Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2911
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.advisorBerto, Bruno Pereira-
dc.contributor.authorSilva, Daniel Ferreira-
dc.date.accessioned2018-07-30T16:00:23Z-
dc.date.available2018-07-30T16:00:23Z-
dc.date.issued2017-07-18-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2911-
dc.description.abstractO ensino do corpo humano nas escolas ainda nos dias de hoje vem sendo feito de maneira isolada, apresentando estruturas, tecidos e órgãos de forma separada levando a uma dificuldade de entendimento dos alunos em relação ao assunto. Deste modo, o presente trabalho tem como proposta verificar como professores egressos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) abordam o tema corpo humano em suas aulas e, desta forma, correlacionar a análise do tema com as metodologias de ensino utilizada pelos profissionais. Em consonância, é possível observar as dificuldades encontradas pelos professores sobre o assunto, ausência de materiais didáticos, livros distantes da realidade dos alunos ou ainda com conteúdos isolados. Esse trabalho foi realizado com seis professores do Ensino Fundamental que atuaram ou atuam em projetos do PIBID em escolas do município de Seropédica (RJ). Os resultados nos dão uma ampla gama de informações referente às metodologias abordadas pelos educadores e como estes trabalham o tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleO corpo humano no ensino fundamental: perspectivas dos egressos do programa institucional de bolsa de iniciação à docênciapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.membersLima, Helena Regina Pinto-
dc.contributor.membersBerto, Bruno Pereira-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe teaching of the human body in schools is still today done in an isolated way, presenting structures, tissues and organs separately leading to a difficulty of understanding from the students in relation to the subject. In this way, the present study has as a proposal to verify how teachers formed by the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID (Institutional Program of Initiation to Teaching) approach the subject human body in their classes and, therefore, to correlate the analysis of this theme with the teaching methodologies used by these professionals. This study was carried out with six elementary school teachers who worked or are currently working on PIBID projects in public schools, in the city of Seropédica (RJ). The results give us a wide range of information regarding the methodologies addressed by the educators and how they work with the theme. In agreement, it is possible to observe the difficulties encountered by the teachers on the subject, lack of didactic material, books that are far from the reality of the students or even with isolated contents.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Ferreira Silva - Jul 2017.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.