Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5431
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, Hélio Ricardo da | - |
dc.contributor.advisor | Fonseca, Lana Cláudia de Souza | - |
dc.contributor.author | Melinski, Ramiro Dário | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-06T12:27:37Z | - |
dc.date.available | 2021-02-06T12:27:37Z | - |
dc.date.issued | 2013-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5431 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal realizar uma análise crítica de conceitos relacionados à Evolução Biológica presentes nos livros didáticos do Ensino Médio adotados nas escolas públicas brasileiras. As coleções didáticas analisadas fazem parte da recomendação pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), mais precisamente o Plano Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) de 2009 para o Ensino Médio. Este programa seleciona livros que podem ser adotados pelas escolas no ensino de Biologia no Ensino Médio. Foi realizada uma análise quantitativa do conteúdo sobre Evolução presente em cada obra, visando compreender o grau de importância dado ao assunto pelas editoras perante o programa educacional no Brasil. Também foi realizada uma análise qualitativa dos conteúdos, focando as teorias de Charles Darwin e Jean-Baptiste Lamarck, considerados os principais personagens na história do pensamento evolucionário, com o objetivo de identificar a presença de equívocos clássicos acerca dos conteúdos sobre as teorias destes dois naturalistas. O PNLD é um programa que atua em todo território nacional e, portanto, os livros empregados por ele podem representar registros públicos e históricos do provável cenário educacional e dos conteúdos ensinados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Darwin | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Evolução biológica | pt_BR |
dc.subject | Lamarck | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | A evolução biológica em livros didáticos de biologia do ensino médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Silva, Hélio Ricardo da | - |
dc.contributor.members | Fonseca, Lana Claudia de Souza | - |
dc.contributor.members | Dorvillé, Luís Fernando Marques | - |
dc.degree.level | licenciatura | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This work has as main objective a critical analysis of Biological Evolution as it appears in textbooks adopted by Brazilian public high schools. The teaching collections analyzed are part of the recommendation by the National Textbook Program (PNLD), more precisely the National Plan for Textbooks for Secondary Education (PNLEM) 2009 for High School Students. This program selects books that can be adopted by schools in teaching biology in Secondary School. A quantitative analysis of the content about evolution was made in each work, aiming to understand the degree of importance given to the subject by publishers before the educational program in Brazil. A qualitative content analysis was also conducted, focusing on the theories of Charles Darwin and Jean-Baptiste Lamarck, considered the main characters in the history of evolutionary thought, with the aim of identifying the presence of classic misconceptions about the content on the theories of these two naturalists. PNLD is a program that operates nationwide and, therefore, the books suggested by this office may represent public and historical records of the likely educational scenario and content taught | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Ramiro Dário Melinski - SET 2013.pdf | 676.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.