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dc.contributor.authorRibeiro Neto, Caio Pompeia-
dc.date.accessioned2023-09-26T12:46:15Z-
dc.date.available2023-09-26T12:46:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRIBEIRO NETO, C. P. Inflexões representativas, comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiro. Caderno de Saúde Pública, v. 37, p. 1-12, 2021, suplemento 1. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00128120. Disponível em:https://www.scielo.br/j/csp/a/p8Q6w4sFdXKgWjFZn6D8PFr/?lang=ptpt_BR
dc.identifier.issn1678-4464-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/8850-
dc.description.abstractConforme se fortalece, no Brasil, a agenda de promoção da alimentação ade quada e saudável, associações nacionais das indústrias de alimentos têm in flexionado sua atividade política corporativa (CPA). Destacando a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), a Associação Brasileira de Lati cínios e a União da Indústria de Cana-de-Açúcar, e tratando do período entre 2014 e 2020, este artigo analisa tal inflexão em suas dimensões representati vas, comunicacionais e institucionais. Fundamentado metodologicamente no modelo de identificação da CPA, o trabalho tem como fontes registros da ob servação participante no Instituto Pensar Agropecuária (IPA) e no Legislativo, anotações de entrevistas com dirigentes e técnicos de associações empresariais e políticos, além de diversos documentos e websites das entidades, do Estado e da sociedade civil. Os resultados demonstram que, na dimensão representa tiva, as associações das indústrias de alimentos reformularam seu lobbying no Legislativo, para isso criando uma comissão no IPA; na dimensão comu nicacional, houve aumento da proeminência de uma narrativa de apropria ção da agenda da alimentação adequada e saudável, estratégia discursiva que passou a ladear outras duas narrativas, uma de contraposição à agenda, outra de deslocamento das responsabilidades corporativas para decisões individuais; finalmente, na dimensão institucional, ocorreram notáveis transformações na ABIA, além da criação de outras associações e redes. A conclusão indica que a CPA das principais associações de indústrias de alimentos no país está se alterando de modo acentuado para responder às críticas aos determinantes co merciais da saúde.pt_BR
dc.description.sponsorshipGEMAPpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherENSP/Fiocruzpt_BR
dc.source.urihttps://www.scielo.br/j/csp/a/p8Q6w4sFdXKgWjFZn6D8PFr/?lang=ptpt_BR
dc.subjectIndústria alimentíciapt_BR
dc.subjectDieta saudávelpt_BR
dc.subjectSegurança alimentarpt_BR
dc.subjectManobras políticaspt_BR
dc.subjectPoder Legislativopt_BR
dc.titleInflexões representativas, comunicacionais e institucionais em associações das indústrias de alimentos brasileiropt_BR
dc.title.alternativeRepresentative, communicational and institutional changes in the Brazilian associations of food industriespt_BR
dc.title.alternativeInflexiones representativas, comunicacionales e institucionales en asociaciones de industrias de alimentos brasileñaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
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