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Tipo do documento: Dissertação
Título: Feira pedagógica da escola família agrícola de Santa Cruz do Sul-RS: contribuições da análise de comercialização e do caderno didático para o planejamento de produção de hortaliças agroecológicas e formação de jovens rurais
Otros títulos: Pedagogical fair of the agricultural family school of Santa Cruz do Sul-RS: contributions from the marketing analysis and the textbook for planning the production of agroecological vegetables and training of rural youth
Autor: Silveira, Evandro da Rosa
Orientador(a): Dias, Anelise
Primeiro membro da banca: Dias, Anelise
Segundo membro da banca: Araújo, Fabiana de Carvalho Dias
Terceiro membro da banca: Costa, João Paulo Reis
Palabras clave: Pedagogia da alternância;Circuitos curtos de comercialização e consumo;Feiras agroecológicas;Pedagogy of alternation;Short sales and consumption circuits;Agroecological fairs
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Fecha de publicación: 17-sep-2021
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citación: SILVEIRA, Evandro da Rosa. Feira pedagógica da escola família agrícola de Santa Cruz do Sul-RS: contribuições da análise de comercialização e do caderno didático para o planejamento de produção de hortaliças agroecológicas e formação de jovens rurais. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021.
Resumen: A feira pedagógica da escola família agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC) é um instrumento pedagógico que auxilia na formação de jovens estudantes, filhos e filhas de agricultores na região do Vale do Rio Pardo-RS. A Agroecologia na região é um ponto de resistência e esperança em meio à agricultura convencional especializada, com alto uso de agrotóxicos, o que torna a produção de alimentos agroecológicos e a comercialização um grande desafio. Neste contexto, o objetivo geral desse trabalho foi realizar a análise de comercialização da Feira Pedagógica da EFASC e desenvolver o Caderno Didático para Planejamento de Produção Agroecológica e Comercialização de Hortaliças. Os procedimentos de coleta de dados foram pesquisa bibliográfica e documental; a observação participante e o levantamento de dados obtidos da sistematização de formulários de comercialização da Feira Pedagógica preenchidos pelos estudantes, no período de agosto a novembro de 2019. Foram estimados o faturamento bruto e a quantidade comercializada por grupo de produtos e o balanço de vendas. A Feira Pedagógica da EFASC teve um faturamento bruto de R$ 14.291,50, referente à comercialização de um total de 48 itens, contando com a participação de cerca de 40 estudantes. A oferta de alimentos foi diversificada, relacionando-se com a cultura alimentar da região, inclusive com o resgate de receitas tradicionais no preparo de panificados e alimentos processados. As hortaliças representaram o grupo de alimentos mais comercializado, com a maior participação no faturamento bruto (36%), seguido pelos produtos de origem animal (19%), processados (18%), panificados e bolachas (12%), culturas anuais (9%) e frutas (6%). No Caderno Didático, relacionou-se a análise de comercialização na Feira Pedagógica ao planejamento de produção agroecológica de hortaliças, incluindo conteúdo sobre a organização e o escalonamento da produção. Conclui-se que a análise de comercialização é uma metodologia capaz de aferir resultados na Feira Pedagógica da EFASC enquanto instrumento de ensino e aprendizagem, visibilizando oportunidades de geração de renda com estímulo à produção diversificada. O Caderno Didático para Planejamento de Produção Agroecológica e Comercialização de Hortaliças é uma ferramenta pedagógica que apresenta potencial de contribuir para a superação de desafios da produção agroecológica e a venda direta por jovens agricultores.
Abstract: The pedagogical fair of the Santa Cruz do Sul agricultural afamily school (SCASF) is a pedagogical instrument that helps in the formation of young students, sons and daughters of farmers in the Vale do Rio Pardo Region, RS. Agroecology in the region is a point of resistance and hope in the midst of specialized conventional agriculture, with a high use of pesticides, which makes the production of agroecological foods and marketing a major challenge. In this context, the general objective of this work was to carry out the analysis of the commercialization of the SCASF Pedagogical Fair and to develop the Didactic Book for Agroecological Production Planning and Vegetable Commercialization. The data collection procedures were bibliographic and documentary research; participant observation and data survey obtained from the systematization of the Pedagogical Fair marketing forms filled in by the students, from August to November 2019. Gross sales and the quantity sold by group of products and the sales balance were estimated. The EFASC Pedagogical Fair had gross sales of R$ 14,291.50, referring to the sale of a total of 48 items, with the participation of around 40 students. The food supply was diversified, relating to the food culture of the region, including the recovery of traditional recipes in the preparation of baked goods and processed foods. Vegetables represented the most sold food group, with the largest share of gross sales (36%), followed by animal products (19%), processed (18%), baked goods and biscuits (12%), annual crops (9%) and fruits (6%). In the Didactic Book, the analysis of marketing at the Pedagogical Fair was related to the planning of agroecological production of vegetables, including content on the organization and scheduling of production. It is concluded that the marketing analysis is a methodology capable of measuring results in the EFASC Pedagogical Fair as a teaching and learning instrument, providing opportunities for income generation with a stimulus to diversified production. The Didactic Book let for Planning Agroecological Production and Marketing of Vegetables is a pedagogical tool that has the potential to contribute to overcoming the challenges of agroecological production and direct sales by young farmers.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10371
Aparece en las colecciones:Mestrado em Agricultura Orgânica

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