Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2921
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPontes, Emerson Guedes-
dc.contributor.authorSantos, Luan Valim dos-
dc.date.accessioned2018-07-30T16:04:37Z-
dc.date.available2018-07-30T16:04:37Z-
dc.date.issued2017-01-13-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2921-
dc.description.abstractA Bioquímica é uma das grandes áreas de estudo das Ciências Biológicas que possui grande caráter interdisciplinar que associa princípios das ciências básicas, como a química, a física e a biologia, nela é investigada as transformações que ocorrem em nível celular e os efeitos micro e macrovisuais nos seres vivos através da investigação de estruturas moleculares e de suas funções e processos metabólicos que regem a vida correlacionando a biologia celular, molecular e evolução. Tais fatos comprovam que sua relevância é vasta para biólogos. É de suma importância a ministração de disciplinas da área a estudantes de Ciências Biológicas, pois a apreensão desses conteúdos elucida a compreensão geral de biologia. Isto gera a necessidade de investigar como os discentes veem disciplinas na área, observar suas expectativas e discutir quais são as reais necessidades em sua formação acadêmica e profissional. O presente estudo tratou dessas questões, a partir da elaboração de dois questionários aplicados aos estudantes de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sendo um aplicado a alunos que ainda não cursaram nenhuma disciplina de bioquímica e que ainda estão nos períodos iniciais, e o outro aplicado a alunos que concluíram a disciplina e se encontram no terço final do curso. A análise dos questionários revelou que muitos alunos não compreendem como sendo o ideal a estrutura vigente da disciplina sendo sugeridas, por eles, mudanças na estrutura básica do curso. Ademais, a comparação com outras universidades revelou que muitos cursos no Brasil possuem estrutura curricular semelhante ao tratar de Bioquímica, restringindo-se a disciplina básica. A reavaliação da matriz curricular do curso pode abrir margem ao aperfeiçoamento, através da elaboração de disciplinas eletivas/optativas que complementem os assuntos básicos e permitem ao estudante explorar mais profundamente a áreapt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBioquímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGraduaçãopt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.titleBioquímica - a perspectiva dos discentes de ciências biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro quanto a sua importância na formação profissionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersPontes, Emerson Guedes-
dc.contributor.membersMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.membersSouza, Marco André Alves de-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherBiochemistry is one of the great areas of study of biological sciences that has a great interdisciplinary character that associates principles of basic sciences, such as chemistry, physics and biology, a research is like the transformations that occur at the cellular level and the micro and macro effects in living beings through the investigation of molecular structures and their functions and metabolic processes that govern life by correlating a cellular, molecular and evolutionary biology. Such facts prove that their relevance is vast for biologists. It is of utmost importance to minister in disciplines of student of biological sciences, for a seizure of contents elucidates a general understanding of biology. This is a need to investigate how students view disciplines in the field, observe their expectations and discuss the banks as real needs in their academic and professional training. The present study deals with questions, since the elaboration of two questionnaires applied to students of Biological Sciences of the Federal Rural University of Rio de Janeiro, being applied to students who have not yet undergone any biochemistry course and who are still in the initial periods, and the other applied to students who have completed a course and meet at the end of the course. The analysis of the questionnaires revealed that many students do not understand as being the ideal of a current structure of the discipline that is suggested by them, changes in the basic structure of the course. In addition, the comparison with other universities revealed that many courses in Brazil present curricular structure to treat biochemistry, restricting basic discipline. The reevaluation of the curricular matrix of the course can open the door to improvement, through the elaboration of elective courses that complement the basic elements and study to explore more deeply an area.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luam Valim dos Santos - Jan 2017.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.