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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entendendo o Homem Negro nos Racionais MCs: uma etnografia lírica
Autor: Gomes, Vitor Morais
Orientador(a): Pereira, Luena Nascimento Nunes
Primeiro membro da banca: Pereira, Luena Nascimento Nunes
Segundo membro da banca: Miagusko, Edson
Terceiro membro da banca: Souza, Rolf Malungo de
Palabras clave: masculinidade;subalternidade;homem negro;hip-hop;Racionais MCs;masculinity;subalternity;black man
Área(s) do CNPq: Ciências Política
Idioma: por
Fecha de publicación: 20-sep-2019
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citación: GOMES, Vitor Morais. Entendendo o Homem Negro nos Racionais MCs: uma etnografia lírica. 2019. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Resumen: Meu objetivo nessa dissertação é entender quem é o homem negro construído pelos Racionais, qual sua relação com a sua quebrada e com seus pares, de que forma constrói laços de alteridade e solidariedade e como tudo isso influencia na hierarquização das masculinidades dentro da território idílico que o grupo constrói. Para isso, alem das letras de algumas músicas selecionadas, a performatividade é um aspecto importantíssimo. Como dois dos seus membros, Mano Brown e KL Jay, performam o papel do homem negro na vida real e como isso se traduz lírica e musicalmente em representações? Todo o discurso produzido pelo grupo mostra de forma inequívoca alguns aspectos relativos a quem enuncia; dois desses aspectos – ser homem e ser negro – dão substância a um sujeito que se localiza em um lugar específico – a periferia – tanto física quanto simbólica. Procuro resgatar aqui a relação do hip-hop com a contracultura, seu papel enquanto mecanismo de resistência e de que forma os descendentes dos negros escravizados, portadores da dupla consciência, utilizam o rap para reclamar as promessas não cumpridas pela Modernidade – liberdade, igualdade e fraternidade. Além disso, busquei entender de que forma as expectativas de ser homem e as barreiras por ser negro influenciam esse sujeito e suas representações.
Abstract: My objective in this dissertation is to understand who is the black man built by the Racionais, what is his relationship with his ghetto and his peers, how he builds ties of otherness and solidarity and how all this influences the hierarchy of masculinities within the idyllic territory that the group builds. For this, besides the lyrics of some selected songs, performance is a very important aspect. Like two of its members, Mano Brown and KL Jay, they play the role of the black man in real life and how it translates lyrically and musically into representations. All the discourse produced by the group shows unequivocally some aspects related to the speaker; two of these aspects – being male and being black – give substance to a subject located in a specific place – the periphery – both physical and symbolic. I seek here to recall hip-hop's relationship with counterculture, its role as a mechanism of resistance, and how the descendants of enslaved blacks with double consciousness use rap to claim the promises unfulfilled by Modernity, freedom, equality and fraternity. In addition, I sought to understand how the expectations of being a man and the barriers to being black influence this subject and his representations.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11434
Aparece en las colecciones:Mestrado em Ciências Sociais

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