Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5361
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Ivo Abraão Araújo da | - |
dc.contributor.author | Silva, Isabel Marcolino da | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-05T12:19:20Z | - |
dc.date.available | 2021-02-05T12:19:20Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5361 | - |
dc.description.abstract | Dentro do ensino de Biologia, a Botânica é bastante negligenciada em termos qualitativos e quantitativos de sua abordagem, que é comumente rápida e superficial, protelada para o final do ano letivo. Alguns motivos para essa realidade são a insegurança dos professores em lecionar o tema, a visão de que as plantas são organismos estáticos e a falta de uma abordagem dinâmica que propicie o reconhecimento da importância do grupo e da sua inserção no cotidiano. Ao longo do tempo, o interesse no aprendizado de Botânica foi perdendo representatividade no ensino de base por parte dos alunos e dos professores. Nesse contexto, existem diversos grupos de trabalho na literatura que propõem variados métodos com abordagens facilitadoras no ensino de Botânica. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é discutir e sistematizar algumas orientações presentes na literatura, bem como propor novas abordagens facilitadoras no ensino de Botânica. Para isso, são desenvolvidas as seguintes linhas temáticas: os vegetais (quem são e suas particularidades); analogias com outros grupos biológicos como instrumento didático para o ensino de Botânica; integralização da ciência Botânica; história e importância evolutiva dos vegetais; Botânica na biotecnologia e no cotidiano social | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Biologia vegetal | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade botânica | pt_BR |
dc.title | Abordagens facilitadoras no ensino de botânica | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Silva, Ivo Abraão Araújo da | - |
dc.contributor.members | Santos, Nívea Dias dos | - |
dc.contributor.members | Fonseca, Lana Cláudia de Souza | - |
dc.degree.level | licenciatura | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Within biology education, botany is qualitative and quantitative neglected in terms of its approach, which is usually quick and superficial, postponed by the end of the school year. Some reasons for this reality are the teachers' insecurity in teaching that theme; the perception that plants are static organisms and the nonexistence of a dynamic approach that allows the recognition of the botanical group's importance and its insertion in the daily life. Over time, the interest in learning botany has lost its representativeness in basic education by students and teachers. In this context, there are several working groups in the literature that propose different methods for facilitating approaches in the teaching of botany. In this sense, the objective of this work is to discuss and systematize some orientations present in the literature, as well as to propose new approaches that can facilitate the teaching of botany. For this, the following thematic lines were developed: the vegetables (who they are and their particularities); analogies with other biological groups as a didactic instrument for the teaching of botany; holistic botany; history and evolutionary importance of plants; Botany in biotechnology and social everyday life. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Isabel Marcolino da Silva - JUL 2018.pdf | 860.78 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.