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dc.contributor.advisorAlonso, Luciano da Silva-
dc.contributor.authorSantos, Tulio Vieira dos-
dc.date.accessioned2021-02-05T12:24:19Z-
dc.date.available2021-02-05T12:24:19Z-
dc.date.issued2018-07-09-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5362-
dc.description.abstractEntendendo que o uso prejudicial de Animais no ensino contribui para a perpetuação do utilitarismo Animal, tem-se como objetivo propor uma reflexão acerca da ressignificação do sujeito Animal a partir do ensino de Ciências e Biologia. Munido da metodologia de revisão bibliográfica e sob a ótica do pensamento complexo proposto por Edgar Morin, busca-se atingir o objetivo proposto. Os artigos, teses e dissertações foram organizados sistematicamente em grupos temáticos, encontrando majoritariamente abordagens conceituais e evidenciando uma escassez da discussão na área de ensino de Ciências e Biologia. Preceitos científicos e legais que validam a objeção de consciência, propostas de métodos substitutivos e princípios da Educação Nacional que corroboram com a ressignificação Animal, resultam do esforço metodológico. Por fim, faz- se apontamentos para novas perspectivas nas práticas pedagógicas, na busca de uma sociedade que compreenda os Animais como sendo sujeitos, e não, como um mero recurso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRessignificação animalpt_BR
dc.subjectmétodos substitutivospt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectModelo animalpt_BR
dc.subjectEnsino de ciências e biologiapt_BR
dc.titleApontamentos para novas perspectivas no ensino de ciências e biologia: a ressignificação do sujeito animalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersAlonso, Luciano da Silva-
dc.contributor.membersJardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva-
dc.contributor.membersPereira, Tatiana Cotta Gonçalves-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherDue to the thinking about the prejudicial use of Animals in Teaching as one contribution to the perpetuation of the animal’s utilitarianism, it becomes necessary to propose one reflection concerning the redetermination of the Subject Animal starting from the Teaching of Science and Biology, as it is the aim of this work. Following the bibliographic review methodology and under the view of the Complex Thought by Edgar Morin, it seeks to achieve the purpose mentioned above. All the data used in this paper, the scientific articles and theses, were systematically organized into thematic groups mostly finding conceptual approaches and highlighting a lack of this discussion in the Science and Biology’s Teaching area. Scientific and legal precepts that endorse the conscientious objection, proposals of alternative methods and principles of the National Education that legitimate the Animal redetermination, arise from the methodologic effort. Lastly, notes are made for new perspectives concerning Teaching Practices, in the search of one society that understands the Animals as Subject and not merely as a resource.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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