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dc.contributor.authorSilva, Gabriel Guimarães Melgaço da
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:37Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:37Z-
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Guimarães Melgaço da. Reações dos docentes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro às reformas gerenciais. 2020.189 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9921-
dc.description.abstractA partir de 2011, a Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro é submetida a um novo modelo de gestão escolar, conhecimento como Programa de Gestão Integrada da Escola (GIDE), representando a intensificação do avanço dos ideais gerencialistas burgueses sobre a educação pública no Rio de Janeiro e submetendo o corpo docente a uma nova forma de se pensar a escola pública, na qual se mimetiza o setor privado, inserido toda uma lógica empresarial, ao mesmo tempo em que o professor perde sua autonomia, o que gera uma desprofissionalização do seu saber, gerando nesses profissionais variados tipos de reação. Assim, este trabalho se debruça sobre as reações dos docentes da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro aos novos modelos de gestão escolar na rede desde 2011, com a implementação da GIDE até os dias atuais. Objetivamos, portanto, categorizar e explicar as formas de reação docente a tal reforma gerencial, a partir do pressuposto da existência de três categorias ontológicas de reação: resistência, consentimento ativo e consentimento passivo, tendo como elemento norteador para a correta categorização o conceito marxiano de práxis. Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e de caráter explicativo, que se dispôs para a análise das reações docentes de entrevistas estruturadas, via questionário, com profissionais da rede, de diversas escolas, e entrevista oral com alguns professores. Através da epistemologia do materialismo histórico dialético e da análise das respostas obtidas foi possível traçar um perfil geral do corpo docente da rede estadual, como um profissional desmotivado pela precariedade de seu trabalho, sem autonomia e expectativa de melhoras e que não se percebe representado pelo seu principal sindicato, o que se apresenta como fatores para a formação do perfil geral de consentimento passivo entre uma parcela da categoria, detrimento de uma outra que ainda se mobiliza para lutar contra o novo modelo de gestão. À título de conclusão, apontamos não somente a validade das categorias estabelecidas para a análise da reação docente às reformas gerenciais, como a constatação de que o consentimento ativo é minoritário na rede, o que nos levou a perceber no consentimento passivo, que se apresenta sob a forma de resiliência docente, o principal meio de propagação dos ideais gerenciais e elemento fundamental para a dificultar a mobilização da categoria na luta por melhores condições de trabalho e contra o avanço burguês sobre a educação públicapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectReação docentepor
dc.subjectReforma do estadopor
dc.subjectManagerialismeng
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectTeaching reactioneng
dc.subjectState reformeng
dc.titleReações dos docentes da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro às reformas gerenciaispor
dc.title.alternativeReactions of theachers of the state education network of Rio de Janeiro to managerial reformseng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherAs of 2011, the State Education Network of Rio de Janeiro is subjected to a new model of school management, known as Programa de Gestão Integrada da Escola (GIDE), representing the intensification of the advancement of bourgeois managerialist ideals about public education in Rio de Janeiro and submitting the teaching staff to a new way of thinking about the public school, in which the private sector is mimicked, inserting a whole business logic, at the same time that the teacher loses his autonomy, which generates a deprofesionalization of his knowledge, generating in these professionals various types reaction. Thus, this work focuses on the reactions of teachers from the State Education Network of Rio de Janeiro to new models of school management in the network since 2011, with the implementation of GIDE to the present day. Therefore, we aim to categorize and explain the forms of teaching reaction to such managerial reform, based on the assumption of three ontological categories of reaction: resistance, active consent and passive consent, with the Marxian concept of praxis as a guideline for our work. It is a basic, qualitative and explanatory research, which was prepared for the analysis of the teaching reactions of structured interviews, via questionnaire, with professionals from the network, from different schools, and an oral interview with some teachers. Through the epistemology of dialectical historical materialism and the analysis of the responses obtained, it was possible to draw a general profile of the teaching staff of the state network, as a professional unmotivated by the precariousness of his work, without autonomy and expectation of improvement and who does not feel represented by his main union, which presents itself as factors for the formation of the general profile of passive consent among a portion of the category, to the detriment of another that is still mobilizing to fight against the new management model. In conclusion, we point out not only the validity of the categories established for the analysis of the teaching reaction to managerial reforms, but the observation that active consent is a minority in the network, which led us to perceive in passive consent, which is presented under the form of teaching resilience, the main means of spreading managerial ideals and a fundamental element to hinder the mobilization of the category in the struggle for better working conditions and against the bourgeois advance on public educationeng
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1ID886.568.297-34por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5433-0812por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.contributor.referee1Souza, José dos Santos
dc.contributor.referee1ID886.568.297-34por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5433-0812por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4662172593965744por
dc.contributor.referee2Figueiredo, Bruno de Oliveira
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1099-2010por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2886566668999583por
dc.contributor.referee3Barão, Gilcilene de Oliveira Damasceno
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6419381506694839por
dc.contributor.referee4Silva, Hugo Leonardo Fonseca da
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-7284-8893por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5824330405146391por
dc.contributor.referee5Macedo, Jussara Marques de
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910175226881414por
dc.creator.ID106.909.457-95por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2883095744345202por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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