Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8742
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorWesz Junior, Valdemar João-
dc.date.accessioned2023-07-06T17:53:12Z-
dc.date.available2023-07-06T17:53:12Z-
dc.date.issued2019-02-09-
dc.identifier.citationWESZ JUNIOR, V. J. O mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômica. Dados: revista de ciências sociais, v. 62, p. 1-36, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/001152582019170. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/218/21868614001/pt_BR
dc.identifier.issn16784588-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8742-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a forma com que são construídas e mantidas as relações comerciais entre as empresas e os produtores de soja no sudeste Mato-Grossense (Brasil), valendo-se da sociologia econômica como principal abordagem teórico-metodológica. Para tanto, conciliou-se um amplo conjunto de técnicas de pesquisa de natureza qualitativa e quantitativa, como revisão bibliográfica, análise estatística, entrevistas semiestruturadas e observação participante. Os resultados apontam que apesar de a soja se caracterizar como um mercado padronizado, com preço estabelecido internacionalmente, pautada em um comércio global, dominada por empresas transnacionais e com expressiva participação dos grandes proprietários rurais, isto não significa que esse mercado esteja protegido das dinâmicas locais e imune à influência e interferência das questões sociais, históricas, políticas e culturais. Apesar do preço do produto, das condições de pagamento, dos prazos etc. serem fatores condicionantes da transação mercantil, em muitas situações eles não são os elementos determinantes dessas relações, que perpassa o histórico de relacionamento, confiança, amizade, vínculos familiares, reciprocidade, valores morais, reputações etc.pt_BR
dc.description.sponsorshipGEMAPpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIESP/UERJpt_BR
dc.source.urihttps://www.redalyc.org/journal/218/21868614001/pt_BR
dc.subjectMercado da sojapt_BR
dc.subjectRelações de trocapt_BR
dc.subjectSociologia econômicapt_BR
dc.subjectMato Grossopt_BR
dc.titleO mercado da soja no sudeste de Mato Grosso (Brasil): uma análise das relações entre produtores rurais e empresas a partir da sociologia econômicapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Appears in Collections:Publicações do GEMAP

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.