Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10344
Tipo do documento: Dissertação
Título: As imagens de um festival gastronômico: um estudo sobre o “16º Piraí Fest” no município de Piraí (RJ)
Otros títulos: The images of a gastronomic festival: a study on the "16th Piraí Fest" in the municipality of Piraí (RJ)
Autor: Medina, Camila Arantes de Paula
Orientador(a): Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Primeiro membro da banca: Saldanha, Jorge Alberto Velloso
Segundo membro da banca: Dominhgues Junior, Paulo Lourenço
Terceiro membro da banca: Rodrigues, Marcelo Carmo
Palabras clave: Festival Gastronômico;Imagem de Eventos;Comportamento do Consumidor;Avaliação Pós-Evento;Gastronomic Festival;Event Image;Consumer Behavior;Post-Event Evaluation
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 6-jul-2018
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citación: MEDINA, Camila Arantes de Paula. As imagens de um festival gastronômico: um estudo sobre o “16º Piraí Fest” no município de Piraí (RJ). 2018. 91 p. Dissertação (Mestrado em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administração. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Resumen: O turismo gastronômico vem crescendo significativamente, no Brasil e no mundo. Os atrativos gastronômicos são considerados bastante promissores para a atividade turística. Uma das formas pelas quais é difundido é através dos festivais gastronômicos. Sua realização está associada a oportunidades para as comunidades que o promovem, pois permite divulgar e fortalecer sua identidade cultural. Para ter continuidade em edições futuras, em eventos dessa natureza, faz-se indispensável a avaliação no pós-evento. Esta dissertação utilizou-se da imagens provenientes da percepção de seus participantes como forma de análise, do festival gastronômico Piraí Fest, especificamente da 16ª edição. Realizado na cidade de Piraí, município do Estado do Rio de Janeiro, ocorre há 17 edições ininterruptas. Por ser uma pesquisa exploratória, optou-se pela coleta de dados através de entrevistas em profundidade, com 16 participantes, por conveniência, dos seguintes grupos: turistas, moradores, empresários e funcionários durante o evento. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, constatou-se que a imagem do evento não era conhecida pelos seus gestores, tampouco pesquisada, e que diferem do que pressupõem. Entre as principais conclusões, percebe-se a incompatibilidade entre identidade do evento com as imagens percebidas por seus participantes e a imprescindível inserção de avaliação no pós-evento com os envolvidos. Carece de formação e divulgação adequada da identidade preterida para a compreensão da imagem, em sua pluralidade. Sugere-se estudos comparatórios para aprofundamento no tema.
Abstract: Gastronomic tourism has been growing significantly in Brazil and in the world. The gastronomic attractions are considered very promising for the tourist activity. One of the ways it is spread is through gastronomic festivals. Its accomplishment is associated with opportunities for the communities that promote it, as it allows to disseminate and strengthen its cultural identity. In order to have continuity in future editions, in events of this nature, it is indispensable the evaluation in the post-event. This dissertation was based on images from the perception of its participants as a form of analysis of the gastronomic festival Piraí Fest, specifically from the 16th edition. Held in the city of Piraí, municipality of the State of Rio de Janeiro, there are 17 uninterrupted editions. As an exploratory research, we chose data collection through in-depth interviews, with 16 participants, for convenience, of the following groups: tourists, residents, business owners and employees during the event. Data were interpreted through content analysis. As a result, it was found that the image of the event was not known by its managers, nor researched, and that they differ from what they assume. Among the main conclusions, we can see the incompatibility between the identity of the event and the images perceived by its participants and the indispensable insertion of evaluation in the post-event with those involved. It lacks adequate training and dissemination of the identity that has been overlooked in order to understand the image in its plurality. It is suggested comparative studies to deepen the theme.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10344
Aparece en las colecciones:Mestrado em Administração

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2018 - Camila Arantes de Paula Medina.pdf3.11 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.