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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9926
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Granier, Noeli Borek | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:54:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-30 | |
dc.identifier.citation | GRANIER, Noeli Borek. A construção de ambientes educativos e dos princípios formativos de educadores ambientais na proposta da “ComVivência Pedagógica”. 2022. 269 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9926 | - |
dc.description.abstract | A crise civilizatória que vivenciamos, que se expressa com veemência na emergência climática, evidencia a necessidade de mudanças radicais nos padrões que alicerçam os modos de vida modernos, incompatíveis com a preservação e manutenção da vida em sua diversidade. Na formação de educadores ambientais, tal radicalidade indica a pertinência de se promover processos formativos igualmente radicais, no sentido de tocar nas raízes da lógica negligente e destrutiva que sustenta este sistema e o difunde como único possível, instrumentalizando educadores para a construção de outras formas de ser e estar no mundo. Nesta intencionalidade, a vertente crítica da educação ambiental vem desenvolvendo a proposta formativa da “ComVivência Pedagógica” para educadores ambientais, estruturada a partir de imersões coletivas em contextos marcados por referenciais diferenciados da lógica dominante, intencionando proporcionar a vivência de um “choque de realidade” desestabilizador destes padrões, fertilizando a receptividade a outras visões de mundo. A presente pesquisa debruça-se em aprofundar o desenvolvimento teórico-metodológico da proposta, ampliando seus referenciais de ação e tendo como principal objetivo a consolidação dos Princípios Formativos que subsidiam a construção de ambientes educativos para a sua realização. O ambiente educativo aqui é um espaço subjetivo, caracterizado pelo movimento interrelacional que se constrói na e pela “Convivência Pedagógica” entre os educadores em formação, a partir da práxis individual e coletiva resultante desta experiência. Os cinco Princípios Formativos - reflexão crítica, postura conectiva, desestabilização criativa, indignação ética, intencionalidade transformadora – são dinamizadores deste ambiente de “ComVivência”, conferindo-lhe potencialidade. Para o desenvolvimento deste trabalho foram adotadas as abordagens metodológicas Revisão Bibliográfica, Observação Participante e Pesquisa-Formação. Considerando a complexidade da formação do educador ambiental nesta conjuntura de crise, a perspectiva teórica que subsidia a proposta da “ComVivência Pedagógica” tem caráter multirreferencial e conduzida sob o prisma da interculturalidade crítica. Em complemento às experiências vivenciais, tal abordagem oportuniza uma visão problematizadora abrangente sobre a realidade socioambiental. A experiência imersiva coletiva realizada como pesquisa de campo deste estudo se deu no Caminho de Santiago de Compostela (Espanha). Embora o contexto não tenha oferecido a radicalidade desejada por estar dentro da realidade hegemônica, proporcionou a construção de um ambiente educativo satisfatório e contribuições para o desenvolvimento da proposta como um todo. A constatação de que a abordagem da “ComVivência Pedagógica” aporta relevantes recursos aos educadores ambientais nos inspira a dar continuidade ao seu desenvolvimento, no sentido de consolidar suas possibilidades metodológicas e contribuir com uma formação que potencialize intervenções educativas não funcionais à lógica vigente de dominação e exploração humana e da Natureza. As intencionalidades contidas na abordagem formativa da “ComVivência Pedagógica” são direcionadas à viabilização de uma educação transformadora das relações em sociedade e desta com a Natureza. É uma proposta integrativa e, num sentido qualitativo, um convite à conexão, reflexão, indignação e transformação em processos formativos de educadores ambientais. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Formação do Educador Ambiental | por |
dc.subject | Educação Ambiental Crítica | por |
dc.subject | ComVivência Pedagógica | por |
dc.subject | Environmental Educator Training | eng |
dc.subject | Critical Environmental Education | eng |
dc.subject | Pedagogical Coexistence | eng |
dc.title | A construção de ambientes educativos e dos princípios formativos de educadores ambientais na proposta da “ComVivência Pedagógica” | por |
dc.title.alternative | The construction of educational environments and the formative principles of environmental educators in the proposal of the “ComVivência Pedagógica” | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.abstractOther | The actual civilizational crisis, that expresses itself vehemently in the climate emergency, highlights the need for radical changes in the patterns that underpin modern ways of life, incompatible with the preservation and maintenance of life in its diversity. Such radicalism emerges as a landmark in the training of environmental educators, indicating the pertinence of promoting equally radical training processes, in the sense of touching the roots of the negligent and destructive logic that sustains this system and disseminates it as the only possible one, instrumentalizing educators for the construction of other ways of being in the world. With this approach, the critical environmental education has been developing a training proposal of “ComVivência Pedagógica” for environmental educators, structured from collective immersions in contexts marked by different references from the dominant logic, to provide the experience of a “reality shock” that destabilizes these patterns and fertilizing receptivity of other worldviews. The present research focuses on deepening the theoretical-methodological development of the proposal, expanding its action references. It has as main objective the consolidation of the Formative Principles that subsidize the construction of educational environments for the experiences of “Pedagogical Coexistence”. The educational environment here is a subjective space, characterized by the interrelational movement that is built in and by the coexistence between educators in training, from the individual and collective praxis resulting from this living experience. The five Formative Principles - critical reflection, connective posture, creative destabilization, ethical indignation, transforming intentionality - are the dynamizers of this environment of “ComVivência Pedagógica”, potentiating it. For the present work, the methodological approaches used were Bibliographic Review, Participant Observation and Research-Formation. Considering the complexity of the environmental educator’s training in this crisis context, the theoretical perspective that supports the proposal of the “ComVivência Pedagógica” has a multi-referential character and is conducted through the prism of critical interculturality. Such an approach complementing the living experiences and provides a wide problematizing view of the socio-environmental reality. The collective immersive experience carried out as field research of this study took place on the Santiago of Compostela Way (Spain). Although the context did not offer the desired radicality for being within the hegemonic reality, it provided satisfactory contributions to the development of the proposal. The perception that the approach of “ComVivência Pedagógica” provides relevant resources to environmental educators inspires us to continue its development, in the sense of consolidating methodological possibilities that contributing with a formation that can strengthening the potential of these educators, for interventions not functional to the logic of domination and exploration of humans and Nature. The formative approach of the “ComVivência Pedagógica” is directed to the viability of an education that transforms relationships in society and Nature. It is an integrative proposal and, in a qualitative sense, an invitation to connection, reflection, indignation and transformation in training processes of environmental educators. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Mauro | |
dc.contributor.advisor1ID | 899.194.597-04 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5382444630321221 | por |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Mauro | |
dc.contributor.referee2 | Soares, Ana Maria Dantas | |
dc.contributor.referee3 | Guerra, Emerson Ferreira | |
dc.contributor.referee4 | Pereira, Celso Sánchez | |
dc.contributor.referee5 | Pinto, Vicente Paulo dos Santos | |
dc.creator.ID | 381.490.369-20 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2592301369965376 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
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