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dc.contributor.authorSilva, Leandro Oliveira da
dc.date.accessioned2023-12-21T18:54:47Z-
dc.date.available2023-12-21T18:54:47Z-
dc.date.issued2022-12-12
dc.identifier.citationSILVA, Leandro Oliveira da. As conferências interamericanas de educação (1943-1963): imperialismo e educação na América Latina. 2022. 285 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/9947-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar as Conferências Interamericanas de Educação realizadas entre os anos de 1943 e 1963. A delimitação do marco temporal da ocorrência desses encontros, tomados como objeto de estudo nesta pesquisa, tem como premissa a compreensão de que o período que abrangeu a década de 1930 até o iníco da década de 1960 foi marcado por um ciclo da política imperialista estadunidense para a América Latina que utilizou como estratégia diplomática uma retórica interamericanista que enunciava que as relações continentais deveriam ser pautadas pela soberania dos países americanos, pela cooperação e pela fraternidade continental. Trata-se de uma pesquisa do campo da história da educação em sua interface com as contribuições teóricas e metodológicas da história política. Utilizamos como fontes deste estudo os documentos oficiais dos eventos, cuja análise ocorrerá em observância ao referencial teórico-metodológico anunciado e priorizando investigar de que modo os interesses estadunidenses foram sedimentados nos acordos celebrados nesses fóruns multilaterais de pactuação de compromissos educacionais entre os Estados Unidos da América e os países latino-americanos.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConferências Interamericanas de Educaçãopor
dc.subjectHistória da Educação da América Latinapor
dc.subjectImperialismopor
dc.subject1943-1963por
dc.subjectInter-American Conferences of Educationeng
dc.subjectHistory of Latin American Educationeng
dc.subjectImperialismeng
dc.subject1943-1963eng
dc.titleAs conferências interamericanas de educação (1943-1963): imperialismo e educação na América Latinapor
dc.title.alternativeThe inter-american education conferences (1943-1963): imperialism and education in Latin Americaneng
dc.typeTesepor
dc.description.abstractOtherThis work aims to investigate the Inter-American Conferences of Education held between 1943 and 1963. The delimitation of the time frame for the occurrence of these meetings, taken as the object of study in this research, is based on the premise that the period that covered 1930s until the beginning of the 1960s was marked by a cycle of American imperialist policy towards Latin America that used an inter-american rhetoric as a diplomatic strategy that stated that continental relations should be guided by the sovereignty of American countries, cooperation and continental fraternity. It is a research in the field of the history of education in its interface with the theorical and methodological contributions of political history. We used as sources of this study the official documents of the events, whose analysis will take place in compliance with the announced theoretical-methodological framework and prioritizing investigating how the American interests were sedimented in the agreements celebrated in these multilateral forums for the agreement of educational commitments between the United States of America and Latin American countries.eng
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.advisor1ID632.922.117-00por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3537-7559por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168por
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee1ID632.922.117-00por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3537-7559por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6186337020612168por
dc.contributor.referee2Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6984-8649por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4328826368811697por
dc.contributor.referee3Andrade, Flavio Anicio
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-5667-0455por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8429084870602622por
dc.contributor.referee4Bezerra, Amália Cristina Dias da Rocha
dc.contributor.referee4ID095.282.487-64por
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0251360952505377por
dc.contributor.referee5Martins, Angela Maria Souza
dc.contributor.referee5ID351.423.917-72por
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5107648703971653por
dc.creator.ID082.467.717-01por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-7117-9659por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4466769900434376por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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