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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11462
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Empresa, transporte e poder: um estudo sobre o papel do Estado na formação das empresas de ônibus no município do RJ e o processo de encampação no governo Leonel Brizola |
Título(s) alternativo(s): | Company, transport and power: a study on the role of the State in the formation of bus companies in the municipality of RJ and the process of expropriation in the government Leonel Brizola |
Autor(es): | Mattos Filho, Jorge Luiz de |
Orientador(a): | Carvalho, Nelson Rojas de |
Primeiro membro da banca: | Jorge, Vladimyr Lombardo |
Segundo membro da banca: | Neves, Fabricio Jesus Teixeira |
Palavras-chave: | estado;empresas;política;transporte público;State;business;politics;public transpor |
Área(s) do CNPq: | Ciências Sociais |
Idioma: | por |
Data do documento: | 20-Set-2018 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | MATTOS FILHO, Jorge Luiz de. Empresa, transporte e poder: um estudo sobre o papel do Estado na formação das empresas de ônibus no município do RJ e o processo de encampação no governo Leonel Brizola. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2018. |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar, de um lado, a formação e a organização das empresas privadas de ônibus no estado do Rio de Janeiro. Destacamos o papel central desempenhado pelo Estado no direcionamento do sistema de transporte do Rio Janeiro para a modalidade rodoviária, cujas empresas de ônibus passariam a ser hegemônicas. Analisamos, de outro lado, um segundo capítulo da história do transporte público no estado: a encampação de 16 empresas ocorrida na década de 1980, durante o governo de Leonel Brizola. Chamamos a atenção, assim, para o protagonismo estatal tanto na gênese como no momento das encampações das empresas. Partimos, portanto, na análise entre as empresas de ônibus e o Estado, de uma perspectiva centrada nesse último, destacando seu protagonismo na formulação das políticas públicas. |
Abstract: | The purpose of this dissertation is to analyze, on the one hand, the formation and organization of private bus companies in the State of Rio de Janeiro. We emphasize the central role played by the state in directing the transportation system from Rio Janeiro to the road modality, where bus companies would become hegemonic. On the other hand, we analyze a second chapter of the history of public transportation in the state: the 16-company encampment that took place in the 1980s during Leonel Brizola's administration. We call attention, therefore, to the state protagonist both in the genesis and at the moment of the companies' statization. We started, therefore, in the analysis between the bus companies and the State, from a perspective centered on the state, highlighting the state protagonism in the formulation of public policies. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/11462 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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