Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5436
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorTrancoso, Aline Donato de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-02-06T12:53:59Z-
dc.date.available2021-02-06T12:53:59Z-
dc.date.issued2014-07-10-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5436-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como principal objetivo analisar a concepção que os alunos da educação básica da Escola Municipal Gilson Silva de Seropédica, RJ têm do PIBID 2011 subprojeto de Ciências Biológicas “Entendendo a Natureza” da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Para isso centraremos nossa análise no impacto que as atividades desenvolvidas têm na formação dos alunos. Para atingir esse objetivo, realizei uma reflexão sobre a formação de professores no Brasil, destacando uma análise do PIBID como política pública de formação de professores, aplicação de um questionário com os alunos da escola e entrevista com professores para saber a opinião deles sobre o PIBID. Os relatos obtidos através da análise dos questionários mostram que os alunos gostaram das atividades desenvolvidas nesses últimos anos, além de ter despertado o interesse e o desempenho deles em ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleEstudos sobre o PIBID: olhares dos alunos de uma escola pública que participaram do projeto de ciências biológicaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersMendes, Rosa Maria Marcos-
dc.contributor.membersAguiar, Lenir Lemos Furtado-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe present work aims to analyze the conception students basic education of a municipal school Gilson Silva at Seropédica, RJ have PIBID2011 subproject of Biological Sciences “Understanding the Nature”, Federal Rural University of Rio de Janeiro. For this we will focus our analysis in the impact that the activities have in the students‟ formation. To achieve this objective, I realized a reflection about teacher formation in Brazil, emphasizing an analysis about PIBID as public policy of teachers‟ formation, application of a questionnaire to students of the school and interview with teachers about their opinion of the PIBID. The reports obtained through the questionnaires show that students liked the activities developed in recent years, and has attracted the interest and their performance in science.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Donato de Oliveira Francoso - JUL 2014.pdf902.18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.