Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9928
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barboza, Georgete de Moura | |
dc.date.accessioned | 2023-12-21T18:54:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T18:54:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-01 | |
dc.identifier.citation | BARBOZA, Georgete de Moura. Horizonte de possibilidades na humanização de bebês em um contexto de vida coletiva: entre retalhos e narrativas. 2021. 198 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9928 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou compreender como os bebês dão continuidade ao processo de formação humana em um contexto de vida coletiva. A pesquisa foi realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil na cidade de Mesquita - Município da Baixada Fluminense-RJ. Contou com a participação direta de nove bebês entre 10 meses a 16 meses e seis educadoras (duas professoras e quatro auxiliares de turma). Tecemos nossas compreensões com os fios da Filosofia da Linguagem de Bakhtin e o seu Círculo de estudos, entrelaçados a outros fios de pensadores que abordam diferentes aspectos sobre as condições de vida dos bebês e alguns autores dos Estudos da Infância. Puxamos os fios metodológicos da narrativa de pesquisa em educação como materialidade textual para compreender o conhecimento a partir das experiências vividas; os fios das enunciações e suas relações dialógicas como elemento privilegiado na busca de compreensão e do cotejo para fazer emergir os sentidos presentes nas interações. O processo de escrita faz parte do projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisa GEPELID-UFRRJ sobre heterociência, que nos levou a construir o plano estético da tese buscando inspiração na arte do crazy patchwork, onde organizamos o texto em dez retalhos/eventos que nos permitiram refletir sobre as relações constitutivas entre os bebês e adultos que habitam o espaço-tempo da creche; conhecer como os bebês afetam e são afetados nas relações com o outro (bebê, educadoras, objetos e ambiente); compreender como as atividade de educar-cuidar contribuem para o processo de subjetivação dos bebês e como as relações na creche podem oferecer um horizonte de possibilidades na formação humana. A partir das experiências vividas na turma do berçário, compreendemos que os bebês que compartilham um contexto de vida coletiva dão continuidade ao seu processo de humanização como sujeitos livres e expressivos, pois experenciam em todos os momentos, se constituem nas diferentes relações, são parceiros ativos nas atividades, compartilham intenções, são potentes em suas enunciações, constroem projetos discursivos, defendem seus saberes, possuem um saber compreensivo, utilizam diferentes linguagens para comunicar seus desejos, elaboram estratégias para escapar do que não lhes interessam, direcionam o foco da sua atenção, olham o mundo com potência e estão sempre abertos para o novo. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bebês | por |
dc.subject | Formação humana | por |
dc.subject | Heterociência | por |
dc.subject | Babies | eng |
dc.subject | Human formation | eng |
dc.subject | Heteroscience | eng |
dc.title | Horizonte de possibilidades na humanização de bebês em um contexto de vida coletiva: entre retalhos e narrativas | por |
dc.title.alternative | Horizon of possibilities in the humanization of babies in a collective-life context: between flaps and narratives | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.abstractOther | This study intended to understand how babies continue their human formation in a collective-life context. The research was done in a Municipal Center for Early Childhood Education in the city of Mesquita – located in Baixada Fluminense-RJ. It counted with the direct participation of nine babies between 10 to 16 months old and six educators (two teachers and four class assistants). We weave our understandings with the threads of Bakhtin's Philosophy of Language and his Circle of studies. Intertwined with other thinkers’ threads that address different aspects of the babies' living conditions and some authors of Childhood Studies. We pull the methodological threads of the educational research narrative as textual materiality to understand knowledge from lived experiences; the threads of the utterances and their dialogical relations as a privileged element in the search for the understanding and the interpretation of the senses and the comparison to make the meanings present in the interactions emerge. The writing process as an author researcher is part of the project developed by the research group GEPELID-UFRRJ on “heteroscience”, which led us to build our aesthetic plan seeking inspiration in the art of “crazy patchwork”, where we organized the text in ten pieces/events that allowed us to reflect on the constitutive relationships between babies and adults who inhabit the daycare space of the daycare center; to know how babies affect and are affected in relationships with others (baby, educators, objects and environment); to understand how the activities of educating-caring contribute to the process of subjectification of babies and how relationships in the day care center can offer a horizon of possibilities in human formation. From the experiences lived in the nursery class, we understand that babies who shared a context of collective life continue the process of human formation, because, as free, expressive and unpredictable subjects, they experience at all times, they constitute different relationships, they are active partners in activities, they share intentions, they are powerful in their statements, they have discursive projects, they build knowledge and defend them, they have interpretive knowledge, they use different languages to communicate their desires and escape what they are not interested in, direct the focus of their attention, they look at the world with power and are always open to the new. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Motta, Flávia Miller Naethe | |
dc.contributor.advisor1ID | 793.006.007-10 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5208144781873134 | por |
dc.contributor.referee1 | Motta, Flávia Miller Naethe | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ana Maria Marques | |
dc.contributor.referee3 | Carvalho, Carlos Roberto de | |
dc.contributor.referee4 | Mello, Marisol Barenco Corrêa de | |
dc.contributor.referee5 | Miotello, Valdemir | |
dc.creator.ID | 033.429.667-69 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8792860343445667 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu | por |
dc.publisher.department | Instituto de Educação | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares | por |
dc.relation.references | AGAMBEM, G. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte/MG: Editora UFMG, 2014. ALESSI, V. M. As linguagens dos bebês na educação infantil: diálogos do círculo de Bakhtin com Henri Wallon. 144p. Tese (Doutorado em Educação) Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017. AMORIM, K. de S. et al. Continuando o debate sobre cuidados e educação de crianças nos primeiros anos de vida. Teoria e Prática da Educação, 23(1), 2020. p. 22-35. Disponível em: <https://doi.org/10.4025/tpe.v23i1.49985 > Acesso em: 03/09/2020. AMORIM, M. Cronotopo e Exotopia. In: BRAIT, Beth, (org), Bakhtin: outros conceitoschave. 2ed. São Paulo: Contexto, 2012. ______. Ensino à distância em perspectiva bakhtiniana: questões filosóficas. Em Rede - Revista de Educação à Distância. V. 1, n.1, 2014. Disponível em: file:///C:/Users/georg/Downloads/13-Texto%20do%20artigo-78-1-10-20140804.pdf Acesso em 4/01/2020. ARRUDA, G. R. S. "Quem são e onde estão os bebês?" Conceito, políticas e atendimento na baixada fluminense. Dissertação de Mestrado. UFRRJ, 2019. BAKHTIN, M. (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec. 2006. ______ (1927). O Freudismo: um esboço crítico. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2009. ______. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011. ______. Questões de literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP, 2014. ______. O homem ao espelho: Apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. ______. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. BARBOSA, Maria Carmen Silveira. As especificidades da ação pedagógica com os bebês. Consulta pública. MEC. agosto, 2010. BARBOZA, G. M. Agora, acabou a brincadeira! A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental na perspectiva dos coordenadores pedagógicos. 2015. p. 131. Dissertação (Mestrado em Educação) PPGEduc / Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2015. BARROS, M. Memórias inventadas. As infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010. BENJAMIN, W. Reflexões; a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: ed. 34, 2002. _______. Rua de mão única. 6. ed. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 2012. ______. Obras escolhidas: Magia e técnica, arte e política. 2. ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984. BERNARDINO, L. M. F. O bebê e seus intérpretes: clínica e pesquisa. Marie-Christine Laznik e David Cohen (Orgs.). Rev. Latinoam Psicopat. Fund., São Paulo, v. 15, n.2, p. 413-418, junho, 2012. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/rlpf/v15n2/14.pdf> Acesso em: 07/10/2020. BRAIT, B. (Org.) Bakhtin e o Círculo. São Paulo: Contexto, 2009, 207p. ______. Dialogismo e polifonia em Mikhail Bakhtin e o Círculo (Dez obras fundamentais). In: Guia bibliográfico da FFLCH [S.l: s.n.], 2016. Disponível em < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5330808/mod_resource/content/1/Bakhtin.pdf> Acesso em 20/11/2020. ______. Bakhtin: conceitos-chave. SP: Contexto, 2005. p. 61-78. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada e publicada em 5 de outubro de 1988. São Paulo: Imprensa Oficial, 2001. ______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. ______. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. 3 v. Brasília, DF. 1998. ______. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, DF. 2010. BUSS-SIMÃO, M.; ROCHA, E. C.; GONÇALVES, F. Percursos e tendências da produção científica sobre crianças de 0 a 3 anos na Anped. Revista brasileira de Estudos pedagógicos. (online), Brasília, v. 96, n. 242, p. 96-111, jan./abr. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2176- 66812015000100096&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 03/04 2019. CLANDININ, D. J; CONNELY, F. M. Pesquisa Narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlandia: EDUFU, 2011. CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. In: LARROSA, J. (Org.). Déjame que te cuente: ensayos sobre narrativa y educación. Barcelona, E: Laertes, 1995.p.11-51. COUTINHO, A. M. S. A ação social dos bebês: um estudo etnográfico no contexto da creche. 291p. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) - Programa de Pós-graduação em Estudos da Criança, área Sociologia da Infância, Universidade do Minho, Braga, 2010. DAVOLI, M. Documentar processos, recolher sinais. In: MELLO, S. A., BARBOSA, M. C. S., FARIA, A. L. G. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. 131p. DELGADO, A. C. C.; MARTINS FILHO, A. J. Apresentação do Dossiê Bebês e crianças pequenas em contextos coletivos de educação. Pro-posições. v. 24, n. 3 (72), 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642514/10035 Aceso em 12 de mar. 2019. DEMETRIO, R. V. V. A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. DIDONET, V. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. v 18, n. 73. Brasília, 2001, p.11-28. DEROSSI, C.AC., FERENC, A. V. F. As narrativas e as pesquisas sobre formação de professores: apontamentos teórico-metodológicos sobre a produção das investigações. In: HERNECK, H. R; SANTOS, S. C; DEROSSI, C. (Orgs.). Experiências, narrativas e histórias: percursos pós-críticos nas pesquisas educacionais [Rercuso eletrônico]. Porto Alegra, RS: Editora Fi, 2020. Disponível em: <http:QQwww.wditorafi.org> DIAS, A. B. Amorosidade nas Ciências Humanas. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege- UFSCar). Palavras e Contrapalavras: circulando pensares do Círculo de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. DOLTO, F; J.-D. Nasio; A criança e o espelho. Tradução: André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. FADEL, T; GERALDI, V. Biografia no romance, romance na biografia. In: SERODIO, L. A.; SOUZA, N. B. (Org.). Saberes transgredientes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. (orgs.). Diálogos com Bakhtin. 4ª edição. Editora UFPR, Curitiba, 2007. FERNANDES, M. L. B; LOPES, J. J. M. Uma margem no tempo: geografias de bebês, crianças e jovens em fronteira brasileira. In: GONZÁLEZ, M. P (Org.). Infâncias: contextos de ação, interação e participação. Primeira edição, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349176223_Infancias_Contextos_de_accion_interac cion_y_participacion Acesso em 18/02/2021. FERREIRA-ALVES, J.; GONÇALVES, O. F. Educação narrativa do professor. Coimbra: Quarteto Editora. 2001. FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, António; FINGER, M. (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde. Departamento de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34. FOCHI, P. S. Mas os bebês fazem o quê no berçário, hein? Documentando ações de comunicação, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 a 14 meses em um contexto de vida coletiva. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. ______. A documentação pedagógica como estratégia para a construção do conhecimento praxiológico: o caso do observatório da cultura infantil – OBECI. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2019. 346p. GEGe –Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - UFSCar. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2009. GEGe –Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso - UFSCar. Palavras e contrapalavras: Conversando sobre os trabalhos de Bakhtin. V. II. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. GERALDI, João W. Ancoragens – Estudos bakhtinianos. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. ______. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Palavras e Contrapalavras: enfrentando questões da metodologia Bakhtiniana. Caderno de estudos IV. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, p. 19-39. ______. O mundo não nos é dado, mas construído. In: VOLOCHINOV, N. Valentin. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013. 237p. GOBBATO, C.; BARBOSA, M. C. da S. A (dupla) invisibilidade dos bebês e das crianças bem pequenas na educação infantil: tão perto, tão longe. Revista Humanidades e Inovação v.4, n. 1 – 2017. Disponível em: file:///C:/Users/Bia%20e%20Julia/Downloads/289- Texto%20do%20artigo-1400-1-10-20170518.pdf Acesso em: 04/042019. GOTTLIEB, A. Para onde foram os bebês? Em busca de uma antropologia de bebês (e de seus cuidadores). Psicologia USP, São Paulo, julho/setembro, 2009. Disponível em < http://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42002/45670> Acesso em 10/08/2020. ______. Tudo começa além da vida: a cultura dos recém-nascidos no oeste da África. Trad. Mara Sobreira. São Paulo: Fap-Unifesp, 2012. 536p. GUIMARÃES, D. ARENARI, R. Na creche, cuidados corporais, afetividade e dialogia. Educação em Revista, v. 34/ 186909, 2019. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e186909.pdf> Acesso em: 05/03/2019. HOYUELOS, Alfredo. La ética en el pensamiento y obra pedagógica de Loris Malaguzzi. Barcelona: Octaedro, 2004. GALARDINI, A. L., IOZZELLI, S. Dar visibilidade aos acontecimentos e aos itinerários de experiência das crianças nas instituições para a pequena infância. In: MELLO, S. A., BARBOSA, M. C. S., FARIA, A. L. G. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. 131p. KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 1995. KUHLMANN JR., Moisés. Infância e Educação infantil. Porto Alegre: Mediação, 2007. KUPFER, M. C. M. Françoise Dolto, uma médica de educação. Revista Mal-estar e subjetividade. Fortaleza, v. VI, n. 2, p. 561-574, set, 2006. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1518-61482006000200013> Acesso em 01/11/2020. LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, nº 19, 2002. LEITE FILHO, A. Proposições para uma educação infantil cidadã. In: GARCIA, R. L. (Org). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p. 29-58. LIMA, j. G; BAPTISTA, L. A. Itinerário do conceito de experiência na obra de Walter Benjamin. Princípios – Revista de filosofia. Natal (RN), v.20, n.33. janeiro/junho, 2013. LIMA, M. E. C. C; GERALDI, C. M. G; GERALDI, J. W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 31, n.01, p. 17-44. janeiro-março, 2015. Disponível em <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102- 46982015000100017&script=sci_abstract&tlng=pt> Acesso em 05/02/2020. LOPES, A. L. Um novato lá na sala, tem que pegar ele também, tia. Escreve tudo agarrado! A escuta das enunciações sobre o aprender nas conversas com as crianças. Tese de doutorado, UFFF, 2018. LOPES, J. J.M. As crianças na paisagem brasileira: Subversões, invenções e reproduções do espaço. Anais do I Simpósio Espaço Educação, 2017. Disponível em < https://www.ufjf.br/espacoeducacao/files/2009/11/cc02_1.pdf> Acesso em: 02/09/2020. ______; VASCONCELLOS, T. Geografia da infância. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n.1, pp. 103-127, Jan/jun., 2006. MARIOTTO, R. M. M. Atender, cuidar e prevenir: a creche, a educação e a psicanálise. Estilos da Clínica, vol. VIII, nº 15, 34-47, 2003. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/estic/v8n15/v8n15a03.pdf Acesso em: 03/09/2020. MORSON, G.S. O cronotopo da humanicidade: Bakhtin e Dostoiévski. In: BELMONG, N., et al. Bakhtin e o cronotopo: reflexões, aplicações, perspectivas. Tradução Ozíris Borges Filho, et. Al. – 1 ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 248p. MATTOS, M. N. de S. S. Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo. 200 p. Tese Doutorado em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2018. MOTTA, F. N. M.; CARVALHO, C. R. de. Em busca de uma heterociência: ética, estética e epistemologia numa perspectiva bakhtiniana das ciências humanas. (Projeto de Pesquisa). Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2017. MOTTA, F. N. Notas sobre acolhimento. Educação em Revista. Belo Horizonte, v.30, n.04, p. 205-228, Outubro-Dezembro de 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v30n4/10.pdf. Acesso em: 10/09/2019. MELLO, M. B. O amor em Tempos de Escola. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p. 207p. ______; BORDE, P. A. Cotejo em Bakhtin: o nascimento do sentido no abraço humano. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Palavras e Contrapalavras: entendendo o cotejo como proposta metodológica. Caderno de estudos IX. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p. 19-39. MELLO, S. A., BARBOSA, M. C. S., FARIA, A. L. G. Documentação pedagógica: teoria e prática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017. 131p. MIOTELLO, V. Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Palavras e Contrapalavras: Circulando pensares do Círculo de Bakhtin. Caderno de estudos V. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. ______. Bakhtin e o lugar da linguagem na psicologia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. ______. A consciência que se alarga. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Constituindo o sujeito em alter-ação. Caderno de estudos VI. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. _______; MOURA, M. I. Pensando questões sobre a alteridade e a identidade. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Circulando pensamentos do Círculo de Bakhtin. Caderno de estudos V. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, 150p. MIRANDA, M. L., MELLO, M. B. Escritura de si: é possível o enfoque autobiográfico em pesquisa? In: SERODIO, L. A.; SOUZA, N. B. (Org.). Saberes transgredientes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. MONTOVANI S.; PERANI, R.M. Uma profissão a ser inventada: a educador da primeira infância. Pro-Posições, Vol. 10 Nº 1 {28}, p. 75-99, março de 1999. NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Profissão Professor. Porto: Porto Editora, 1991. ______. Os professores e suas histórias de vida. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de Professores. Colecção Ciências da Educação, v. 4. Porto: Porto Editora, 1992. ______ A.; FINGER. M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. São Paulo, SP: Paulus, 2010. PARLATO-OLIVEIRA, R. Saberes do bebê. São Paulo: Instituto Langage, 2019. 96p. PETRILLI, S. Em outro lugar e de outro modo. Filosofia da Linguagem, crítica literária e teoria da tradução em, em torno e a partir de Bakhtin. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. PINO, A. O social e o cultural na obra de Vigotski. Educação & Sociedade, ano XXI, nº 71, julho/2000. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/873/87313695003.pdf. Acesso em: 13 jul. 2019. PIVA, L. F. CARVALHO, S. Transições na vida de bebês e de crianças bem pequenas no cotidiano da creche. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 46 e 227311, 2020. PONZIO, A. Encontros de Palavras: o outro no discurso. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010. ______. A revolução bakhtiniana. São Paulo: Contexto, 2011. ______ A. concepção Bakhtiniana do ato como dar um passo. In: BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012. ______. “questions de méthode”. A obra de Pavel Medvedev. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Palavras e Contrapalavras: enfrentando questões da metodologia Bakhtiniana. Caderno de estudos IV. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012, p. 19-39. ______, A. Da identidade à alteridade na viagem da escrita literária com Bakhtin, Blanchot, Levinas. In: SERODIO, L. A.; SOUZA, N. B. (Org.). Saberes transgredientes. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018. ______. O duplo sentido de ter medo do outro. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Palavras e Contrapalavras: o medo do outro. Caderno de estudos XI. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 172p. ______. A. e MIOTELLI, V. Augusto Ponzio e Miotello em diálogo: a ligeireza da palavra. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. PRADO, G.V.T. et al (Org.). Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro e João Editores, 2015. 213 p. ______. Da busca de ser professor: encontros e desencontros. 1992. 91 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Educação, Unicamp, Campinas, 1992. PROUT, A. Reconsiderando a nova Sociologia da Infância. Tradução: Fátima Murad. Cadernos de Pesquisa, v.40, n. 141, p. 729-750, set./dez., 2010. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/cp/v40n141/v40n141a04.pdf> Acesso em: 13/08/2020. RAPOPORT; A; PICCININI, C.A. O ingresso e a Adaptação de bebês e Crianças Pequenas à Creche: alguns aspectos críticos. Psicologia: Reflexão e Crítica, 14(1), pp. 81-95, 2001. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/prc/v14n1/5209.pdf> Acesso em: 27/01/2021. REZENDE, C. B. Imaginando o bebê esperado: parentesco, raça e beleza no Rio de Janeiro. Etnografia, junho de 2016. 20 (2), 231-249. Disponível em < http://www.scielo.mec.pt/pdf/etn/v20n2/v20n2a01.pdf> Acesso em: 02/09/2020. RIZZO, G. Creche: Organização, montagem e funcionamento, Rio de Janeiro, RJ: Francisco Alves, 1984. ROSEMBERG, F. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: Educação infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídicos, conceituais. Bento, M. A. S. (Org.). São Paulo (SP), 2012. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/cadernos_pedagogicos/edinf_igualdad e.pdf Acesso em: 09/02/2019. ROSSETI-FERREIRA, M. C., AMORIM, K. S.& OLIVEIRA, Z. M. R. Olhando a criança e seus outros: uma trajetória de pesquisa em educação infantil. Psicologia USP, São Paulo, julho/setembro, 2009, pp.437-464. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pusp/v20n3/v20n3a08.pdf Acesso em 10/08/2020. SANTOS, Boaventura. de S. A cruel pedagogia do vírus. ISBN 978-972-40-8496-1. Edições Almedina, S.A. Coimbra, 2020. SANTOS, N. A. S. Sentidos e significados sobre o choro da criança nas creches públicas do município de Juiz de Fora/MG. 237 p. Tese Doutorado em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2012. SANTOS, A. M. M; CARDOSO, P. A experiência de formação de educadores em EA, na articulação de três municípios da Baixada Fluminense-RJ. Política Pública. São Luís, Número Especial, p. 415-420, novembro de 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3211/321149304042.pdf Acesso em: 01/02/2021. SARMENTO, M. J. Visibilidade social e estudo da infância. In: VASCONCELOS, V.M.R.; SARMENTO, M.J. (Org.). Infância (in)visível. Araraquara: J&M Martins, 2007. SAYÃO, D. Rotinas que envolvem o corpo e o movimento em ambientes de creche. Florianópolis: PPGE/UFSC, 2003. 19 p. Digitado. SCHERMA, C. C. Os círculos por Bakhtin. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Circulando pensamentos do Círculo de Bakhtin. Caderno de estudos V. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, 150p. SCHMITT, R. V. As relações sociais entre professoras, bebês e crianças pequenas: contornos da ação docente. 282 p. Tese Doutorado em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2014. SERODIO, L. A. PRADO, Guilherme do Val Toledo. Metodologia narrativa de pesquisa em Educação na perspectiva do gênero discurso bakhtiniano. In: PRADO et al (org.). Metodologia narrativa de pesquisa em educação: uma perspectiva bakhtiniana. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. SILVA, M. de F. de S. Das terras de Mutambó ao município de Mesquita – RJ. Dissertação de Mestrado – UERJ, 2005. SILVESTRI, K. V. T. Condições Don-Juanescas:a era do flúido e a reflexão do fenômeno identidade. In: MIOTELLO, V., MOURA, M. I. A alteridade como lugar da incompletude. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014. 338p. ______. Ideologia nas discussões de 1972 a 1930: O Freudismo e Marxismo e filosofia da linguagem. (Gege - UFSCar). Circulando pensares do Círculo de Bakhtin. Caderno de estudos V. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013. SKLIAR, C. Desobedecer a linguagem: educar. Tradução Giane Lessa. 1 ed. Belo Horizonte: AutÊntica Editora, 2014. SOUZA, N. B., MIOTELLO, V. Apresentação. In: Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (Gege - UFSCar). Palavras e Contrapalavras: o medo do outro. Caderno de estudos XI. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019. 172p. STERN, Daniel. O mundo interpessoal do Bebê. São Paulo: Artes Médicas, 1992. SOLER, V. T., BERNARDINO, L.M.F. A prática psicanalista de Françoise Dolto a partir de seus casos clínicos. Estilos clínica. São Paulo, v. 17, n.2, 206-227, jul./dez. 2012. Disponível em: < http://pepsic.bvsalud.org/pdf/estic/v17n2/v17n2a03.pdf> Acesso em: 25/01/2021. TARDOS, A. Emmi Pikler e orientações para os cuidados com os bebês – parte 1. São Paulo, 14 de dezembro de 2011. Disponível em: < http://www.educacaodecriancas.com.br/desenvolvimento-infantil/emmi-pikle> Acesso em: 02/11/2020. TEBET, G. G. de C. Isto não é uma criança! Teorias e métodos para o estudo de bebês nas distintas abordagens da Sociologia da Infância de língua inglesa. 160p.Tese de Doutorado. Programa de Pós-graduação em Educação (Centro de Educação em Ciências Humanas). São Paulo, 2013. ______; ABRAMOWICZ, Anete. Estudos De bebês: linhas e perspectivas de um campo em construção. ETD – Educação Temática Digital. Campinas, SP. V.20, n.4, p. 924-946, out./dez.2 2018. Disponível em < https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649692/18669> Acesso em 10/08/2020. TIRIBA, L. Crianças da natureza anais do i seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais, Belo Horizonte, novembro de 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-%20pdf/71> Acesso em: 28 /11/2020. TOMASELLO, M. Origens Culturais da Aquisição do Conhecimento Humano. Tradução de Cláudia Berliner. Martins Fontes: São Paulo, 2003. TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Difel, 1983. 248 p. TUNES, Elizabeth. PRETES, Zoia. Apontamentos sobre educação de bebês e de crianças pequenas. Teoria e Prática da Educação, v. 22, n. 1, p. 34-43, janeiro/abril, 2019. VOLOCHINOV, N. V. A construção da enunciação e outros ensaios. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991. ______. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: ______. Obras escogidas – Torno III. 2. 2d. Madrid: Visor, 2000. ______. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2007. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Trad. José Octavio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1975. ______. A família e o desenvolvimento individual. São Paulo: Martins Fontes, 1983. ______. Tudo começa em casa. São Paulo: Martins Fontes, 2011. ______. A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LCT, 2014. ______. Os bebês e suas mães. São Paulo: Martins Fontes, 2018. ZAEYEN, E. A audição do bebê. In: MOREIRA, MEL., BRAGA, NA., and MORSCH, DS., orgs. Quando a vida começa diferente: o bebê e sua família na UTI neonatal [online]. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2003. Disponível em: http://books.scielo.org/id/rqhtt/pdf/moreira-9788575413579-14.pdf Acesso em 10/08/2020. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/72851/2021%20-%20Georgete%20de%20Moura%20Barboza.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6492 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-31T16:59:53Z No. of bitstreams: 1 2021 - Georgete de Moura Barboza.pdf: 4248594 bytes, checksum: 8fd0dbf83b84a30f2502e31a123a557c (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-03-31T16:59:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Georgete de Moura Barboza.pdf: 4248594 bytes, checksum: 8fd0dbf83b84a30f2502e31a123a557c (MD5) Previous issue date: 2021-04-01 | eng |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2021 - Georgete de Moura Barboza.pdf | 4.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.