Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5512
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorChaves, Beatriz Ribeiro-
dc.date.accessioned2021-02-07T17:25:17Z-
dc.date.available2021-02-07T17:25:17Z-
dc.date.issued2014-07-14-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5512-
dc.description.abstractEste trabalho busca analisar como a pesquisa pode ser materializada como um princípio educativo na formação do professor. Apresenta como objetivos destacar a pesquisa como um princípio pedagógico de aprendizagem em relação à educação tradicional. Para isso, utilizamos a metodologia de aplicação de questionário, com perguntas referentes à pesquisa de acordo com o propósito do trabalho, a alunos do 5º ao 8º período do Curso de Ciências Biológicas da UFRRJ, para evidenciar algumas lacunas existentes em relação à produção de pesquisa em sala de aula, e também se esses alunos participam de grupos de pesquisa na universidade. Constatou-se que a quantidade de linhas de pesquisa são quase o dobro se comparado ao número de alunos participantes, e esses grupos e linhas de pesquisa precisam de maneiras mais eficientes de divulgação científica para que ganhem mais visibilidade entre os discentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectCiências Biológicaspt_BR
dc.titlePesquisa como princípio educativo na formação de professores de biologia: a influência dos grupos de pesquisapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersMizuguchi, Nedda Garcia Rosa-
dc.contributor.membersSilva, Simone Batista da-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe aim of this work is to analyze how researching can be used as an educational principle in order to collaborate for teacher education. Its goal is to highlight research as a pedagogical principle of learning over a traditional education. For this, we used the methodology of questionnaire, with questions related to the research, applied to students from the 5th to the 8 th terms attending the Biological Sciences Course at UFRRJ. The purpose was to emphasize some gaps related to scientific production in classroom and to discover if these students are part of research groups at the university. It was noticed that the amount of research lines are almost the double compared to the number of students participating on them, and these groups and research lines need more effective ways of scientific disclosure in order to gain more visibility among students.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz Ribeiro Chaves - JUL 2014.pdf824.93 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.