Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5523
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Maria Verônica Leite Pereira | - |
dc.contributor.author | Ramos, Bianca Zandomingo Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2021-02-07T18:32:45Z | - |
dc.date.available | 2021-02-07T18:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2013-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5523 | - |
dc.description.abstract | Levantamento de concepções sobre meio ambiente de alunos do 5º ano do ensino fundamental de Escolas Municipais de Seropédica/RJ. A concepção de Meio Ambiente de uma pessoa é influenciada pela vivência e o senso comum, sendo por isso, considerada uma representação social, e não um conceito. Ao se considerar a perspectiva crítica da Educação Ambiental, e a legislação da área, temos que a visão de meio ambiente que engloba o ser humano e suas construções sociais, se torna a mais adequada. Como instrumento de levantamento de concepções, o questionário já é largamente utilizado, e o desenho vem sendo cada vez mais adotado, e indicado para atividades de Educação Ambiental. Assim, o objetivo deste trabalho foi levantar as concepções de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de quatro Escolas Municipais de Seropédica (RJ), sobre o que é meio ambiente através de um questionário e a elaboração de um desenho. Os dados obtidos foram categorizados, de acordo com a classificação adotada, em: Naturalista, Antropocêntrica e Globalizante. Com base nesse levantamento foi possível identificar, nas quatro Escolas, uma visão predominantemente Naturalista, tanto nos questionários quanto nos desenhos, devido a grande frequência com que as alternativas referentes a essa concepção foram assinaladas, e à exclusão do homem e suas construções em grande parte dos desenhos. Assim, consideramos que o levantamento de concepções é de extrema importância como um ponto de partida para projetos e/ou atividades de Educação Ambiental, e destacamos a necessidade de se trabalhar, numa perspectiva crítica, essas concepções dos alunos, antes de partir para outras atividades de Educação Ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Representação social | pt_BR |
dc.subject | Educador ambiental | pt_BR |
dc.subject | Desenho | pt_BR |
dc.title | Levantamento de concepções sobre meio ambiente de alunos do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais de Seropédica/RJ | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Moura, Maria Verônica Leite Pereira | - |
dc.contributor.members | Bezerra, Silvia Helena Loli | - |
dc.contributor.members | Pimentel, Samara Santos | - |
dc.contributor.members | Rosa, Maria Mercedes Teixeira da | - |
dc.degree.level | licenciatura | pt_BR |
dc.description.abstractOther | Conceptions on environment of 5th grade students of elementary schools Municipal Seropédica / RJ. The conceptions on environment of a person is influenced by experience and common sense, therefore considered a social representation, not a concept. Faced with the critical perspective of environmental education and legislation in the area, the view of the environment that encompasses humans and their social constructions becomes more appropriate. As a tool for lifting concepts, the questionnaire is already widely used, and the design is being increasingly adopted and recommended for environmental education activities. The objective of this work was to the conceptions of students in the 5th grade of elementary school four Municipal Schools Seropédica (RJ), which is about the environment through a questionnaire and making a drawing. The data were categorized according to the classification adopted, in: Naturalist, Globalizing and Anthropocentric. Based on this survey were identified in the four schools, a vision Naturalist predominantly in the questionnaires and in the drawings, because the great frequency with which the alternatives regarding this concept have been identified, and the exclusion of man and his buildings largely the drawings. Thus, we consider that the survey designs is extremely important as a starting point for projects and / or Environmental Education activity, and highlight the need to work in a critical perspective, these students conceptions, before leaving for other activities Environmental Education. | pt_BR |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Bianca Zandomingo Carvalho Ramos.pdf | 1.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.