Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11413
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Cinema de horror e sociedade: found footage e medos modernos |
Autor: | Barros, Maria José Genuino |
Orientador(a): | Carvalho, Eliska Altmann de |
Primeiro membro da banca: | Carvalho, Eliska Altmann de |
Segundo membro da banca: | Sant’Anna, Sabrina Parracho |
Terceiro membro da banca: | Barreto, Debora Breder |
Palabras clave: | Cinema de horror;Sociologia;Found footage;Horror film;Sociology |
Área(s) do CNPq: | Sociologia Artes |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 29-jun-2015 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citación: | BARROS, Maria José Genuino. Cinema de horror e sociedade: found footage e medos modernos. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. |
Resumen: | Análise sociológica sobre a representação dos medos e ansiedades de uma determinada sociedade em um dado período de tempo no cinema de horror através do estudo do seu mais recente subgênero, o found footage, e sua relação com as novas mídias e tecnologias. A partir do estudo do horror enquanto um gênero cinematográfico, busca-se definir o found footage enquanto um subgênero, através do mapeamento de suas obras e levantamento de suas principais características, observando sua relação com as novas mídias e tecnologias. O gênero cinematográfico de horror é compreendido como uma forma de arte capaz de representar as ansiedades do período e local no qual foi produzido. Desta forma, o impacto das novas mídias e tecnologias nas subjetividades contemporâneas alteram sua forma de ser e estar no mundo, o que muda o objeto dos seus medos e ansiedades. O found footage representa, portanto, os novos medos gerados pelas novas formas de inserção das subjetividades na sociedade contemporânea. |
Abstract: | Sociological analysis of the representation of the fears and anxieties of a given society in a given period of time in the horror movie by studying his latest subgenre, the found footage and its relation to new media and technologies. From the study of horror while a film genre, we seek to set the found footage as a subgenre, by mapping their works and lifting its key features, noting its relation to new media and technologies. The film genre of horror is understood as an art form capable of representing the anxieties of the time and place in which it was produced. Thus, the impact of new media and technologies in contemporary subjectivities change their way of being in the world, which changes the object of their fears and anxieties. The found footage represents therefore new fears generated by new forms of insertion of subjectivity in contemporary society. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11413 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015 - Maria José Genuino Barros.pdf | Documento principal | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.