Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2919
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Elizabete Cristina Ribeiro | - |
dc.contributor.author | Jesus, Rodrigo Dias Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-30T16:03:58Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30T16:03:58Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2919 | - |
dc.description.abstract | Conhecimentos científicos são produzidos de forma compartimentalizada e isso se reproduz na transposição didática em salas de aula e nos livros didáticos. Em oposição, documentos orientadores da educação recomendam a contextualização. O livro didático, gratuitamente distribuído no país, é considerado um importante apoio ao trabalho docente. Apesar de prévia avaliação, segue recebendo críticas dentre as quais a abordagem fragmentada e compartimentalizada do conhecimento. Aspecto que pode comprometer o ensino de biologia. Foi realizada análise qualitativa dos conteúdos de morfofisiologia, buscando pelos temas de citologia, histologia, anatomia e fisiologia humanos. Na coleção de Biologia mais distribuída para o ensino médio para o triênio 2015-2017, Biologia Hoje, visando a identificar abordagens em que possam ser contrapostas a compartimentalização/fragmentação e a contextualização dos conhecimentos sobre morfofisiologia humana. Foram identificados, nos livros analisados, elementos diversificados que indicam esforços para contextualizar os temas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Contextualização | pt_BR |
dc.title | Análise de conteúdos sobre morfofisiologia humana em livros didáticos de biologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Silva, Elizabete Cristina Ribeiro | - |
dc.contributor.members | Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto | - |
dc.contributor.members | Fonseca, Lana Claudia de Souza | - |
dc.degree.level | licenciatura | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Scientific knowledge is produced in a compartmentalized way and this is reproduced in didactic transposition in classrooms and textbooks. In contrast, educational guidance documents recommend contextualization. The textbook, freely distributed in the country, is considered an important support for teaching work. In spite of a previous evaluation, there is still ongoing criticism about it, along which we can mention the fragmented and compartmentalized assessment of knowledge, an aspect that can compromise the teaching of biology. A qualitative analysis of morphophysiology contents was carried out, searching for themes about cytology, histology, anatomy and physiology. For the most distributed Biology collection in high school for the 2015- 2017 triennium, “Biologia Hoje” in order to identify approaches that sought a comparison between the fragmentation and the contextualization of knowledge about vi human morphophysiology. We have identified, in the analyzed books, diverse elements that give evidence of a deliberate effort to contextualize the themes. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Rodrigo Dias Almeida de Jesus - Fev 2017.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.