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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/7097
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Mendonça, Bruno Araujo Furtado de | - |
dc.contributor.author | Costa, Misiara Silvestre | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-12T16:52:50Z | - |
dc.date.available | 2023-04-12T16:52:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-25 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Misiara Silvestre. Proposição de corredores ecológicos entre unidades de conservação através técnicas de geoprocessamento. 2019. 25 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Florestal) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/7097 | - |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo propor a conexão de Unidades de Conservação no sudoeste do Espírito Santo por meio de corredores ecológicos por meio de técnicas de geoprocessamento, utilizando como fonte de dados um mapa de uso e ocupação do solo e dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os dados foram processados no software ArcGis Desktop V.10.2, e a linha de onde deveriam passar os corredores foram propostas por meio da ferramenta Linkage Mapper, do software ArcGis. A partir desta linha foi realizado um Buffer de 200 m para os corredores, 100 m para cada lado, e um Clip da área obtida no Buffer no mapa de uso e cobertura e no mapa do CAR. A partir do Clip foi possível calcular a área de cada classe de uso e cobertura dentro da área do corredor, o mesmo para as áreas de APP e RL. Para avaliar o efeito do uso e cobertura do solo foram atribuídos às classes de uso e cobertura valores de resistência à formação desses corredores, de acordo com a dificuldade que cada uso teria à formação de uma floresta, seja por regeneração natura ou por plantio. O valor de resistência do CAR foi um valor único, nas áreas sobrepostas por APP ou RL o valor da resistência da classe de uso e cobertura seria substituída pela resistência do CAR, para os locais onde não houvesse sobreposição a resistência de uso e cobertura é mantida. Os resultados mostram que parte da área do corredor, de acordo com o Clip de uso e cobertura, já está reflorestada, porém a maior parte ainda necessita ser recuperada, verificou-se também que desse percentual a ser recuperado mais da metade estava dentro da classe de uso de pastagem, que possui um alto valor de resistência à implantação de floresta. Avaliando os valores de área do Clip do CAR verifica-se que a maior parte das áreas de APP já encontram-se florestadas, e uma pequena parcela ainda necessita ser recuperada, enquanto para RL não se pode afirmar com exatidão quanto da área necessita ser reflorestada, já que um percentual considerável está em área de RL proposta, que pode ou não apresentar cobertura florestal | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Linkage Mapper | pt_BR |
dc.subject | Mata Atlântica | pt_BR |
dc.subject | Áreas protegidas | pt_BR |
dc.subject | Cadastro Ambiental Rural | pt_BR |
dc.subject | CAR | pt_BR |
dc.title | Proposição de corredores ecológicos entre unidades de conservação através técnicas de geoprocessamento | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.members | Mendonça, Bruno Araujo Furtado de | - |
dc.contributor.members | Sansevero, Jerônimo Boelsums Barreto | - |
dc.contributor.members | Ataíde, Danilo Henrique dos Santos | - |
dc.degree.level | bacharelado | pt_BR |
dc.description.abstractOther | The present study aimed to propose the connection of Conservation Units in the southwest of Espírito Santo through ecological corridors through geoprocessing techniques, using as data source a map of land use and occupation and data from the Rural Environmental Registry ( CAR). The data were processed in ArcGis Desktop V.10.2 software, and the line of corridors should be proposed using the Linkage Mapper tool from ArcGis software. From this line a 200 m Buffer for the corridors, 100 m for each side, and a Clip of the area obtained in the Buffer in the use and coverage map and in the CAR map were made. From the Clip it was possible to calculate the area of each class of use and coverage within the corridor area, the same for the APP and RL areas. To evaluate the effect of land use and cover, the use and cover classes were assigned resistance values to the formation of these corridors, according to the difficulty that each use would have to the formation of a forest, either by natural regeneration or by planting. The resistance value of the CAR was a unique value, in the areas overlapped by APP or RL the resistance value of the use and cover class would be replaced by the CAR resistance, for places where there was no overlap the use and cover resistance is maintained. . The results show that part of the corridor area, according to the Use and Cover Clip, is already reforested, but most of it still needs to be recovered, it was also verified that of this percentage to be recovered more than half was within the class. pasture use, which has a high resistance value to forest implantation. Evaluating the CAR Clip area values shows that most APP areas are already forested, and a small portion still needs to be recovered, while for RL it cannot be stated exactly how much of the area needs to be reforested. , since a considerable percentage is in the proposed LR area, which may or may not have forest cover | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Florestal |
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