Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11460
Tipo do documento: Dissertação
Título: A experiência estética literária no ensino fundamental pela prática do sarau poético
Título(s) alternativo(s): The literary aesthetic experience in elementary school through the practice of the poetic sarau
Autor(es): Vilanova, Maísa Sales
Orientador(a): Pasche, Marcos Estevão Gomes
Primeiro membro da banca: Navarro, Roberto José Bozzetti
Segundo membro da banca: Dias, Ana Crélia Penha
Palavras-chave: Literatura;Sarau poético;Ensino fundamental;Leitura oral;Experiência estética;Literature;Poetic Sarau;Elementary education;Oral reading;Aesthetic experience
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 23-Fev-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: VILANOVA, Maísa Sales. A experiência estética literária no Ensino Fundamental pela prática do sarau poético. 2018. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Resumo: Este trabalho surgiu da vontade de aproveitar a rica presença dos saraus poéticos que ocorrem na cidade do Rio de Janeiro, e que atraem tantas pessoas, na prática em sala de aula, apresentada pedagogicamente, de forma que se possa conceber a facilitação da experiência estética literária ao aluno do Ensino Fundamental, colocando a execução do sarau poético em sala de aula como metodologia possivelmente eficaz para que tal experiência se realize de forma adaptada à realidade escolar. Para que se realizasse a pesquisa foi preciso buscar a inspiração em saraus populares, e para sua justificativa, o estudo de teóricos como Candido, que por si só, já fornece uma ampla visão sobre a importância de se estudar literatura, por sua função humanizadora. Também importantes os teóricos Todorov, que alerta sobre possíveis equívocos no foco em que se ensina Literatura, Deway, com seus estudos sobre a experiência estética, entre outros que contribuem enormemente para a compreensão da importância de se facilitar a experiência estética através da escola.
Abstract: This work arises from the desire to take advantage of the rich presence of the poetry gatherings (saraus) that occur in the city of Rio de Janeiro, which attract so many people, as a creative tool in the classroom. It is presented in a pedagogically appropriate manner, so to conceive the facilitation of the literary practice to the Elementary School student. It formulates the execution of the saraus in the classroom as a possibly effective methodology for the poetic study adapted to the school reality. In order to carry out the research it was necessary to seek inspiration in popular saraus. And the study of theorists as Candido, which provides a broad view on the importance of studying literature, for its humanizing function was the basis for this piece of study justification. Also important are the theorists Todorov, who warns of possible misunderstandings in the focus of Literature, Deway, with his studies on aesthetics experience, among others that greatly contribute to the understanding of the importance of facilitating aesthetic experience at school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11460
Aparece nas coleções:Mestrado em Ciências Sociais

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018 - Maísa Sales Vilanova.pdf2018 - Maísa Sales Vilanova2.72 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.