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dc.contributor.authorFigueiredo, Bruno de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:30Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:30Z-
dc.date.issued2019-06-11
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Bruno de Oliveira. A contribuição do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) na reconfiguração da gestão de sistemas públicos de ensino no Brasil. 2019. 285 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu - RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9898-
dc.description.abstractNa década de 1990, a intensificação da precariedade social do trabalho escolar se faz presente em todas as dimensões e níveis dos sistemas públicos de ensino brasileiros, com impactos na Educação Básica, Superior e Profissional. Essa intensificação envolve as dimensões socioeconômicas e políticas, com formas de expropriação, proletarização e rebaixamento da consciência política de docentes e trabalhadores da educação escolar brasileira. Em relação ao trabalho docente, esse rebaixamento tem o sentido de desprofissionalização, como movimento de despolitização e repolitização materializado nas alterações da natureza da educação e do trabalho docente. A legitimidade dessas mudanças na educação brasileira possui a mesma fundamentação da contrarreforma do Estado brasileiro. Nesse sentido, a ineficiência da administração pública e a ausência de “qualidade” na prestação de “serviços públicos” vão legitimar a reconfiguração administrativa do Estado brasileiro e seus desdobramentos na administração dos sistemas públicos de ensino. A compreensão dessas mudanças ganha contornos mais amplos com a materialidade de uma crise orgânica do capital, evidenciada no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Com base nessa evidência, a contrarreforma do Estado brasileiro se caracteriza como ofensiva do capital ou recomposição burguesa para a manutenção da sua hegemonia política e econômica. Nessa ofensiva do capital, a articulação de organismos internacionais vem se caracterizando como uma frente móvel em defesa da hegemonia burguesa, evidenciada na formulação do projeto neoliberal de sociabilidade e em sua mediação pela Terceira Via. Como parte de uma rede articulada de organismos internacionais, o Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) vem desenvolvendo ações e formulações voltadas para a “reforma” dos Estados latino-americanos. Com essa problemática, definimos como objeto a dinâmica da pedagogia política renovada nas ações e formulações dos organismos internacionais voltadas para a reforma dos Estados latino-americanos e do Estado brasileiro com desdobramentos na reconfiguração administrativa pública e dos sistemas públicos de ensino. A partir da definição do objeto, tomamos como referência empírica as ações e formulações do CLAD e do Estado brasileiro, com foco na disseminação do gerencialismo nas reconfigurações administrativas e educacionais brasileiras. Nosso objetivo é explicar o papel político-ideológico do CLAD na contrarreforma dos Estados latino-americanos, com foco na reconfiguração administrativa do Estado brasileiro e seus desdobramentos na administração dos sistemas públicos de ensino brasileiros. Com esse objetivo, desenvolvemos uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, com os seguintes instrumentos: a) revisão de literatura; b) levantamento, análise de fontes primárias (documentos governamentais, legislações, revistas setoriais e específicas etc.) e fontes secundárias. A título de conclusão, evidenciamos que o CLAD vem se afirmando como intelectual orgânico coletivo do capital, voltado para educar os Estados latino-americanos para o consenso em torno do atual projeto burguês de sociabilidade. Com esse objetivo de educar para o consenso, a dinâmica pedagógica desse Organismo Internacional envolve ações e formulações voltadas para a contrarreforma dos Estados latino-americanos, por meio da formação-qualificação de quadros nas administrações públicas, como lideranças políticas formuladoras e lideranças políticas difusoras do ethos gerencial em todos os níveis dessas administrações. Assim, os impactos dessas ações e formulações se voltaram para a naturalização e intensificação da precariedade social do trabalho nas administrações públicas e sistemas públicos de ensino brasileiros.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReforma do Estadopor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectOrganismos Internacionaispor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectGestão Educacionalpor
dc.subjectReform of the Stateeng
dc.subjectEducational Policieseng
dc.subjectInternational Bodieseng
dc.subjectManagerialismeng
dc.subjectEducational Managementeng
dc.titleA contribuição do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) na reconfiguração da gestão de sistemas públicos de ensino no Brasilpor
dc.title.alternativeLatin American Administration Center for Development contribution for the reconfiguration of the management of public education systems in Brazileng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherIn the 1990s, the intensification of social precariousness regarding schoolwork is a reality among all dimensions and levels of the Brazilian public educational systems, impacting basic, higher and professional education. Such increase involves both socioeconomic and political dimensions, with forms of expropriation, proletarianization and the political awareness downgrade from professors and employees of Brazilian school education. In relation to academic work, such downgrade means de-professionalization, as a movement of depoliticization and repoliticization materialized in the modifications within the nature of educational and teaching work. These changes legitimacy regarding Brazilian education possess the same ground as the counter-reformation of the Brazilian State. For that matter, the inefficiency of public administration and the lack of “quality” in providing “public services” will legitimize the administrative reconfiguration of the Brazilian State and its splits in the administration of public educational systems. The understanding of such changes gains broader outlines with the materiality of an organic crisis of capital, highlighted by the end of the 1960s and beginning of the 1970s. Based on this evidence, the counterreformation of the Brazilian State is characterized as a capital offensive or bourgeois reconstitution in order to maintain its political and social hegemony. In this capital offensive, the articulation of international bodies has been characterized as a moving front in defense of the bourgeois hegemony, highlighted by the development of the neoliberal project of sociability and by its mediation by the Third Way. Being part of an international bodies network, the Latin American Administration Center for Development (originally Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo, CLAD) has been developing actions and formulations aiming at the “reform” of Latin American States. Considering these problems, we have defined as object the political pedagogy dynamics renewed by the actions and formulations of international bodies aiming at the reform of Latin American States and the Brazilian State with developments in the public administrative reconfiguration and the public educational systems. Subsequently to the object’s definition, we took as empirical basis the CLAD and Brazilian State actions and formulations, focusing on the managerialism dissemination in the Brazilian administrative and educational reconfigurations. Our goal is to explain CLAD’s political and ideological role in the counter-reformation of Latin American states, focusing on the administrative reconfiguration of the Brazilian State and its splits regarding the administration of Brazilian public educational systems. To that end, we will develop a basic research, of quantitative analysis, of exploratory nature, with the following research instruments: a) bibliographic review; b) data collection, primary sources analysis (government documents, legislation, sectoral and specific magazines etc.) and secondary sources. In conclusion, we highlight CLAD has been affirming itself as organic intellectual collective of capital, focusing on educating the Latin American States for a consensus about the current bourgeois project of sociability. With the goal to educate for a consensus, the pedagogical dynamics of this international body involves actions and formulations focused on the counter-reformulation of Latin American States through formation-qualification of frameworks within public administration, as political leadership formulators and political leadership diffusers of managerial ethos in all levels of such administrations. This way, the impact of those actions and formulations reverted to the naturalization and intensification of social precariousness of work in public administrations and Brazilian public educational systems.eng
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1IDCPF: 886.568.297-34por
dc.contributor.referee1Lima, Miriam Morelli
dc.contributor.referee2Silva, Hugo Leonardo Fonseca da
dc.contributor.referee3Macedo, Jussara M]arques de
dc.contributor.referee4Pronko, Marcela
dc.creator.IDCPF: 078.741.397-63por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2886566668999583por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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