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dc.contributor.advisorCoelho, Irene da Silva-
dc.contributor.authorSantaren, Karen Caroline Ferreita-
dc.date.accessioned2018-07-30T16:02:03Z-
dc.date.available2018-07-30T16:02:03Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2915-
dc.description.abstractOs microrganismos são organismos microscópicos que possuem elevada diversidade e capacidade de habitar até mesmo locais que apresentam condições extremas. Assim, estabelecem diversas interações com outros organismos e estão presentes em diversos contextos no cotidiano do ser humano. Atividades práticas são consideradas ferramentas relevantes para auxílio no processo de ensino-aprendizagem, apesar de muitas vezes não serem realizadas devido, entre outros, a entraves de ordem econômica e estrutural. O presente trabalho tem como finalidade realizar atividades práticas que relacionem os conteúdos teóricos de Microbiologia com atividades do cotidiano dos discentes, buscando tornar esse conteúdo menos abstrato e contribuir para um melhor aproveitamento do ensino nessa área. Pretende-se também verificar quais são os fatores limitantes enfrentados nas escolas que restringem a realização de tais atividades. Para isso, foram verificados os conhecimentos dos estudantes antes e após o desenvolvimento das atividades práticas que foram relacionadas a temas como meio ambiente, saúde e alimentação, promovendo uma abordagem que estimulasse a participação ativa dos discentes. Houve um aumento no número de acertos de todas as questões, demonstrando que as atividades propostas contribuíram positivamente para o aproveitamento da Microbiologia, além de despertar o interesse em discentes e docente para realização de outras atividades práticas. Além disso, foram verificados aspectos relacionados a atuação profissional dos docentes, bem como frequência de realização das atividades e fatores limitantes para esse desenvolvimento. Apesar dessas atividades terem sido consideradas importantes, foram apontados fatores que restringem a realização destas, tais como falta de recurso, tempo e grande número de estudantes por classe, sendo importante propor políticas públicas que garantam a valorização do trabalho docente, fomento e suporte para a realização de atividades que possam contribuir para melhores condições de aprendizado dos estudantes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAtividades práticas de microbiologiapt_BR
dc.subjectEnsino com escolas públicaspt_BR
dc.subjectMicroorganismospt_BR
dc.subjectMicrobiologia no ensino médiopt_BR
dc.titleRelevância de atividades práticas no processo de ensino-aprendizagem de microbiologia em escolas públicas na baixada fluminensept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersCoelho, Irene da Silva-
dc.contributor.membersSantos, Debora Regina Lopes dos-
dc.contributor.membersBarbosa, Daniele Rodrigues-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherMicroorganisms are microscopic organisms that have high diversity and ability to inhabit even places that have extreme conditions. Thus, they establish various interactions with other organisms and are present in different contexts in the daily life of the human being. Practical activities are considered relevant tools to help the teaching and learning process, although they are often times not performed because of, among others, economic and structural obstacles. The present work has the purpose of performing practical activities that relate the theoretical contents of Microbiology to daily activities of students, seeking to make this content less abstract and contribute to a better use of teaching in this area. It is also intended to verify which are the limiting factors faced in the schools that restrict the accomplishment of these activities. For this, the students' knowledge was verified before and after the development of the practical activities that were related to themes such as environment, health and food, promoting an approach that stimulated an active participation of the students. There was an increase in the number of correct answers to all the questions, demonstrating that the proposed activities contributed positively to the yield of Microbiology, in addition to arouse interest in students and teachers to make other practical activities. Besides, it was verified many aspects related to the professional practice of the teachers, as well as frequency of accomplishment of activities and factors that limit this development. Although these activities were considered important, factors that restrict them were pointed out, such as lack of resources, time and a large number of students per class. In this way it is important to propose public policies that guarantee the valuation of teaching work, as well as promotion and support to activities that can contribute to better learning conditions for students.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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