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dc.contributor.authorCruz, Evandro Cesar Azevedo da
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:32Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:32Z-
dc.date.issued2019-09-30
dc.identifier.citationCRUZ, Evandro Cesar Azevedo da. Pedagogia decolonial do Santo Daime: referências à psicoativação em ambientes educativos. 2019. 223 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/ Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9904-
dc.description.abstractConcebida e cultivada por nativos amazônicos desde o século XIII, período anterior à intensificação das relações Incas com os povos das terras baixas da Amazônia ocidental, a cultura da Ayahuasca, centrada na ingestão religiosa de uma bebida psicoativa como meio de conexão com o criador, com sua própria criatura e com toda a criação; é considerada por seus adeptos e estudiosos como um conjunto de práticas ritualísticas de expansão da percepção e da consciência, destinadas à autoeducação enteógena (Deus dentro de si). Passando às mãos da população cabocla no começo do século XX, tal cultura alcançou os centros urbanos do sudeste do Brasil na década de 1980 e atualmente é compartilhada por uma significativa geração de jovens urbanos adeptos do Santo Daime, religião ayahuasqueira brasileira. Neste contexto, a interação de tais jovens com o modelo de educação formal representa o encontro epistemológico da exposição artística de saberes do Santo Daime com a imposição cartesiana de conteúdos da educação hegemônica. Problematizando essa confluência, o presente estudo analisou um grupo focal, realizado com jovens daimistas urbanos integrados ao sistema educativo formal, com o objetivo de identificar estratégias de ensino, objetivos de aprendizagem e as finalidades educativas interculturais. A partir destes apontamentos, executando uma pesquisa-ação em escolas públicas e particulares do município mineiro de Juiz de Fora, praticamos em sala de aula as estratégias de ensino do Santo Daime para identificar os Princípios Pedagógicos, os Processos Educativos e os Elementos Didáticos que regem a educação daimista. Utilizando a inteligência coletiva, por meio de círculos de cultura realizados com a comunidade daimista de Juiz de Fora, MG, unimos os resultados da pesquisa-ação à dois processos de planejamento comunitário participativo, definindo, assim, os objetivos de ensino, os métodos, os conteúdos e as formas de avaliação e de desenvolvimento cognitivo necessários à reaplicação da pedagogia decolonial do Santo Daime, tanto no sistema de ensino formal, quanto no informal. Portanto, este trabalho se destina àqueles que procuram estudar ou colaborar com o desenvolvimento de comunidades educadoras autônomas, com uma educação livre, construída de forma artística e ecológica, de dentro para fora, pelo coração e para a consciênciapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia decolonialpor
dc.subjectPsicoativação cognitivapor
dc.subjectSanto Daimepor
dc.subjectDecolonial pedagogyeng
dc.subjectCognitive psychoactivationeng
dc.subjectSanto Daimeeng
dc.titlePedagogia decolonial do Santo Daime: referências à psicoativação em ambientes educativospor
dc.title.alternativeSanto Daime decolonial pedagogy: references to psychoactivation in educational environmentseng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherConceived and cultivated by Amazonian natives since the 13th century, prior to the intensification of Incan relations with the lowland peoples of the western Amazon, Ayahuasca culture, centered on the religious ingestion of a psychoactive drink as a means of connecting with the creator, with his own creature and with all creation; It is considered by its adherents and scholars as a set of ritualistic practices of expansion of perception and consciousness, intended for entheogenous self-education (God within oneself). Passing into the hands of the cabocla population in the early twentieth century, such culture reached the urban centers of south-central Brazil in the 1980s and is currently shared by a significant generation of young urban adherents of the Santo Daime, Brazilian ayahuascar religion. In this context, the interaction of such young people with the formal education model represents the epistemological encounter of the Santo Daime artistic exposition of knowledge with the Cartesian imposition of hegemonic education contents. Problematizing this confluence, the present study analyzed a focus group, conducted with young urban daimists integrated into the formal education system, with the aim of identifying teaching strategies, learning objectives and intercultural educational purposes. From these notes, performing an action research in public and private schools in the city of Juiz de Fora, we practice Santo Daime teaching strategies in the classroom to identify the Pedagogical Principles, the Educational Processes and the Teaching Elements that govern Daimist education. Using collective intelligence, through culture circles conducted with the daimist community of Juiz de Fora, MG, we combine the results of action research with two participatory community planning processes, thus defining teaching objectives, methods, the contents and forms of assessment and cognitive development necessary for the reapplication of the Santo Daime decolonial pedagogy, both in the formal and informal education systems. Therefore, this work is intended for those who seek to study or collaborate with the development of autonomous educating communities, with a free education, built in an artistic and ecological way, from the inside out, by heart and conscienceeng
dc.contributor.advisor1Guimarães, Mauro
dc.contributor.advisor1ID899.194.597-04por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5382444630321221por
dc.contributor.advisor-co1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor-co1ID120.078.891-53por
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.referee1ID120.078.891-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2991-7106por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.referee2Guerra, Emerson Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1758570089615206por
dc.contributor.referee3Simas, Ana Carolina Beer Figueira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2601596925299638por
dc.contributor.referee4Amaral, Aimberê Guilherme Quintiliano Rocha do
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7149138277195437por
dc.contributor.referee5Simas, Felipe Nogueira Bello
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5666955641822847por
dc.creator.ID043.463.456-54por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9287415449697306por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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