Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5516
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fonseca, Lana Cláudia de Souza | - |
dc.contributor.author | Souza, Polyana Alves Renó | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-07T17:52:18Z | - |
dc.date.available | 2021-02-07T17:52:18Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-18 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5516 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como principal objetivo analisar se os professores de Ciências Biológicas formados na UFRRJ se sentem satisfeitos com a formação inicial que tiveram e como esta reflete em sala de aula. Para isso, mesclamos duas metodologias: o método biográfico e a confecção de cartas objetivando articular memórias, trajetórias e a formação de professores. Com as questões colocadas nestas cartas, os professores relatam como chegaram até a docência, como foi sua formação e o que ele acredita que tenha faltado nela. Nesta pesquisa, constatou-se que faltam atividades práticas na formação dos professores da UFRRJ, e que esta lacuna se reflete na atuação deles em sala de aula, impedindo que eles consigam trabalhar da melhor maneira os conteúdos por eles ensinados. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cartas | pt_BR |
dc.subject | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura | pt_BR |
dc.subject | Método biográfico | pt_BR |
dc.title | Licenciatura em ciências biológicas: memórias de uma formação inicial | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Fonseca, Lana Cláudia de Souza | - |
dc.contributor.members | Berenblum, Andrea | - |
dc.contributor.members | Tavares, Daniele Aparecida de Lima | - |
dc.degree.level | licenciatura | pt_BR |
dc.description.abstractOther | This work has as main objective to analyze whether graduated teachers in Biological Sciences at UFRRJ feel satisfied with the initial training they have had and how this reflects in the classroom. For this, we used two methodologies: the biographical method and making cards aiming to articulate memories, trajectories and teacher training. With the issues raised in these letters, teachers report how they came to teaching, how was their training and what they believe that has been lacking in it. In this research, it was found a lack of practical activities in the training of teachers UFRRJ, and this gap is reflected in the performance of them in the classroom, preventing them to be able to work in the best way to content what they taught. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Polyana Alves Renó de Souza.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.