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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Amassado, apertado e pincelado com as cores da primavera": identidades em (re)construção em uma oficina de produção artesanal nos centros de atenção psicossocial
Autor(es): Campos, Giselli Avíncula
Orientador(a): Reinheimer, Patricia
Primeiro membro da banca: Reinheimer, Patricia
Segundo membro da banca: Machado, Carly Barboza
Terceiro membro da banca: Leal, Erotildes Maria
Palavras-chave: Reforma psiquiátrica;Saúde mental;Arte;Artesanato;Identidade;Reform psychiatry;Mental health;Art;Craft;Identity
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 14-Ago-2014
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto Três Rios
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Citação: CAMPOS, Giselli Avíncula. "Amassado, apertado e pincelado com as cores da primavera": identidades em (re)construção em uma oficina de produção artesanal nos centros de atenção psicossocial. 2014.121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Sociais e Humanas / Instituto Multidisciplinar / Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2014.
Resumo: A presente pesquisa foi realizada nas oficinas do "Projeto éfeito de papel" (EP). Trata-se de um projeto de arte e geração de renda desenvolvido pelo Instituto Franco Basaglia e voltado para usuários e familiares vinculados aos Centros de Atenção Psicossocial da cidade do Rio de Janeiro (CAPS). A observação me permitiu identificar o processo de construção (e/ou a reconstrução) de identidade a partir da produção de peças artesanais em papel machê nestas oficinas. O projeto EP, idealizado a partir das demandas do movimento de luta antimanicomial, promove um diálogo com os princípios norteadores da dimensão sociocultural da Reforma Psiquiátrica Brasileira, a partir da ideia de transformação do imaginário social relacionado à "loucura" e da experiência do sujeito em "sofrimento psíquico", principalmente através do incentivo de expressões artísticas e culturais. Situando questões relativas aos conceitos de "distinção", de Pierre Bourdieu, e de "singularidade", que Nathalie Heinich desenvolve a partir de Simmel, percebeu-se que o "fazer artístico/artesanal" dos participantes do EP viabilizou mudanças sobre as representações sociais acerca dos usuários da rede CAPS, (re)configurando identidades. Essas questões nos permitem refletir sobre o conjunto de ideias e princípios, que o movimento da Reforma Psiquiátrica brasileira têm como orientação para suas ações e os sentidos atribuídos à arte na saúde mental.
Abstract: This research was carried out in the workshops of "paper design effect" (EP). This is an art project and income generation developed by the Swiss Institute Basaglia and facing users and families linked to Psychosocial Care Centers in the city of Rio de Janeiro (CAPS). The observation allowed me to identify the construction process (and / or reconstruction) identity from the production of handicrafts in paper mache these workshops. The EP project, conceived by the demands of anti-asylum movement struggle, promotes a dialogue with the guiding principles of sociocultural dimension of the Brazilian Psychiatric Reform, from the idea of transformation of the social imaginary related to "madness" and the experience of the subject in "psychological distress", mainly by encouraging artistic and cultural expressions. Standing issues related to the concepts of "distinction", Pierre Bourdieu, and "uniqueness" that Nathalie Heinich develops from Simmel, it was realized that "making art / craft" of participants EP feasible changes on the social representations users about the CAPS network (re) configuring identities. These questions allow us to reflect on the set of ideas and principles, that the movement of the Brazilian Psychiatric Reform have as guidance for their actions and the meanings attributed to art in mental health.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11458
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

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