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Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica-RJ
Otros títulos: Perception of teachers and students facing organic agriculture in School State Municipalized Professor Creuza Paula Bastos in Seropédica-RJ
Autor: Santos, Luiza Aparecida dos Santos
Orientador(a): Aquino, Adriana Maria de
Primeiro coorientador: Garofolo, Ana Cristina Siewert
Primeiro membro da banca: Aquino, Adriana Maria de
Segundo membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira de
Terceiro membro da banca: Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
Palabras clave: hortas orgânicas;agroecologia;educação ambiental;organic gardens;Agroecology;environmental education
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Fecha de publicación: 19-dic-2014
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica
Citación: SANTOS, Luiza Aparecida dos Santos. Percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica-RJ. 2014. 56 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2014.
Resumen: A implantação e desenvolvimento da horta, especialmente sob manejo orgânico, permite à escola trabalhar questões ambientais. Ainda é possível ampliar a percepção dos alunos, quanto a importância de uma alimentação diversificada, baseada nas hortaliças como fonte de minerais. Do ponto de vista escolar, a horta possibilita trabalhar a interdisciplinaridade e a oportunidade de utilizar conteúdos práticos através de atividades lúdicas, favorecendo o aprendizado. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica, RJ (SMECE) dispõe do projeto Semeando Educação, que tem o objetivo de desenvolver o conceito de educação ambiental e alimentar no município e assim auxiliar a formação dos alunos e da comunidade escolar mediante as atividades realizadas na horta, utilizando o manejo orgânico do solo. Esse manejo consiste em um conjunto de processos que considera a fertilidade como um todo, sendo a matéria orgânica um dos pilares e o controle de pragas e doenças realizado através do equilíbrio ambiental e por agentes alternativos aos agrotóxicos, outro pilar. Observa-se, contudo que os professores, especialmente da educação infantil, não se envolvem com os projetos da horta e tão pouco a utilizam em seus planejamentos de aula, refletindo uma distância entre os objetivos da escola e a realidade vista pelos professores. Considerando, que as mudanças de comportamento ocorrem a partir das crianças, principalmente nesse caso em que são, em grande maioria, filhos de agricultores familiares que produzem sob manejo convencional, estas poderiam de alguma forma estar levando a discussão sobre produção orgânica para seus lares. O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de professores e alunos frente a agricultura orgânica na Escola Estadual Municipalizada Professora Creuza de Paula Bastos em Seropédica no Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada em 2013 e 2014 com nove professores e dezenove alunos do 4º e 5º anos, com idades entre nove e treze anos, com a Diretora da escola e a secretária da SMECE. Utilizou-se de questionários antes e após a implantação da horta na escola, buscando o entendimento do conhecimento a respeito da agricultura orgânica e do projeto Semeando Educação. A partir do que foi possível constatar a necessidade da elaboração de material didático para apoiar os professores e de visitas tanto desses, quanto dos alunos à unidade de produção orgânica, para despertarem para as tecnologias disponíveis e adaptáveis à horta escolar e inserção do tema no plano anual. Além disso, as professoras concluíram que é possível trabalhar questões voltadas à educação ambiental e alimentação saudável de maneira contextualizada, agradável e lúdica, o que gera maior avanço dos conteúdos pedagógicos, introdução de novos valores, hábitos e comportamentos em relação as questões socioambientais desenvolvidas pelos alunos em seu cotidiano. Após a capacitação, as professoras, passaram a planejar suas aulas acrescentando a horta como parte prática de seu plano de aula. Finalmente, conclui-se que a falta de interesse do professor frente ao projeto horta escolar, se objetivava, por ele não ter conhecimento dos temas utilizados no projeto, sendo assim também não poderiam relacioná-los ao seu planejamento escolar.
Abstract: The deployment and development of the garden, specially under organic management, allows to school environmental issues. It is still possible to expand de perception of students, as the importance of a diversified based on vegetables as a source of minerals. School’s point of view, the garden enables working interdisciplinarity and a opportunity to use practical content through playful activities, encouraging the learning. The Municipal Department of Education, Culture and Sport of Seropédica RJ, has the project seeding education, that has the objective to develop the concept of environmental education and food education in the city and thus assist the training of students and the school community through the activities carried out in the garden, using organic soil management. This management consists in a set of processes that consider fertility as a whole, and the organic matter one of the pillars and the control of pests and diseases carried out by the environmental balance and by agents alternative to pesticides, another pillar. It is observed, however, that teachers, especially of early childhood education, don't get involved with the projects of garden and as little use in their planning of class, reflecting a distance between the purpose of the school and the reality seen by teachers. Considering, that the changes in behavior occur mainly from children, especially in this case, to a large majority, sons of family farms who produce under conventional management, these could in some way be leading the discussion on organic production for inside the house. The purpose of the present study was to investigate the perceptions of teachers and students in relation to organic agriculture in State School Teacher municipalized Creuza Paula Bastos in Seropédica in the State of Rio de Janeiro. The survey was conducted in 2013 and 2014 with 9 teachers and 19 students from 4th and 5th years, with ages between 9 and 13 years and with the director of the school and the under secretary of SMECE. We used questionnaires before and after the implantation of garden in school, seeking the understanding of knowledge about organic agriculture and the Seeding project Sowing Education. From that was possible note the need of development of teaching materials to support teachers and visits both of these, and students to the unit for organic production, to look out to the technologies available and adaptable to the school vegetable garden and insertion of the theme in the annual plan. In addition, the teachers have concluded that it is possible to work issues related on environmental education and healthy eating in contextualized way, pleasant and playful, which generates greater advancement of educational contents, introduction of new values, attitudes and behaviors regarding environmental issues developed by the students in their daily lives. After the training, the teachers began to plan their classes by adding the garden as part of his lesson plan. Finally, it is concluded that the lack of interest of teachers facing the school garden project, if aimed, for he did not have knowledge of the themes used in the project, thus also could not relate them to your school planning.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/10439
Aparece en las colecciones:Mestrado em Agricultura Orgânica

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