Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9895
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPires, Marcos Antonio de Almeida
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:25Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:25Z-
dc.date.issued2020-05-20
dc.identifier.citationPIRES, Marcos Antonio de Almeida. A gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidores. 2020. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9895-
dc.description.abstractO estudo caracterizou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizando dados quantitativos, partindo de uma investigação de fontes bibliográficas, documentais, observação de campo e questionário tipo misto com questões abertas e fechadas. O objetivo geral da presente pesquisa foi caracterizar as concepções de gestão do IFES-Campus Itapina e identificar ideias e ações que se aproximam da gestão democrática e participativa. Com advento da Lei 11.892 de 29/12/2008, que transformou a Escola Agrotécnica Federal de Colatina em um dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), denominado Campus Itapina, a gestão teve que se adequar as alterações trazidas pela nova legislação. Nos últimos 10 anos, apesar de possuir praticamente a mesma infraestrutura, houve um acréscimo expressivo na quantidade de alunos, cursos e servidores e como consequência também aumentaram as atividades, projetos, custos, problemas e conflitos que demandam esforço para os gestores e demais membros da comunidade escolar. As preocupações iniciais da pesquisa concentraram-se no ponto de vista das práticas de gestão existentes no Ifes-Campus Itapina, face à sua realidade atual. Assim, partiu-se de uma análise macro dos referenciais teóricos na área, do ponto de vista conceitual da gestão educacional e gestão democrática e participativa, para embasar o processo de caracterização da gestão existente no Ifes-Campus Itapina. A seguir apresentaram-se os referenciais teórico-metodológicos que contribuíram para fundamentar a presente investigação. A partir deste embasamento, buscou-se analisar através de documentos legais, a caracterização da gestão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo através da descrição de sua estrutura organizacional, seu marco histórico e a dos campi que o compõe. E de forma mais abrangente, devido ser o foco da pesquisa, caracterizamos o Campus Itapina através da descrição das suas características estruturais e de gestão, mediante os documentos oficiais da instituição. Ao final, realizamos as análises dos dados coletados do questionário aplicado, resultando na identificação de várias características presentes na gestão praticada no Campus e diversas sugestões de melhorias, trazidos pelos servidores participantes da pesquisa. A contribuição principal do estudo foi a possibilidade de socializar experiências e conhecimentos sobre a gestão do Ifes e do Campus Itapina e o levantamento das possíveis práticas de gestão para melhoria do seu funcionamento. O aprofundamento do tema levou a uma reflexão sobre a importância da gestão educacional democrática e participativa para o Instituto Federal do Espírito Santo e demais Instituições de ensino do paíspor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectGestão participativapor
dc.subjectAvaliação institucionalpor
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectParticipative managementeng
dc.subjectInstitutional evaluationeng
dc.titleA gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidorespor
dc.title.alternativeA gestão escolar democrática e sua aplicabilidade no Instituto Federal do Espírito Santo-Campus Itapina segundo as percepções dos seus servidoreseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe study was characterized by a qualitative research and using quantitative data, starting from an investigation of bibliographic, documentary sources, field observation and mixed questionnaire with open and closed questions. The general objective of this research was to characterize the management conceptions of IFES-Campus Itapina and identify ideas and actions that approach democratic and participatory management. With the advent of Law 11,892 of 12/29/2008, which transformed the Federal Agrotechnical School of Colatina into one of the Campi of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (IFES), called Campus Itapina, the management had to adapt the changes brought about by the new legislation. In the last 10 years, despite having practically the same infrastructure, there has been a significant increase in the number of students, courses and civil servants and, as a consequence, activities, projects, costs, problems and conflicts have also increased that demand effort for managers and other members of the school community. The initial concerns of the research focused on the point of view of the existing management practices at Ifes- Campus Itapina, given its current reality. Thus, we started with a macro analysis of the theoretical references in the area, from the conceptual point of view of educational management and democratic and participatory management, to support the process of characterizing the existing management at Ifes-Campus Itapina. The following are the theoretical and methodological frameworks that contributed to support the present investigation. From this basis, we sought to analyze through legal documents, the characterization of the management of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo through the description of its organizational structure, its historical landmark and that of the campuses that compose it. And more broadly, due to the focus of the research, we characterize the Campus Itapina through the description of its structural and management characteristics, through the official documents of the institution. At the end, we performed the analysis of the data collected from the applied questionnaire, resulting in the identification of several characteristics present in the management practiced on the Campus and several suggestions for improvements, brought by the employees participating in the research. The main contribution of the study was the possibility of socializing experiences and knowledge about the management of Ifes and Campus Itapina and the survey of possible management practices to improve their functioning. The deepening of the theme led to a reflection on the importance of democratic and participatory educational management for the Federal Institute of Espírito Santo and other educational institutions in the countryeng
dc.contributor.advisor1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.advisor1ID739.514.557-72por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee1Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee1ID739.514.557-72por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6001-8275por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3482614478463727por
dc.contributor.referee2Paiva, Liz Denize Carvalho
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-4116-2674por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9816342888670620por
dc.contributor.referee3Barbosa, Jane Rangel Alves
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0937248866076875por
dc.creator.ID005.152.267-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7556548113039836por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20/12/1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília,1996 ______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. SOUZA, Ângelo Ricardo. CLARO, Fátima Viúdes. Dimensão Administrativa da Atuação do Gestor na Escola Pública no Estado do Paraná. UFPR. 2008. ALVES, R. A gestão do futuro. SP: Papirus, Campinas:1987. ANDRADE, R. G. L. de. Introdução: Gestão da Escola. In: ANDRADE, Rosamaria Calaes de (org.); ACÚRCIO, Marina Rodrigues B. (coord.). A gestão da escola. Porto Alegre/Belo Horizonte: Artmed/Rede Pitágoras, 2004 (Coleção Escola em ação). ANPAE – Cadernos CEDAE. Repensando a identidade profissional e a gestão da educação. Org. por Marta Luz Sisson de Castro, Maria Estela Dal Pai Franco, Marilde Elvira Gasparotto. Porto Alegre: CEDAE: ADERGS, 1993 (Caderno nº 1). ANPAE – Cadernos CEDAE. Tecnologia, Qualidade, Modernidade e Administração da Educação. Porto Alegre: CEDAE/ADERGS: PUCRS, 1993 vol.2. BORGES, Pedro F. Gestão Escolar: guia do diretor em dez lições. In: ANDRADE, Rosamaria Calaes de (org.) ACÚRCIO, Marina Rodrigues B. (coord.). A gestão da escola. Porto Alegre/Belo Horizonte: Artmed/Rede Pitágoras, 2004 (Coleção Escola em ação). ________. Ministério da Educação Caderno 5: O diretor, o Conselho Escolar e a gestão democrática na escola. Brasília: 1996. ______. Lei Federal nº 5.465, de 03/07/1968. Dispões sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola. Brasília, 1968. ______. Lei Federal nº 7.423, de 17/12/1985. Revoga a Lei nº 5.465, que dispõe sobre o preenchimento de vagas nos estabelecimentos de ensino agrícola. Brasília, 1985. ______. Lei Federal nº 8.112, de 11/12/1990. Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. ______. Lei Federal nº 12.328, de 29/07/2016. Cria, transforma e extingue cargos e funções; reestrutura cargos e carreiras; altera a remuneração de servidores; altera a remuneração de militares de ex-Territórios Federais; altera disposições sobre gratificações de desempenho; dispõe sobre a incidência de contribuição previdenciária facultativa sobre parcelas remuneratórias; e modifica regras sobre requisição e cessão de servidores. 75 GADOTTI, Moacir. Concepção Dialética da Educação e educação Brasileira Contemporânea. IN Educação e Sociedade. CEDES, nº8. São Paulo: Cortez, 1981. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 2009. MINAYO, Maria Cecília de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. FREITAS, Antônia Dalila Saldanha de et al. Gestão financeira da política de ensino médio integrado e integral do Ceará. 2014. ANTUNES, Ângela. Aceita um Conselho? Como organizar os colegiados escolares. São Paulo, Ed. Cortez, 2002. AZEVEDO, Janete M. L. O Projeto Político-Pedagógico no Contexto da Gestão Escolar. 2007. BORDENAVE, Juan E. D. O que é Participação. São Paulo. Brasiliense, 1994. CHAUÍ, M. Cultura e Democracia. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1989. CESAR SANTOS, Júlio. História da Gestão Democrática e Conselho Escolar. Monografia de conclusão de curso de pós-graduação-lato sensu. UFMT, 2010. DALMÁS, Ângelo. Planejamento Participativo na Escola. Petrópolis, RJ. Vozes, 1994. FERREIRA, N. (org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2000. GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. Uma aula sobre a autonomia da escola. São Paulo Cortez. 1993. ________. Organização do Trabalho na escola alguns pressupostos.2ª edição. São Paulo, Editora Ática, 1994. GOHN, Maria da Glória. Conselhos gestores e Participação Sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2001. LIBÂNEO, José Carlos. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2011. LÜCK, Heloísa. Perspectivas da Gestão Escolar e implicações quanto à formação de Seus Gestores. Artigo da publicação, Em Aberto n.72. Brasília: INEP, fev. /jun. 2000. 76 PARO, Vitor H. Eleição de Diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas, SP: Papirus, 1996. _________. Administração Escolar introdução crítica. São Paulo, Editora Cortez, 1995. _________. Gestão Democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 1997. _________. Educação e Pesquisa. São Paulo, v.28, n.2, p. 11-23, jul. /dez. 2002. SANTOS, José Camilo dos Santos. Democracia Institucional na Escola: discussão teórica.In R. Adm. Educ. Recife. V. 1 n.º 2, p. 41-102, jan/jun 1998. _________. Escola Democrática e Administração Democrática da Educação para uma nova ordem social. Educação em Debate, Fort. 15-16, p. 117-141 Jan/dez 1988. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo-SP: Cortez, 23º ed. 2007. GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: Teoria e prática. 5. ed. Revisada e Ampliada. Goiânia: Alternativa, 2004. LÜCK, Heloisa. A gestão participativa e o trabalho do gestor escolar. Rio de Janeiro: DP & A, 1998. PORTELA, Adélia Luiza; ATTA, Dilza Maria Andrade. A gestão da educação escolar hoje: o desafio do pedagógico. In: LUZ, Ana Maria de Carvalho (org.). Gestão educacional e qualidade social da educação. Salvador: ISP/UFBA, 2007. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. PAIVA, Liz Denize Carvalho. Autoavaliação institucional: perspectiva no âmbito dos Intitutos Federais. Curitiba: Appris, 2015. https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/espirito-santo.htm https://pt.wikipedia.org/wiki/Esp%C3%ADrito_Santo_(estado) www.colatina.es.gov.br http://www.escolas.inf.br/es/colatina https://alegre.ifes.edu.br/index.php/sobre-o-campus 77 https://aracruz.ifes.edu.br/sobre-o-campus https://saofrancisco.ifes.edu.br/index.php/sobre-o-campus https://www.ci.ifes.edu.br/sobre-o-campus http://www.ca.ifes.edu.br/index.php/sobre-o-campus http://cefor.ifes.edu.br/index.php/o-cefor https://www.ifes.edu.br/campi/centro-serrano https://colatina.ifes.edu.br/sobre-o-campus https://guarapari.ifes.edu.br/ https://ibatiba.ifes.edu.br/index.php/sobre-o-campus https://itapina.ifes.edu.br/index.php/o-campus-itapina https://www.linhares.ifes.edu.br/o-campus https://montanha.ifes.edu.br/index.php/sobre-o-campus https://novavenecia.ifes.edu.br/sobre-o-campus?start=1 https://st.ifes.edu.br/index.php/sobre-o-campus?showall=&start=1 http://www.sm.ifes.edu.br/o-campus-sao-mateus http://www.serra.ifes.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=16281:sobreo- campus-serra&catid=2&limitstart=1&Itemid=454 https://vendanova.ifes.edu.br/index.php/sobre-o-campus http://viana.ifes.edu.br/index.php/o-campus-viana https://vilavelha.ifes.edu.br/sobre-o-campus.html https://vitoria.ifes.edu.br/sobre-o-campus?showall=&start=1por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71942/2020%20-%20Marcos%20Antonio%20de%20Almeida%20Pires.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6267
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-01-25T14:53:46Z No. of bitstreams: 1 2020 - Marcos Antonio de Almeida Pires.pdf: 5087704 bytes, checksum: d5e2761fb68ad02dc9f5fcd04caf471a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-25T14:53:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Marcos Antonio de Almeida Pires.pdf: 5087704 bytes, checksum: d5e2761fb68ad02dc9f5fcd04caf471a (MD5) Previous issue date: 2020-05-20eng
Appears in Collections:Doutorado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Marcos Antonio de Almeida Pires.pdf2020 - Marcos Antonio de Almeida Pires4.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.