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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3155
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Basso, Vanessa Maria | - |
dc.contributor.author | Lima, Priscilla Motta de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-23T14:57:53Z | - |
dc.date.available | 2018-08-23T14:57:53Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-30 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3155 | - |
dc.description.abstract | O desenvolvimento industrial e o comportamento inadequado do ser humano com o meio ambiente têm impactado severamente o ecossistema, consequentemente, diminuindo a qualidade de vida da população. Despertar a consciência ambiental e sensibilizar a sociedade, para que atue de forma responsável, conservando o meio ambiente saudável é algo indispensável, porém, entender essa temática é, tão ou mais, importante. Compreende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais os indivíduos alcançam uma formação ambientalmente responsável, construindo valores sociais, políticos, econômicos, ecológicos e éticos com uma visão de conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade. Considerando-se a relevância dessa temática, destacam-se, no meio acadêmico, as escolas como um espaço privilegiado nessa abordagem. A educação ambiental nas escolas tem o papel de sensibilizar os alunos a ter valores que colaborem para a convivência harmoniosa com o meio, contribuindo para se fazer uma análise crítica dos acontecimentos que têm levado à destruição dos recursos naturais. A relação entre educação ambiental e unidades de conservação, possibilita aos alunos uma maior compreensão sobre a dinâmica da vida no planeta e a relação dos indivíduos com o meio. Nesse sentido, foi realizada uma avaliação para verificar como as escolas municipais, inseridas no entorno de uma Unidade de Conservação - Parque Estadual Cunhambebe, no município de Itaguaí – RJ, estão trabalhando a Educação Ambiental e quais dificuldades são enfrentadas. Verificou-se que os programas de Educação Ambiental são trabalhados nas escolas municipais, atendendo a lei da Política Nacional de Educação Ambiental, porém não foi observado o desenvolvimento de conteúdos em Educação Ambiental de forma que venha incentivar uma maior consciência ambiental e também um envolvimento do Parque Estadual Cunhambebe no auxílio de uma vivência prática com as escolas analisadas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Escolas | pt_BR |
dc.subject | Unidade de conservação | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos progamas de educação ambiental nas escolas municipais de Itaguaí no entorno do Parque Estadual Cunhambebe - RJ | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Basso, Vanessa Maria | - |
dc.contributor.members | Sansevero, Jerônimo Boelsums Barreto | - |
dc.contributor.members | Guilherme, Flávia Coutinho | - |
dc.degree.level | bacharelado | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The industrial development and the incorrect behavior of human beings with the environment has accumulated so many environmental problems, such as degradation, decreasing the population quality of life. Awaken the environmental conscience and raise awareness of society to acts in a responsible way conserving the healthy environment is something indispensable, however, to understand this subject is equally or more important. Environmental education is known as the processes through which people have environmental responsible training, building social values, political, economic, ecological and ethical to a vision of environmental conservation and its sustainability. Considering the relevance of this theme, schools are a privileged place in this approach. The environmental education in schools influence the students to have values that collaborate for harmonious coexistence with the environment, contributing to a critical analysis of events that has led to destruction of naturals resources. The relationship between environmental education and conservation units enables students to a better understanding of the dynamics of life on the planet and the relationship of individuals with the environment. In this sense, an assessment was carried out through a consultation, to certificate how the municipal schools close to a unit of conservation- Parque Estadual Cunhambebe, in the municipality of Itaguaí – Rio de Janeiro is working the environmental education and, what difficulties are encountered. | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Florestal |
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