Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2916
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPontes, Emerson Guedes-
dc.contributor.authorNascimento, Luanda da Silva-
dc.date.accessioned2018-07-30T16:02:56Z-
dc.date.available2018-07-30T16:02:56Z-
dc.date.issued2017-07-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2916-
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta uma proposta de contextualização no ensino de Bioquímica, utilizando como recurso didático um jogo que aborda o conteúdo de metabolismo de glicogênio. Sabemos, que a disciplina de Bioquímica é apresentada pelos alunos como sendo abstrata e complexa, dificultando deste modo na compreensão, na interação e na construção do conhecimento científico. Com isso, o uso dos jogos surge para contribuir com o ensino e com o professor, pois permite aos alunos desenvolverem o raciocínio para formular as respostas, estimulando-os na construção do conhecimento e também auxilia nas interações aluno-professor e aluno-aluno, colaborando para a formação social do aluno. O objetivo desse trabalho investigar e analisar o ensino-aprendizagem através da aplicação de um jogo sobre metabolismo do glicogênio. Visando que essa atividade auxilie aos educandos a relacionarem, a entenderem e a associarem os conteúdos do metabolismo do glicogênio com o funcionamento do seu próprio corpo. Os resultados mostraram que, após o uso do “Jogo do Metabolismo do Glicogênio”, o número de alunos que acertou grande parte ou todas as questões propostas no questionário foi consideravelmente maior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectMaterial complementarpt_BR
dc.subjectGlicogêniopt_BR
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo no ensino do metabolismo de glicogênio para estudantes das disciplinas de bioquímica geral ii e bioquímica para áreas agrárias da universidade federal rural do rio de janeiropt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersEmerson Guedes, Pontes-
dc.contributor.membersRiger, Cristiano Jorge-
dc.contributor.membersPinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work presents a proposal of contextualization in the teaching of Biochemistry, using as a didactic resource a game that approaches the content of Glycogen Metabolism. We know that the discipline of Biochemistry is presented by students as being abstract and complex, thus making it difficult to understand, interact and construct scientific knowledge. With this, the use of games arises to contribute with teaching and with the teacher, because it allows the students to develop the reasoning to formulate the answers, stimulating them in the construction of knowledge and also helps in the interactions student-teacher and student-student, collaborating for the social formation of the student. The objective of this work is to investigate and analyze teaching-learning through the application of a game about glycogen metabolism. Aiming that this activity assists learners to relate, understand and associate the contents of glycogen metabolism with the functioning of their own body. The results showed that after the use of the glycogen metabolism kit, the number of students who scored most or all of the questions proposed in the questionnaire was considerably higher.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana da Silva Nascimento - Jul 2017.pdf2.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.