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dc.contributor.authorSilveira, Dayana Martins
dc.date.accessioned2023-12-21T18:40:39Z-
dc.date.available2023-12-21T18:40:39Z-
dc.date.issued2021-04-09
dc.identifier.citationSILVEIRA, Dayana Martins. Comunidades rurais, água e gestão coletiva. 2021.196 f.. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9568-
dc.description.abstractNesta tese, apresentamos os dados da pesquisa etnográfica realizada na região da Serra do Espinhaço, na porção que atravessa a região Norte do Estado de Minas Gerais – conhecida, regionalmente, por Serra Geral -, mais especificamente na zona rural do município de Rio Pardo de Minas/MG, onde localizam-se as famílias residentes nas comunidades Baixa Grande, Sobrado e Moreira. Descrevemos a forma de viver dessas famílias, compreendendo que a territorialidade se expressa, em grande parte, pela relação coletiva com os mananciais. Demonstramos que o acesso à água neste lugar envolve uma série de acordos mútuos preestabelecidos e um sistema sofisticado que abarca direitos, obrigações e regulações. Por detrás de cada rede de abastecimento de água comunitária rural podemos identificar sofisticados modelos de gestão de recursos hídricos que exigem das famílias locais trabalho coletivo permanente, capacidade de negociação, de articulação e de adaptação. Os desafios gerados pelo crescimento populacional; a dependência das fontes coletivas para a geração de renda; os conflitos deflagrados pela apropriação dos mananciais comunitários por empreendimentos da silvicultura; o processo que tornou a água um fator de interesse, mobilização e mediação de políticos, ONG’ s, empresários e sindicatos rurais são alguns dos temas apresentados e analisados neste trabalho.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerritorialidadepor
dc.subjectÁguapor
dc.subjectGestão coletivapor
dc.subjectConflitopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectTerritorialityeng
dc.subjectWatereng
dc.subjectCollective managementeng
dc.subjectConflicteng
dc.subjectMediationeng
dc.titleComunidades rurais, água e gestão coletivapor
dc.title.alternativeRural communities, water and collective managementeng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherIn this thesis, we present data from the ethnographic research made in the Serra do Espinhaço region, in the portion that crosses the northern region of the State of Minas Gerais- known regionally as Serra Geral-, more specifically in the rural area of Rio Pardo de Minas county, where the families residing in the Baixa Grande, Sobrado and Moreira communities are located. We describe these families’ living way, understanding that territoriality is expressed, through the collective relationship with the water sources. Demonstrating that access to water in this place involves a series of pre-established mutual agreements and a sophisticated system that includes rights, obligations and regulations. Behind each rural community water supply network, we can identify sophisticated models of water resources management that demand from the local families, permanent collective work, capacity for negotiation, articulation and adaptation. The challenges generated by population growth; the dependence on collective sources for income generation; the conflicts triggered by the appropriation of community water sources by forestry enterprises; the process that turned water into a factor of interest, mobilization and mediation of politicians, NGOs, entrepreneurs and rural unions are some of the themes presented and analysed in this work.eng
dc.contributor.advisor1Menezes, Thereza Cristina Cardoso
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2452-0433por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961922404233305por
dc.contributor.referee1Menezes, Thereza Cristina Cardoso
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2452-0433por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1961922404233305por
dc.contributor.referee2Medeiros, Leonilde Servolo de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-5030-8044por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6874717097891723por
dc.contributor.referee3Andriolli, Carmen Silvia
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5583-776Xpor
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0767748726450546por
dc.contributor.referee4Galizoni, Flávia Maria
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-7567-1269por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1703561012094731por
dc.contributor.referee5Ramiro, Patrícia Alves
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0002-6917-6106por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/7155476977488017por
dc.creator.ID068.994.096-31por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803648191082698por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedadepor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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