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dc.contributor.authorLacerda, Elaine Vieira
dc.date.accessioned2023-12-21T18:39:59Z-
dc.date.available2023-12-21T18:39:59Z-
dc.date.issued2009-12-18
dc.identifier.citationLACERDA, Elaine Vieira. Brasil Integrado: a ideologia sistêmica do Agronegócio na Associação Brasileira de Agribusiness. 2009. 333 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9506-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo examinar a Ideologia Sistêmica do Agronegócio na Associação Brasileira de Agribusiness, bem como a ação da referida Associação na busca pela formatação de uma institucionalidade favorável ao modelo organizacional difundido pelo conceito de Agribusiness o qual tem sido, nos últimos tempos, ressignificado enquanto Agricultura Sustentável. Exercício que reflete um esforço contínuo para a construção e consolidação da hegemonia do empresariado rural num contexto de imagetização do capital, onde especialistas em marketing assumem papel fundamental na produção conflitiva do consenso. O referido objeto foi examinado à luz do referencial gramsciano uma vez que este permite tratar dos elementos fundamentais na apreensão do processo de construção da hegemonia. Nesse sentido, foram consideradas a relevância das estruturas ideológicas da ABAG e a ação de seus autores/atores num contexto de definição do Novo Rural brasileiro, organicamente materializado na figura de um Sistema. Minha análise encontra-se circunscrita ao período que compreende os anos de 1990 até o ano de 2008. Período marcado por modificações, fruto da modernização de base técnica da agricultura, as quais têm impactado profundamente as relações sociais. Contexto no qual refletir sobre as relações de poder identificando os fundamentos legitimadores de um dos atores políticos do empresariado rural brasileiro, assume função estratégica para compreendermos um regime sujeito à hybris e marcado pela constante luta por hegemoniapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectABAGpor
dc.subjectAgronegóciopor
dc.subjectEstruturas Ideológicaspor
dc.subjectHegemoniapor
dc.subjectIdeologia Sistêmica do Agronegóciopor
dc.subjectAgronegóciopor
dc.subjectIdeologics Structureseng
dc.subjectHegemonyeng
dc.subjectSistemic Ideology of the Agronegócio.eng
dc.titleBrasil Integrado: a ideologia sistêmica do Agronegócio na Associação Brasileira de Agribusinesspor
dc.title.alternativeThe Sistemic Ideology of the Agronegócio in the Brazilian Agribusiness Associationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation has the objective to exam the Sistemic Ideology of the Agronegócio in the Brazilian Agribusiness Association, as well as, the action of the mentioned Association in the search for a institutionality formatation favourable to the organizational model broadcasted by the Agribusiness idea, which has been, in the last time, reframed as Sustentable Agricultural. An Exercise that reflects a continous effort to the construction and consolidation of the rural business hegemony in a capital imagetization context, where marketing specialists assume a fundamental role in the conflictive production of consensus. The mentioned object was examined through the Gramscian reference, once that, it permits dealing with the fundamental elements in the apprehension of the process for the construction of the hegemony. In this direction, the ABAG ideologics structures relevances were considered and its authors/actors action in the contest for the brazilian New Rural definition, materialized organically in a System figure. My analysis is in the period that comprehends from 1990 untill 2008. This period is marked by changes, result of the technical agricultural basis modernization, which has impacted profoundely the social relationships. Context in which to think about the power relations identifying the legitimizing basis of one of the politics actors of the brazilian rural business, assumes the strategic function to make us understand a scheme subjected to hybris and marked by the continous fight for hegemonyeng
dc.contributor.advisor1Bruno, Regina Angela Landim
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1929904545619303por
dc.contributor.referee1Medeiros, Leonilde Sérvolo de
dc.contributor.referee2Leopoldi, Maria Antonieta P.
dc.creator.ID070.083.307-23por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7323005583556934por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
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Agente: Ana Célia Castro Instituição: UFRJ Cargo: Pesquisadora/Docente Local: Faculdade de Economia/UFRJ Dia: 05/08/2008 Duração: 60 minutos 318 Temática: ABAG – Fundação/Atores/Conselho Acadêmico Agente: Gabriela Vuolo Instituição: Greenpeace/SP Cargo: Coordenadora da Campanha de Engenharia Genética (Transgênico) Local: Greenpeace/SP Dia: 15/06/2008 Duração: 60 minutos Temática: Campanha Transgênico/ Relação entre Greenpeace e Empresas do Agronegócio Agente: Meire Ferreira Instituição: Instituto para o Agronegócio Responsável-ARES Cargo: Superintendente do ARES Local: ARES (primeira sede/Av. General Justos) Dia: 15/08/2008 Duração: 80 minutos Temática: Agronegócio e Sustentabilidade – Conceito e Abrangência Agente: Mônika Bergamaschi Instituição: ABAG/RP e ABAG nacional Cargo: Diretora Executiva da ABAG/RP e Membro do Conselho Fiscal da ABAG nacional Local: ABAG/RP Dia: 02/09/2008 Duração: 3h e 30 mins. Temática: ABAG nacional – Trajetória e Ação / ABAG-RP – Campanha de Valorização Institucional do Agronegócio. Agente: Roberto Rodrigues Instituição: Centro de Estudos de Agribusiness/ GV-Agro (SP) Cargo: Coordenador Geral do GV-Agro/SP Local: GV-Agro/SP Dia: 20/10/2008 Duração: 80 minutos Temática: ABAG nacional – História e Atores / Agronegócio – Dinâmica e Competitividade Agente: Paulo Roque Instituição: Soma Multimídia Cargo: Editor-chefe de Panorama Rural e Sócio-Fundador da Soma Multimídia Local: Sede da Soma Multimídia Dia: 04/11/2008 Duração: 90 minutos Temática: Panorama Rural e Agrishow-RP Agente: Roberto Waack Instituição: AMATA/ ARES Cargo: Sócio-Fundador da AMATA e Presidente do Conselho Consultivo do ARES Local: AMATA 319 Dia: 02/12/2008 Duração: 60 minutos Temática: Agronegócio e Sustentabilidade – Abrangência e Conceito / ARES – Governança e Ação. Agente: César Borges de Sousa Instituição: Caramuru Alimentos/ ABAG nacional Cargo: Vice-Presidente da Caramuru Alimentos e Diretor da ABAG nacional Local: Sede Caramuru Alimentos Dia: 15/03/2009 Duração: 90 minutos Temática: Caramuru Alimentos – História, Visão e Missão/ Empresas Nacionais no Sistema/ Representação Formal e Representação Real/ ABAG nacional. Obras Associação Brasileira de Agribusiness. Segurança Alimentar. Uma abordagem de Agribusiness. São Paulo: Edições ABAG, 1993. 162p. ARAÚJO, N.B. de; WEDEKIN, I.; PINAZZA, L.A. Complexo Agroindustrial. O Agribusiness Brasileiro. São Paulo: Agroceres, 1990. 238p. -------------------------. Agribusiness. O Complexo Agroindustrial Brasileiro. São Paulo: Edições ABAG, 1992. ARAÚJO, N.B de; PINAZZA, L.A. Agricultura na virada do século XX: visão de agribusiness. São Paulo: Globo, 1993. 166p. BATALHA, M.O, et al. Recursos Humanos e Agronegócio: a evolução do perfil profissional. Jaboticabal: Novos Tempos, 2005. 320p. 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dc.subject.cnpqHistóriapor
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