histórico vem trabalhando e se adaptando ao uso das tecnologias de comunicação e distribuição de informações digitais. O aumento na velocidade da produção, compartilhamento e quantidade de conteúdos, impacta diretamente o trabalho do historiador. Outro tema importante é a necessidade de uma remodelação do ensino, principalmente acadêmico para adaptar-se a nova conjuntura comunicacional, pois há a necessidade de ensinar ao aluno a processar qualitativamente a grande quantidade de informações disponibilizadas em rede, além disso, é capacitar ao aluno a desenvolver sua própria capacidade de filtro, independente da grande quantidade de informações que se depare em sua pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Historiografia | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Historiadores | pt_BR |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | Letramento informacional | pt_BR |
dc.title | A ciberhistória: as possibilidades para historiador na era digital, a importância do saber pesquisar | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Caldas, Marcos José de Araújo | - |
dc.contributor.members | Barros, José Costa D’Assunção | - |
dc.contributor.members | Soltau, Samuel Bueno | - |
dc.contributor.members | Berriel, Marcelo Santiago | - |
dc.degree.level | licenciatura | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ESTRELLA Amanda Conegundes 2013.pdf | 849.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.