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Tipo do documento: Dissertação
Título: O desenvolvimento na microrregião de Três Rios e a política pública de educação tecnológica da FAETEC
Título(s) alternativo(s): Development in the Três microregion Rios and FAETEC's public policy on technological education
Autor(es): Oliveira, Danilo de Castro Lopes
Orientador(a): Curzel, Rosana
Primeiro membro da banca: Castro, Biancca Scarpeline de
Segundo membro da banca: Meirelles Junior, Júlio Cândido de
Palavras-chave: Desenvolvimento econômico;FAETEC;Educação Profissional e Tecnológica;Economic Development;Professional and Technological Education
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Data do documento: 12-Jun-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: OLIVEIRA, Danilo de Castro Lopes. O desenvolvimento na microrregião de Três Rios e a política pública de educação tecnológica da FAETEC. 2018. 66 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, RJ, 2018.
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo analisar as ações da FAETEC no processo de execução da política pública de educação profissional e tecnológica na Microrregião de Três Rios no período de 2006 a 2015. Percebeu-se que a microrregião de Três Rios vivenciou um período de crescimento e desenvolvimento econômico no período de 2006 a 2013, posteriormente com queda até 2015. Considerou-se então, importante, analisar e avaliar como a FAETEC executou a política pública de educação profissional e tecnológica neste período. Para alcançar o objetivo do estudo foi realizada uma pesquisa quantitativa e explicativa. Na análise quantitativa foram usados dados coletados a partir de fontes como: a ferramenta CAGED Estatístico, dados das ocupações na região; os indicadores como Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM); e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assim como, os dados da própria instituição FAETEC. A partir disto, foram aplicadas técnicas de análise de dados como Princípio de Pareto e Correlação de Pearson. Os dados analisados foram observados à luz da revisão de literatura sobre desenvolvimento econômico e políticas públicas. O estudo se limitou a observar apenas os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e o curso superior de licenciatura em pedagogia. Como conclusão verificou-se que a FAETEC não obteve êxito na execução de sua política pública de educação profissional e tecnológica no que diz respeito aos cursos de FIC. No entanto, foi possível observar que a FAETEC, a partir do curso superior de licenciatura em pedagogia, conseguiu atingir com eficácia e efetividade seus objetivos.
Abstract: This dissertation aimed to analyze the actions of FAETEC in the process of executing the public policy of professional and technological education in the Microregion of Três Rios from 2006 to 2015. It was noticed that the micro-region of Três Rios experienced a period of growth and development economic growth in the period from 2006 to 2013, and then down to 2015. It was then considered important to analyze and evaluate how FAETEC implemented the public policy of professional and technological education in this period. A quantitative and explanatory research was performed to reach the study objective. In the quantitative analysis were used data collected from sources such as: the CAGED Statistical tool, occupation data in the region; indicators such as FIRJAN Municipal Development Index (IFDM); and the Basic Education Development Index (IDEB), as well as data from the FAETEC institution itself. From this, data analysis techniques such as Pareto Principle and Pearson Correlation were applied. The data analyzed were observed in light of the literature review on economic development and public policies. The study confined itself to observing only the Initial and Continuing Education (FIC) courses and the undergraduate degree in pedagogy. As a conclusion, it was verified that FAETEC did not succeed in the execution of its public policy of professional and technological education with respect to the courses of FIC. However, it was possible to observe that FAETEC, from the undergraduate degree in pedagogy, was able to achieve its objectives effectively and effectively.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10325
Aparece nas coleções:Mestrado em Administração

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