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dc.contributor.authorGONÇALVES, Emanuelle dos Santos-
dc.date.accessioned2019-06-28T20:14:50Z-
dc.date.available2019-06-28T20:14:50Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/4822-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar as abordagens historiográficas, as lutas do Movimento Negro Unificado e os caminhos que levaram a conquista da lei federal 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica do Brasil. Estudou-se os desafios e como tem ocorrido sua implementação, sobretudo, no município de São João de Meriti mostrando como a questão racial tem sido trabalhada no cotidiano escolar inclusive com a distribuição do livro didático Sociedade em Construção/História e Cultura Afro-brasileira – O negro na formação da sociedade brasileira. Esse material foi analisado percebendo-se uma linguagem densa, porém rica em seu conteúdo mostrando a agência do negro no processo histórico de nosso país. É possível concluir que mesmo com todas as medidas propostas pela Secretaria de Educação somente projetos irregulares e distribuição de material didático não é suficiente para uma efetiva implementação da lei. Faz- se necessário capacitação dos profissionais de educação com propostas onde todos os professores possam ter acesso a conhecimentos de como trabalhar a história e cultura Afro-brasileira em sala utilizando propostas significativas e também o material didático oferecido pela rede.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConstituiçãopt_BR
dc.subjectLegislaçãopt_BR
dc.subjectMovimento Negro Unificadopt_BR
dc.subjectrelações raciaispt_BR
dc.titleEstudo sobre a lei 10639/03 e sua implementação no município de São João de Meriti a partir da análise do livro didático: sociedade em construção / história e cultura afro brasileira – o negro na formação da sociedade brasileirapt_BR
dc.typeThesispt_BR
Appears in Collections:Monografias do curso de História do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ sobre a Baixada Fluminense

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