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Tipo do documento: Tese
Título: Crianças e escravidão: cotidiano e trabalho - São Gonçalo dos Campos/BA - 1835/1871
Título(s) alternativo(s): Children and slavery: daily life and work - São Gonçalo dos Campos-1835/1871
Autor(es): Carvalho, Maria Cristina Machado de
Orientador(a): Popinigis, Fabiane
Primeiro coorientador: Sousa, Ione Celeste Jesus de
Primeiro membro da banca: Popinigis, Fabiane
Segundo membro da banca: Souza, Adriana Barreto de
Terceiro membro da banca: Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Quarto membro da banca: Papali, Maria Aparecida Chaves Ribeiro
Quinto membro da banca: Fraga Filho, Walter da Silva
Palavras-chave: Crianças;Escravidão;Século XIX;São Gonçalo dos Campos;Experiências;Children;Slavery;XIX Century;São Gonçalo dos Campos;Experiences
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 6-Ago-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: CARVALHO, Maria Cristina Machado de. Crianças e escravidão: cotidiano e trabalho - São Gonçalo dos Campos/BA - 1835/1871. 2020. 259 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumo: O presente estudo analisa diferentes aspectos das experiências de vida de crianças escravizadas na Freguesia de São Gonçalo dos Campos, entre 1835 e 1871. Para tal, investigamos em uma diversidade de fontes escritas e orais os indícios que tornavam possível compreender a lógica das relações escravagistas na Freguesia de São Gonçalo dos Campos, região em que as economias agroexportadoras e de subsistência se associavam. Nesse território de diversidade econômica, os produtores, como em outras regiões escravistas, optaram pelo uso da mão de obra escravizada para a produção de fumo, mandioca, café, milho, feijão e a criação de gado. O diferencial deste contexto era a substancial presença de mulheres/mães adultas, crioulas e crianças/filhos exercendo o trabalho forçado nos serviços das lavouras nas fazendas fumageiras. Essas crianças, desde a terna idade, participavam das redes e relações constituídas pelo mundo escravista. Em suas diversidades de experiências, tornaram-se personagens principais desta tese. A análise respeitou o contexto exibido nas fontes, desse modo, utilizamos inicialmente a demografia histórica, a qual nos possibilitou detectar histórias repetidas e semelhantes, estimulando dessa forma a reflexão sobre a história social da escravidão de crianças e desvendando as experiências microanalíticas dessas histórias, como é possível notar ao longo da leitura do texto. Portanto, o rastreamento das fontes inaugurou as experiências de vida das crianças escravas, como um campo de estudo da história social brasileira e, especificamente, da historiografia baiana, lançando luz para novos trabalhos sobre a criança escrava, nas diferentes regiões do Brasil
Abstract: The present study analyzes different aspects of the life experiences of children enslaved in the Freguesia of São Gonçalo dos Campos, between 1835 and 1871. To this end, we investigated in a variety of written and oral sources the evidence that made it possible to understand the logic of slave relationships in Brazil. Freguesia of São Gonçalo dos Campos, a region where the agro-export and subsistence economies were associated. In this territory of economic diversity, producers, as in other slave regions, opted for the use of enslaved labor for the production of tobacco, manioc, coffee, corn, beans and livestock. The difference in this context was the substantial presence of adult women / mothers, Creoles and children / children exercising forced labor in agricultural services on tobacco farms. These young children participated in the networks and relationships constituted by the slave world. In their diversity of experiences, they became the main characters of this thesis. The analysis respected the context shown in the sources, so we initially used historical demography, which allowed us to detect similar, repeated stories, thus stimulating reflection on the social history of child slavery and unraveling the microanalytical experiences of these stories. as you can see when reading the text. Therefore, tracing the sources inaugurated the experiences of the lives of slave children as a field of study for Brazilian social history and, specifically, baian historiography, shedding light on new work on slave children in different regions of Brazil
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10081
Aparece nas coleções:Doutorado em História

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