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dc.contributor.authorCampos, Anne Nascimento-
dc.date.accessioned2025-10-24T18:27:23Z-
dc.date.available2025-10-24T18:27:23Z-
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.citationCAMPOS, Anne Nascimento. Ensino do conteúdo de Lutas na Educação Física escolar da rede municipal de ensino de Seropédica. 2025. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23502-
dc.description.abstractO conteúdo de Lutas na Educação Física escolar tem seu reconhecimento como um componente relevante, porém, muitos professores ainda não utilizam dele alegando alguns empecilhos, como a comparação das Lutas com a violência, as lacunas na formação, a ausência de espaços e/ou materiais adequados, dentre outros. Desde a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1997, as Lutas aparecem como uma das manifestações da cultura corporal que deveriam ser trabalhadas na Educação Física Escolar, a fim de diversificar a prática pedagógica da área. Anos depois, em 2017, a Base Nacional Comum Curricular surge como um documento normativo que busca definir o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, e traz, como um dos componentes obrigatórios da Educação Física, as Lutas. Compreender de forma mais aprofundada como inserir tais práticas na escola pode, então, ser fundamental para que a Educação Física obtenha sucesso como componente curricular obrigatório no currículo escolar. A partir disso, este estudo propõe analisar o ensino do conteúdo de Lutas na Educação Física Escolar da rede municipal de Seropédica, verificar se os professores utilizam esse conteúdo em suas aulas, identificar se estes se sentem confortáveis em ensinar, descrevendo quais as estratégias são utilizadas por eles e, ao final, produzir um e-book de suporte pedagógico para o ensino das Lutas na Educação Física Escolar. Deste modo, a pesquisa se mostra relevante à medida que seus resultados podem contribuir de forma conceitual, procedimental e atitudinal com alunos e com professores no ensino do conteúdo de Lutas, sendo possível, também, trazer dados para o sistema educativo de Seropédica a fim de gerar e fomentar uma mudança formativa, incentivando, desse modo, a formação continuada dos profissionais da rede. A pesquisa se caracteriza como descritiva, com uma abordagem quanti-qualitativa, de natureza aplicada; quanto ao tipo de procedimento, se caracteriza como um estudo de campo, tipicamente focalizado em uma comunidade: professores de Educação Física do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Seropédica. Os dados foram coletados a partir de um questionário, via Google Forms, com 18 questões. As respostas foram categorizadas e analisadas segundo a proposta de Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultado, podemos inferir que a maioria dos professores afirmaram que utilizam e se sentem confortáveis com conteúdo de Lutas em suas aulas, porém apresentaram uma organização metodológica simplificada com estratégias de ensino não muito claras. Os professores compreendem os conceitos e conhecem diversas modalidades de Luta, apesar de não ser evidenciado um conhecimento especializado ou mais profundo sobre o tema. Foi possível perceber que a lacuna no ensino das Lutas no município de Seropédica está nas estratégias para a transmissão deste conhecimento, e esperamos que a proposta aqui apresentada, como recurso educacional, possa auxiliar a mitigar esta dificuldade. Sugerimos mais estudos na área das práticas, estratégias e metodologias de ensino das Lutas, para que este conteúdo esteja cada vez mais presente nos planejamentos dos professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLutaspt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectCombat Sportspt_BR
dc.titleEnsino do conteúdo de Lutas na Educação Física Escolar da rede municipal de ensino de Seropédicapt_BR
dc.title.alternativeTeaching of combat sports content in Physical Education in the municipal school system of Seropédicaen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstractOtherThe content of Combat Sports in school Physical Education is recognized as a relevant component. However, many teachers still do not incorporate it into their practice, citing several obstacles, such as the association of combat sports with violence, gaps in their professional training, and the lack of appropriate spaces and/or materials, among others. Since the development of the National Curriculum Parameters, in 1997, combat sports have been included as one of the manifestations of body culture that should be addressed in school Physical Education, to diversify the pedagogical practice of the subject. Years later, in 2017, the Common National Curriculum Base (Base Nacional Comum Curricular) emerged as a normative document aimed at defining the essential, organic, and progressive set of learning that all students must develop throughout the stages and modalities of Basic Education, which include combat sports as one of the mandatory components of Physical Education. Gaining a deeper understanding of how to incorporate these practices into schools can, therefore, be crucial for Physical Education to succeed as a mandatory component of the curriculum. Based on this, the present study aims to analyze the teaching of combat sports content in school Physical Education within the municipal school system of Seropédica, aiming to identify whether teachers incorporate this content into their lessons, whether they feel comfortable teaching it, describe the strategies they employ, and, ultimately, develop a pedagogical guide to support the teaching of combat sports in school Physical Education. In this way, this research proves to be relevant as its results may contribute conceptually, procedurally, and attitudinally to both students and teachers regarding the teaching of combat sports. It may also provide valuable data to the educational system of Seropédica, fostering transformative change by encouraging ongoing professional development for educators in the network. The research is characterized as descriptive, with a quantitative-qualitative approach and an applied nature. In terms of procedure, it is classified as a field study, typically focused on a specific community: Physical Education teachers in the municipal school of Seropédica. Data were collected through an online questionnaire using Google Forms, consisting of 18 questions. The responses were categorized and analyzed based on Bardin’s Content Analysis framework. As a result, it can be inferred that most teachers reported using combat sports content in their classes and feeling comfortable teaching it. However, they presented a simplified methodological organization, with teaching strategies that were not clearly defined. Although teachers understand the concepts and are familiar with several combat sports modalities, a specialized or deeper knowledge of the subject was not evident. It became clear that the main gap in the teaching of combat sports in Seropédica lies in the strategies for delivering this knowledge. We hope that the proposal presented here, as an educational resource, can help mitigate this challenge. We also suggest further studies focusing on practices, strategies, and teaching methodologies for combat sports, so that this content becomes increasingly integrated into teachers' lesson planning.en
dc.contributor.advisor1Ruffoni, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193088509334234pt_BR
dc.contributor.referee1Ruffoni, Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8193088509334234pt_BR
dc.contributor.referee2Pires, Valéria Nascimento Lebeis-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9354-2543pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0935439503269817pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Gabriela Conceição de-
dc.contributor.referee3Latteshttps://orcid.org/0000-0001-6493-1208pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742694695364324pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRRJpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
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