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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3009
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Marassi, Michelle Porto | - |
dc.contributor.author | Cruz, Natália Santos da | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-10T14:45:04Z | - |
dc.date.available | 2018-08-10T14:45:04Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3009 | - |
dc.description.abstract | A organização temporal de cada ser vivo é expressa pela ritmicidade biológica interna, que nos humanos é gerada pelos núcleos supraquiasmáticos (NSQ) no hipotálamo e pela reação aos estímulos ambientais externos ou até mesmo estímulos sociais cíclicos, sendo conhecidas como ritmos biológicos. O ciclo vigília-sono, é o ritmo mais potente na espécie humana. É dividido em três fases: vigília, sono não-REM e sono REM, que se diferem por padrões eletroencefalográficos, eletromiográficos e oculográficos. Já está bem descrito que o sono é essencial para a manutenção da saúde, reparo tecidual, consolidação da memória, e que a arquitetura do sono muda continuamente com a idade. Durante a adolescência os indivíduos passam inúmeras mudanças biológicas, psíquicas e sociais, inclusive nos padrões de sono, o que faz com que eles durmam cada vez menos. Esta privação de sono pode ser agravada ainda mais pelo uso exagerado de mídias eletrônicas, causando repercussões na a saúde e bem-estar. O objetivo do trabalho foi descobrir o que os adolescentes de 11-17 anos de três turmas do ensino fundamental vespertino da Escola Municipal Gilson Silva, conheciam sobre sono, conhecer seus hábitos e percepções do assunto, e descobrir como as mídias eletrônicas afetam a sua vida, a fim de promover uma educação em saúde efetiva. Após a prefeitura autorizar o trabalho, o dividimos em 4 partes: Apresentação de imagens familiares, preenchimento do questionário sobre sono, palestra de conscientização e avaliação. A amostra final foi constituída por 74 alunos, dos quais 41 eram sexo feminino e 33 do masculino. Desses, Somente 1 aluno relatou não ter acesso à internet, sendo que que suas casas constituem o principal local de acesso. 52,7 % afirmaram que o sono era bom ou importante para saúde, entretanto somente 5 alunos souberam relacionar o motivo dessa importância. A maior parte dos alunos relatou dormir e acordar tarde nos dias de semana e a média de horas de sono dos adolescentes foi de 9 horas, apesar disto 55 % relataram não dormir o suficiente. Todos afirmaram que tinham algum tipo de mídia. 73 % afirmaram ter e usar duas ou mais mídias eletrônicas, 89 % relataram ficar até mais tarde para usá-las e 66 % informaram que já haviam interrompido o sono para usá-las. Apesar dos adolescentes relatarem dormir 9 horas, acreditamos que eles dormem menos e com uma qualidade ruim. Entretanto, analisando as avaliações após a palestra, percebemos que eles entenderam a função do sono e a importância de dormir o suficiente em sua idade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sono | pt_BR |
dc.subject | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject | Privação de sono | pt_BR |
dc.subject | Mídias eletrônicas | pt_BR |
dc.title | Conhecendo os hábitos de sono dos adolescentes, promovendo ações de incentivo à qualidade de vida e à promoção da saúde na Escola Gilson Silva no munício de Seropédica, RJ | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Marassi, Michelle Porto | - |
dc.contributor.members | Rodrigues, Nayana Coutinho | - |
dc.contributor.members | Magalhães, Luiz Felipe Rezende de | - |
dc.degree.level | licenciatura | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The temporal organization of every living being is expressed by internal biological rhythms, which in humans is generated by the suprachiasmatic nuclei (SCN) in the hypothalamus and the reaction to external environmental stimuli or even cyclical social stimuli are known as biological rhythms. The sleep-wake cycle, is the most powerful rhythm in humans. It is divided into three stages: wakefulness, non-REM and REM sleep, which differ by EEG patterns, electromyographic and oculographics. It is well written that sleep is essential to maintaining health, tissue repair, memory consolidation, and that the sleep pattern changes continuously with age. During adolescence individuals spend countless biological, psychological and social changes, including sleep patterns, which causes them to sleep less and less. This sleep deprivation can be aggravated further by the overuse of electronic media, causing repercussions on the health and well-being. The objective was to find out what teenagers 11-17 years of three classes of elementary school vespertine of the School Gilson Silva, know about sleep, know their habits and perceptions of the subject, and find out how electronic media affect your life in order to promote effective health education. After city hall to authorize work, divided into 4 parts: Presentation of familiar images, completing the questionnaire on sleep, awareness lecture and evaluation. The final sample consisted of 74 students, of which 41 were female and 33 were male. Of these, only one student reported not having access to the internet, and that their homes are the main place of access. 52.7% said that sleep was good or important for health, however only 5 students were able to relate the reason for this importance. Most of students reported sleep and wake up late on weekdays and the average sleeping hours of teenagers was 9 hours, despite this 55% reported not getting enough sleep. All said they had some kind of media. 73 % reported having and use two or more electronic media, 89% reported staying late to use them and 66% said they had interrupted sleep to use them. Despite the teenagers reported sleeping nine hours, we believe that they sleep less and with a bad quality. However, analyzing the assessments after the lecture, we realized that they understood the function of sleep and the importance of getting enough sleep at his age. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
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Natália Santos da Cruz - Dez 2015.pdf | 2.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
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